E possivel um esquizofrenico, depois do primeiro surto, passar mais de 10 anos (por exemplo) sem tomar
7
respostas
E possivel um esquizofrenico, depois do primeiro surto, passar mais de 10 anos (por exemplo) sem tomar medicamentos e nao ter nenhum outro surto ou sintoma relacionado a esquizofrenia?
Que é possível é, mas raramente a esquizofrenia terá uma evolução tão benigna. Na maioria dos casos o acometido entra em surto após abandonar o tratamento.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Os sintomas da esquizofrenia podem ser divididos em sintomas produtivos (delírios, alucinações...) e negativos (embotamento afetivo, falta de iniciativa, dificuldades no autocuidado...). Normalmente aquilo que chamamos de "surto" é um período de piora dos sintomas produtivos. Enquanto os sintomas negativos tendem a ser mais crônicos e estáveis, sem alteração entre as crises. É possível que um paciente esquizofrênico fique sem sintomas produtivos por longos períodos mesmo sem tratamento, mas não é o mais comum. Na maioria dos casos é mais seguro manter o medicamento mesmo fora das crises, porque o tratamento aumenta a chance de o paciente não ter novas crises.
Um primeiro surto psicótico acontece em fases diferentes da vida. Na entrada da adolescência, aos 11 anos de idade é comum em meninos e pode se tratar de esquizofrenia hebefrênica. Posteriormente, na adolescência, pode fazer parte de uso abusivo de substâncias psicoativas. Na senilidade costuma estar ligado a um quadro orgânico ou a um desequilíbrio nos medicamentos em uso quando o idoso faz uso de vários fármacos.
A esquizofrenia consiste em um quadro clínico florido de sintomas, desde alucinações a delírios de natureza diversa.Sabe-se que a cada surto o paciente sofre perdas cognitivas que agravam o quadro. É possível que a apresentação polimorfa do quadro de esquizofrenia seja uma resposta para a não percepção de sintomas por dez anos do paciente em questão.
A esquizofrenia consiste em um quadro clínico florido de sintomas, desde alucinações a delírios de natureza diversa.Sabe-se que a cada surto o paciente sofre perdas cognitivas que agravam o quadro. É possível que a apresentação polimorfa do quadro de esquizofrenia seja uma resposta para a não percepção de sintomas por dez anos do paciente em questão.
Prezado Paciente,
Desconfio que o diagnóstico realmente seja de Esquizofrenia, uma vez que essa patologia inexoravelmente evolui para uma deterioração global das funções psíquicas.
Atenciosamente,
Dra. Andrea Della Fávera.
Desconfio que o diagnóstico realmente seja de Esquizofrenia, uma vez que essa patologia inexoravelmente evolui para uma deterioração global das funções psíquicas.
Atenciosamente,
Dra. Andrea Della Fávera.
Realmente, parece pouco provável que um paciente com esquizofrenia permaneça 10 anos sem utilizar medicações e se mantenha sem nenhum sintoma. Acredito que seja importante revisar esse diagnóstico, já que há transtornos com duração mais curta (como os transtornos psicótico breve e esquizofreniforme), além de outros quadros transitórios que podem se assemelhar a esquizofrenia.
Raramente pode ocorrer. Nesse caso, deve-se ter em mente outros diagnósticos diferenciais, que vão depender da idade de início (do primeiro surto). Em muitas ocasiões, um primeiro episódio de mania (Transtorno bipolar) pode se parecer com um surto psicótico (semelhante ao da esquizofrenia) e o paciente após tratamento ter uma remissão completa, ficando funcional por anos, como no caso. é importante, no entanto, continuar um acompanhamento psiquiátrico.
É possível, mas não é provável. Há outros diagnósticos possíveis, que devem ser reavaliados.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Oi tudo bem? Meu pai tem esquizofrenia. Quais são as chances de eu herdar isso dele? O uso de bebidas alcoólicas em quantidades moderadas despertam sintomas em mim?
- Boa noite Meu marido depois de muito tempo sem tratamento foi diagnosticado com Esquizofrenia. O médico me falou da progressão da doença e isso me assustou muito. Um esquizofrênico pode com o tratamento adequado ter uma vida normal? Ou nunca será possível?
- É possível que uma pessoa saudável tenha um surto devido a fatores ambientais, como traumas e meio estressante?
- Meu pai tem esquizofrenia e meu irmão também. Eu (mulher, 32 anos) não tenho. Se eu engravidar, é grande a chance de os meua filhos terem?
- A esquizofenia tipo 2 quantos anos pode durar? Foi detetada aos 18 anos
- Olá tenho sofrido com embotamento afetivo. E tá me fazendo muito muito mal mesmo. E queria saber se a medicação antipsicóticos como risperidona e biperideno é a causadora?
- Olá. Fui aposentado por invalidez por esquizofrenia paranoide. F20.0. Mas, consigo dirigir de forma racional e inteligente. Ou seja, os problemas não afetaram a minha coordenação para dirigir e consigo discernir as normas de trânsito. A pergunta é: Tenho possibilidades de renovar minha CNH? Ou…
- É normal esquizofrenia sentir sintomas da síndrome do pânico diariamente ? Junto vômitos e diarreia ?
- Meu namorado foi diagnosticado com esquizofrenia começou o tratamento com a medicação apenas e não se interessa em ter um acompanhamento médico, ultimamente anda muito desmotivado, parado na vida, interrompeu a faculdade de nutrição e tá desempregado e vive em casa fazendo vários nada..queria saber o…
- Fui diagnosticado com início de um quadro de esquizofrenia, tenho muitas alucinações auditivas, já estou em tratamento, nunca fui internado e nunca tive um surto psicótico que precisasse de ajuda médica, gostaria de saber se eu conseguisse me manter assim ao longo da vida, sem nunca ter um surto que…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.