E possivel um esquizofrenico, depois do primeiro surto, passar mais de 10 anos (por exemplo) sem tomar

7 respostas
E possivel um esquizofrenico, depois do primeiro surto, passar mais de 10 anos (por exemplo) sem tomar medicamentos e nao ter nenhum outro surto ou sintoma relacionado a esquizofrenia?
Que é possível é, mas raramente a esquizofrenia terá uma evolução tão benigna. Na maioria dos casos o acometido entra em surto após abandonar o tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os sintomas da esquizofrenia podem ser divididos em sintomas produtivos (delírios, alucinações...) e negativos (embotamento afetivo, falta de iniciativa, dificuldades no autocuidado...). Normalmente aquilo que chamamos de "surto" é um período de piora dos sintomas produtivos. Enquanto os sintomas negativos tendem a ser mais crônicos e estáveis, sem alteração entre as crises. É possível que um paciente esquizofrênico fique sem sintomas produtivos por longos períodos mesmo sem tratamento, mas não é o mais comum. Na maioria dos casos é mais seguro manter o medicamento mesmo fora das crises, porque o tratamento aumenta a chance de o paciente não ter novas crises.
Um primeiro surto psicótico acontece em fases diferentes da vida. Na entrada da adolescência, aos 11 anos de idade é comum em meninos e pode se tratar de esquizofrenia hebefrênica. Posteriormente, na adolescência, pode fazer parte de uso abusivo de substâncias psicoativas. Na senilidade costuma estar ligado a um quadro orgânico ou a um desequilíbrio nos medicamentos em uso quando o idoso faz uso de vários fármacos.
A esquizofrenia consiste em um quadro clínico florido de sintomas, desde alucinações a delírios de natureza diversa.Sabe-se que a cada surto o paciente sofre perdas cognitivas que agravam o quadro. É possível que a apresentação polimorfa do quadro de esquizofrenia seja uma resposta para a não percepção de sintomas por dez anos do paciente em questão.
Prezado Paciente,

Desconfio que o diagnóstico realmente seja de Esquizofrenia, uma vez que essa patologia inexoravelmente evolui para uma deterioração global das funções psíquicas.

Atenciosamente,

Dra. Andrea Della Fávera.
Realmente, parece pouco provável que um paciente com esquizofrenia permaneça 10 anos sem utilizar medicações e se mantenha sem nenhum sintoma. Acredito que seja importante revisar esse diagnóstico, já que há transtornos com duração mais curta (como os transtornos psicótico breve e esquizofreniforme), além de outros quadros transitórios que podem se assemelhar a esquizofrenia.
Raramente pode ocorrer. Nesse caso, deve-se ter em mente outros diagnósticos diferenciais, que vão depender da idade de início (do primeiro surto). Em muitas ocasiões, um primeiro episódio de mania (Transtorno bipolar) pode se parecer com um surto psicótico (semelhante ao da esquizofrenia) e o paciente após tratamento ter uma remissão completa, ficando funcional por anos, como no caso. é importante, no entanto, continuar um acompanhamento psiquiátrico.
É possível, mas não é provável. Há outros diagnósticos possíveis, que devem ser reavaliados.

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.