É possível um dente com a polpa totalmente calcificada e sem lesão apical, vir futuramente a ter lesão

4 respostas
É possível um dente com a polpa totalmente calcificada e sem lesão apical, vir futuramente a ter lesão apical?
Olá. Sim, um dente com o canal calcificado pode sim desenvolver lesão, pois por mais que o canal esteja calcificado impossibilitando o tratamento, ainda existe canal do dente (muito mais delgado que o normal) suficiente para infecção por bactérias. Esses canais calcificados só podem ser tratados com microscópio, e alguns são impossíveis de tratar. Quando impossível de tratar e aparece a lesão, a opção é fazer a cirurgia parendodontica (quando possível).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É possível, caso o motivo da calcificação seja por baterias (cárie) ou trauma oclusal (contato prematuro, resina alta, etc). Pois há a possibilidade das bactérias (agente agressivo) migrar para o ápice do dente (a longo prazo). E no caso do trauma oclusal seria pela agressão ao ligamento periodontal (funciona como um amortecedor, fica ao redor do dente, ele é o atestado de saúde do elemento, junto com a lâmina dura). Para saber se é infecção bacteriana ou trauma oclusal é necessário checar a oclusão do elemento em questão. Espero ter ajudado, forte abraço
Sim é possível. Isso acontece, pois mesmo sem haver uma infecção por bactérias, o tecido pulpar calcificado pode passar a ser considerado um corpo estranho para nosso organismo (tecido non-self). Dessa forma será sensibilizado nossas defesas (sistema imunológico) e a consequência disso é a formação de uma Lesão periapical crônica.
É possível o aparecimento de lesão (infecção) no ápice ou ponta da raiz tanto para uma polpa calcificada, como também para uma polpa normal. É comum nos depararmos com infecções apicais sem que haja um histórico que justifique o problema.
São imprescindíveis um bom exame clínico e anamenese para que possamos estabelecer um correto plano de tratamento, uma vez que a causa pode não ser apenas uma. Bruxismo, traumas e síndromes são alguns exemplos que podem causar uma infecção periapical.

Especialistas

Flávia Trevizan

Flávia Trevizan

Dentista

São Paulo

Marisa Macedo

Marisa Macedo

Dentista

São Paulo

Carolina Moreno

Carolina Moreno

Dentista

São Paulo

Caroline Osório

Caroline Osório

Dentista

São Paulo

Amanda Fernandes

Amanda Fernandes

Dentista

São Paulo

Júlia dos Reis Alves

Júlia dos Reis Alves

Dentista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 101 perguntas sobre Calcificação da Polpa Dentária
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.