É possível um adolescente ou adulto jovem desenvolver um desvio latente por causa do uso excessivo d

2 respostas
É possível um adolescente ou adulto jovem desenvolver um desvio latente por causa do uso excessivo do celular?
Olá, sim é possível, o excesso de acomodação pode causar estrabismo/desvio convergente. Isto é mais provável naqueles que sofrem de excesso de acomodação (gera estrabismo convergente), insuficiência de acomodação (gera estrabismo divergente), ou naqueles com hipermetropia.

Att,
Dr. Lucca Ortolan Hansen
Médico Oftalmologista.

O uso excessivo do celular por si só não é uma causa direta conhecida de desvio ocular latente em adolescentes ou adultos jovens. Um desvio ocular latente, também conhecido como estrabismo latente, geralmente é causado por uma descoordenação dos músculos oculares que controlam o movimento dos olhos.

No entanto, o uso prolongado de dispositivos eletrônicos como celulares, tablets e computadores pode contribuir indiretamente para o desenvolvimento de sintomas oculares como fadiga ocular, visão borrada, desconforto e olhos secos. Esses sintomas podem ocorrer devido ao esforço extra dos músculos oculares para manter o foco em telas digitais por longos períodos de tempo.

É importante ressaltar que o desvio ocular latente geralmente tem origens multifatoriais e pode estar relacionado a fatores genéticos, problemas de visão não corrigidos (como miopia, hipermetropia ou astigmatismo) e condições neurológicas. Se alguém suspeitar de um desvio ocular latente ou estiver enfrentando sintomas oculares incomuns, é fundamental consultar um oftalmologista para uma avaliação completa.

O oftalmologista poderá realizar testes de visão, exames oculares e avaliar a saúde geral dos olhos para determinar a causa dos sintomas e recomendar o tratamento apropriado, que pode incluir correção óptica, terapia visual, exercícios oculares ou, em casos mais graves, intervenção cirúrgica. Além disso, o oftalmologista pode oferecer orientações sobre o uso saudável de dispositivos eletrônicos e medidas para reduzir a fadiga ocular relacionada ao uso excessivo desses dispositivos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!