É possivel tratar transtorno obsessivo compulsivo (TOC) com um ortomolecular/nutrólogo/homeopatia?

5 respostas
É possivel tratar transtorno obsessivo compulsivo (TOC) com um ortomolecular/nutrólogo/homeopatia?
Bom dia, não existe evidências neste sentido (não existe nenhum dado científico que sugira que tratamento com nutrólogo/homeopatia/ortomolecular traga algum benefício no tratamento do TOC. Por outro lado, parece que técnicas meditativas específicas quando associadas aos tratamentos já consagrados para o TOC (terapia cognitivo-comportamental e/ou antidepressivos serotoninérgicos), possam ser eficazes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde. Desconheço qualquer comprovação ou evidência de eficácia no tratamento de TOC com os tratamentos citados. O TOC é um transtorno de ansiedade que pode se tornar grave e causar depressão associada. Os tratamentos comprovadamente eficazes para o TOC são os inibidores da recaptação de serotonina associados a terapia cognitiva comportamental e técnicas meditadivas como o mindfulness, também associadas a medicação. Procure um psiquiatra e/ou especialista no transtorno para realizar um tratamento efetivo e resolutivo. Abs.
Boa noite. Portadores do TOC (transtorno obsessivo compulsivo), sofrem de muitos medos. Em função desses medos, evitam situações que possam provocá-los, muitas vezes, limitando-o. As obsessões são pensamentos repetitivos ou imagens mentais causando ansiedade. As compulsões são comportamentos repetitivos, ou seja, a pessoa sente o desejo de fazer em resposta a um pensamento obsessivo. A pessoa com TOC não consegue controlar seus pensamentos ou comportamentos, gerando muita ansiedade.
O tratamento mais adequado para reduzir os sintomas do TOC conta com a colaboração de um psicólogo, também eficaz na abordagem sistêmica (Psicoterapia Sistêmica), concomitante ao tratamento medicamentoso orientado por um médico psiquiatra de sua confiança.
REALMENTE ALME DE HAVER MUITO POUCA EVIDENCIA CIENTIFICA QUE CORROBORE TAIS FORMAS DE TRATAMENTO, TAIS ESPECIALISTAS NAO SAO ESPECIALISTAS EM TRANSTORNOS PSIQUIATRICOS. O TOC EH DOENCA GRAVE E DEBILITANTE DEVE SER TRATADO POR ALGUEM ALTAMENTE QUALIFICADO,
Não existem comprovações científicas que corroboram eficácia para tratamento do TOC.
Uma boa possibilidade e com mais eficácia comprovada é TCC e Terapia medicamentosa.
Mas pra isso precisa de uma boa avaliação do caso com um especialista.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de psiquiatria - R$ 350
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.