É possível tratar a depressão sem remédios tarja preta? Calmantes naturais e atividades físicas

9 respostas
É possível tratar a depressão sem remédios tarja preta?
Calmantes naturais e atividades físicas poderiam ser uma alternativa a eles?
O tratamento psicoterápico constitui um importante aliado no tratamento da depressão, quer tome medicamento ou não.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dificil aderir a um tratamento tão estigmatizado como as doenças mentais. São fantasias e culturas que não auxiliam nesse momento tão singular de cada paciente.

Em outras Doenças não temos tantos questionamentos em segui los. Talvez pelo fato da sociedade marginalizar as doenças "psis".

Mas se puder comentar algo o que vale mais nessa discussão é o sofrimento, trata lo com medicação, psicoteria, apoio socio afetivo seria um bom Camin ho!!!!

Vale a penar ponderaf e buscar viver com qualidade de vida, que não é sinônimo dr ausencia da doença estamos falando em prazeres e realizações na vida!


Boa sorte
Embora depressão não se cure medicalizando, as vezes é absolutamente necessário por um espaço de tempo. A estabilização do quadro da suporte para o paciente conseguir lidar com suas questões. É possível sim o tratamento sem o uso de remédios porque cada pessoa é unica e não existe uma regra geral nem para o surgimento do quadro depressivo e nem para sua cura. Existem fatores que auxiliam, como exercício físico, boa alimentação, ambiente favorável e sem duvidas o acompanhamento psicoterapêutico.
A depressão tem diversas causas: endógenas e exógenas, ou seja, depressão causada por problema bioquímico e depressão causada por problema situacional. Nestes casos, é importante uma avaliação psiquiátrica ou de psicologo cognitivo comportamental que tem os instrumentos necessários para avaliar e dá o direcionamento necessário ao caso.

Att,
Norma Góes.
A depressão, de modo geral, é caracterizada pela falta de motivação para com a própria vida e tudo que a rodeia. Precisamos considerar o que a pessoa compreende por depressão e o que ela quer dizer sobre estar neste estado. Compreender também o sofrimento. O que lhe angustia e o que lhe causa dor. A denominação "depressiva" não denuncia toda a complexidade da existência humana. A depressão é vivenciada de maneiras diferentes de pessoa para pessoa. Não é possível dizer que atividades físicas e calmantes dissolverá o estado depressivo e aumentará a qualidade de vida. Considerando que a auto-medicação não é indicada, mesmo se tratando de medicamentos naturais. Não há um tratamento generalista da dor psicológica. Sugiro que procure um terapeuta e fale dessa dor.
Prezado paciente,

Os medicamentos destinados ao tratamento da depressão não são do tipo "tarja-preta" e sim "tarja vermelha". Ou seja: necessitam de receita médica.

Importante lembrar que antidepressivos não são passíveis de causar dependência química - ao contrário dos mencionados "tarja-preta", que eventualmente podem entrar como coadjuvantes durante determinado período de tempo.

A atividade física constitui sim um dos pilares do tratamento da depressão, pois ajudam na produção de endorfinas e a melhora costuma ser mais rápida e acentuada.

Muito cuidado com os ditos "calmantes naturais", pois muitas das vezes são substâncias perigosas "mascaradas" sob esse rótulo.

Depressões podem ser do tipo leve, moderada ou grave. É importante a avaliação com o especialista, em consulta, para saber em qual tipo se enquadra, além da medicação específica preconizada para você.

Um abraço da

Andrea.
Dependendo no estagio da depressão, seria possível sim o tratamento dessa maneira mais leve.
Porém normalmente a pessoa com depressão não teria motivação, ou seja, a vontade suficiente para fazer certas atividades, a pessoa com depressão entra em um estagio de apatia total, perda de força, um cansaço excessivo, tristeza que toma conta de cada parte de seu corpo.
A terapia é uma fiel aliada ao tratamento de depressão em qualquer nível, até para que a pessoa entenda o que a despertou, e como fazer agora para conviver com ela, buscando sempre a melhora e o tratamento.
Att,
Se você perguntou para você mesm@, parabens. Tudo depende da sua vontade. A depressão não é uma doença no sentido das outras, comuns. Ela se melhora pela vontade da pessoa e o apoio social. Infelizmente, o que mais falta é a vontade da pessoa. Aliás, esta falta é o que é depressão. Se você tem a vontade de lutar sem químicos (inclusive os chamados "naturais"), você já fez a metade do caminho.

Se você perguntou para aconselhar outra pessoa, não vai ser você que vai mudar as coisas, mesmo bem informad@. Apoie a pessoa emocionalmente, mas não procure resolver. Ela vai conseguir avançar só na medida em que ela mesma desenvolver a vontade. Ninguém vai poder fazê-lo para ela. Justamente, porquê a depressão é virar as costas ao mundo do qual a pessoa não dá conta ou acha não dar conta. Inclusive aos bons conselhos.
O tratamento para depressão é basicamente com antidepressivos. Os benzodiazepínicos (tarja preta) são pouco usados para depressão, exceto em casos de insônia, agressividade e ansiedade concomitantes.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.