É possível ter uma crise de depressão no contato social ?

3 respostas
É possível ter uma crise de depressão no contato social ?
A depressão ou transtorno depressivo maior é uma síndrome clínica caracterizada pela presença dos seguintes sintomas durante quase todos os dias por duas semanas: tristeza, falta de prazer e energia, alterações no sono e apetite, pessimismo, baixa autoestima, dificuldade para se concentrar, pensamentos ou desejo de morte. Para algumas pessoas que tem uma maior sensibilidade a emoções e estressores (hipersensibilidade interpessoal) é possível que questões do contato social desencadeiem alguns sintomas depressivos transitórios, que duram poucos dias, mas que não preenchem o critério diagnóstico para depressão. Procure um profissional qualificado que possa compreender o que está ocorrendo com você e te ajudar no tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 550

É possível que a sensação que você está experimentando seja um sintoma tanto da ansiedade quanto da depressão. A ansiedade social, também conhecida como fobia social, pode fazer com que as pessoas se sintam ansiosas, desconfortáveis ou com medo em situações sociais, como falar em público ou conhecer novas pessoas. Isso pode levar a evitação de eventos sociais e pode prejudicar o funcionamento diário.

Por outro lado, a depressão pode fazer com que as pessoas se sintam tristes, sem energia e sem interesse em atividades que antes eram prazerosas. Isso pode levar a isolamento social e dificuldade em se conectar com outras pessoas.

Se você acha que pode estar experimentando sintomas de depressão, é importante conversar com seu médico ou um profissional de saúde mental. Eles podem ajudá-lo a entender melhor o que você está passando e recomendar opções de tratamento adequadas, como a terapia cognitivo-comportamental ou a medicação antidepressiva.

Enquanto isso, é importante que você continue a tomar o seu medicamento para a ansiedade social conforme prescrito e tente praticar técnicas de relaxamento, como a meditação ou o yoga, para ajudar a controlar a ansiedade. Você também pode considerar participar de um grupo de apoio para ansiedade ou depressão para se conectar com outras pessoas que estão passando por situações semelhantes.
Sim, é possível ter uma crise de depressão em situações sociais, especialmente se essas interações causam estresse ou ansiedade. É importante discutir esses momentos comigo para encontrar estratégias que ajudem a gerenciar esses sentimentos. Estou aqui para apoiar você. Conte comigo!