é possivel ter embotamento afetivo com a depressão?

7 respostas
é possivel ter embotamento afetivo com a depressão?
Boa tarde! Acho que entendi sua pergunta, mas cabe apenas uma diferenciação conceitual.
A sensação de distanciamento afetivo, de se sentir pouco afetado pelos eventos bons ou ruins que ocorrem, sensação de não sentir o mesmo carinho por entes queridos e até mesmo de não conseguir se conectar em algo maior (muitos pacientes falam que perderam a fé) , quando ocorre na depressão, chamamos de hipoestesia emocional, que tem muita relação com a diminuição da capacidade de viver experiências de prazer.
Na depressão, estes sintomas são facilmente tratados com antidepressivos.
O embotamento afetivo tem algumas características semelhantes, mas é de maior intensidade e o paciente tem dificuldade de expressar suas emoções, como se vivesse em uma experiência afetiva totalmente monotonal.
Acontece nos transtornos psicóticos, como na esquizofrenia, faz parte dos sintomas negativos da esquizofrenia e é de difícil tratamento e se beneficia pouco das medicações e outras abordagens. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Boa noite! A depender do estágio que a depressão se apresente para uma determinada pessoa, é possível sim que ocorra o embotamento afetivo em alguns casos, pois, a depressão configura-se como uma diminuição ou paralisação da energia psíquica que movimenta o sujeito no mundo, auxiliando-o a executar diferentes tarefas, a ter prazer e disposição para experimentar a vida. Assim, é possível que a pessoa que se encontre num quadro depressivo grave ou crítico, não consigo de fato sentir emoção ou empatia por nada ou ninguém, nem por ela mesma. Por isso a importância de procurar ajuda profissional. Procure um profissional de sua confiança. Peça ajuda! Preze sua saúde mental! Sempre é possível recomeçar. Abraço
O embotamento afetivo é um sintoma. Tanto pode ocorrer numa depressão, como pode ocorrer em outros quadros psiquiátricos.
Nenhum sintoma sozinho leva a um diagnóstico. Todo quadro psiquiátrico tem um conjunto de sintomas, uma história pessoal, quando e porque surgiram.
O mais importante é procurar ajuda, fazer terapia. Quais quer que seja o sintoma, ou o diagnóstico, o que importa é cuidar da sua saúde emocional.
Sim é possível.
Depende do grau de Depressão em que a pessoa se encontra, nada fará sentido em sua vida, inclusive aqueles com quem sempre teve laços afetivos fortes e intensos.
O retorno depende de tratamento medicamentoso com Psiquiatra, e Psicoterapia de apoio e para autoconhecimento.
Isso propiciará um novo equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços
Como já disseram os colegas, sim é possível, por isso é muito importante o acompanhamento médico e psicológico, para reverter esse quadro! Acolhimento, apoio e autoconhecimento são imprescindíveis neste momento!
Boa tarde!
Cada caso é um caso. É possível que o quadro depressivo apresente, como um dos sintomas, o embotamento porém, deixo claro que, uma processo avaliativo / diagnóstico, não é realizado desta forma. É preciso verificar, para além do quadro sintomático apresentado, questões subjetivas do paciente. Desta forma, todo diagnóstico deve ser realizado por profissionais da área (Psicólogas / Psiquiatras) em acompanhamento por tempo suficientemente adequado ao quadro à ser avaliado.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Na maioria das vezes, a depressão provoca sintomas como um distanciamento. Mas isso é uma de muitas possibilidades, em que a terapia pode te ajudar.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.