É possível ter deficit de atenção sem ser hiperativo? Tenho sintomas da doença, mas não me sinto

10 respostas
É possível ter deficit de atenção sem ser hiperativo? Tenho sintomas da doença, mas não me sinto hiperativa.
Sim. A maior parte dos pacientes, principalmente jovens, que apresentam déficits de memória ou lapsos de memória, têm na verdade um déficit atencional, seja por estresse, ansiedade ou depressão.
Se o problema atencional se torna extremamente frequente, atrapalhando as atividades diárias, deve-se fazer uma avaliação neuropsicológica para melhor diagnosticar o problema.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sim. É possível é bastante comum.

Contudo, vale a pena refletir junto à um profissional se o déficit atencioso que você vive não pode ocorrer em decorrência de outros transtornos psíquicos.

Caso tenha mais dúvidas, fico às sua disposição.
Boa tarde, tudo bem? Sim, é possível! Você pode ter o DDA (distúrbio do déficit de atenção), variante do TDAH, que cursa com déficit de atenção, concentração e outros prejuízos cognitivos, sem apresentar hiperatividade motora. Entretanto, será , da mesma forma, beneficiada de tratamento farmacológico ...
Sim é bem possível até porque normalmente a gente associa a hiperatividade apenas como física mas também existe a hiperatividade mental que de repente pode ser o seu caso eu te aconselharia buscar diagnóstico psicológico e também fazer um acompanhamento psicológico já que isto está te incomodando.
É possível sim. Pois existe o subtipo do TDAH é o perfil desatento, que tem uma hiperatividade mental, geralmente esse perfil é muito procrastinador, devido à insegurança e ao excesso de pensamentos se torna mais lentificado e não consegue resolver os problemas cotidianos com tanta facilidade como uma pessoa que não tem o transtorno, isso cansa ao longo do tempo e o quadro piora.
Por isso é importante buscar uma ajuda com especialista, uma neuropsicóloga e um médico neurologista te ajudará a ter um diagnóstico correto.
Após o diagnóstico você vai precisar aprender a conviver com o transtorno e adaptar seus comportamentos para ter mais qualidade de vida. Espero ter ajudado, pode entrar em contato se precisar.
Andeli Della Aversana
Ha pessoas com diagnóstico em TDAH - Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no entanto, com um ênfase atencional ou desatento. Para que haja um diagnóstico mais assertivo para que possa fazer um tratamento ou reabilitação cognitiva mais precisa faz - se necessário um parecer médico, psiquiatra ou neurologista com apoio de um neuropsicóloga.
Sim. Até porque o nome correto desse transtorno conhecido como transtorno de aprendizagem pela Classificação Internacional de doenças CID 10 é Transtorno de Déficit de Atenção e de Hiperatividade ou TDAH. Há pacientes que apresenta o subtipo misto com características clínicas tanto de Hiperatividade quanto de Desatenção ou déficit atencional...Na Clínica, empiricamente na comunidade escolar principalmente costumamos observar os TDAH subtipo Hiperativo mais associado ao sexo masculino e o subtipo Desatenção mais associado ao sexo feminino. Para diagnosticar com maior assertividade qual subtipo vc apresenta vale a pena investir num psicodiagnostico
Sim! Nem todos os pacientes com TDAH são agitados, muitos são distraído s, desatentos. Por isso pode ser classificado como Déficit COM ou SEM hiperatividade. A maioria dos pacientes têm a forma mista. O DDA - (distúrbio de déficit de atenção), desatento, distraído, desconcentrado costuma obter resultados mais rápido do que o Hiperativo.
Vários fatores em nossa vida podem comprometer nossa atenção, por isso é importante verificar se o déficit ocorre em situações específicas ou se está presente desde a infância e/ou adolescência. Sintomas do TDAH estão presentes em vários transtornos e nesse, podem se apresentar na forma hiperativa, desatenta ou combinada. Além disso, há os níveis leve, moderado e grave. Ainda, a distração pode ser em relação aos estímulos internos, não somente em relação ao externo. Se a desatenção for pontual, uma psicoterapia pode ajudar, senão, uma boa avaliação neuropsicológica esclareceria o quadro e apontaria os caminhos a seguir para dirimir os sintomas. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Sim, eh bastante comum apresentar somente a desatenção. Chamamos de TDAH do tipo desatento. Eh aquela garota que na escola fica no mundo da lua, mas não apresenta agitação e problemas de comportamento. Aconselho a fazer uma avaliação neuropsicológica a fim de detectar se realmente sofre do problema. Abraço

Especialistas

Adriano Freire

Adriano Freire

Psicólogo

Campina Grande

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 438 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.