É possível superar a depressão recorrente sem uso de remédios? Apenas com acompanhamento psicológico

17 respostas
É possível superar a depressão recorrente sem uso de remédios? Apenas com acompanhamento psicológico
Olá. Dependendo do grau das suas crises depressivas, eu não acredito que seja possível sem o auxílio da medicação. Por vezes na depressão a pessoa chega em um ponto em que não consegue agir e nem pensar de forma minimamente positiva para ela.
Então, é uma possibilidade, mas não para todos os tipos de depressão, ainda mais uma recorrente.

Oi, se vc ja vive a depressão há um certo tempo e não melhorou, isso indica que vc precisa de medicação. Veja, hoje temos medicações modernas, com poucos efeitos colaterais e uma grande melhora na sua qualidade de vida e da família. Não se exija melhorar sozinha, se vc pode ter ajuda da medicação e uma boa psicoterapia.
Olá, sim, é possível superar a depressão apenas com acompanhamento psicológico, porém avaliar a melhor terapêutica depende de diversos fatores, como a gravidade da depressão, a motivação do paciente no processo terapêutico, etc.

Em casos de depressão leve a moderada, a psicoterapia pode ser suficiente. Para casos mais graves, a combinação de terapia e medicação pode ser mais eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, boa noite. Embora a psicoterapia seja uma ferramenta poderosa no tratamento da depressão, os medicamentos podem ser necessários para abordar aspectos químicos do cérebro. A depressão está associada a desequilíbrios químicos no cérebro, especialmente nos níveis de neurotransmissores como a serotonina "neurotransmissor do bem-estar", a dopamina "neurotransmissor do prazer" e a norepinefrina que ajuda a regular a resposta ao estresse e está envolvida na "luta ou fuga". Antidepressivos podem ajudar a corrigir esses desequilíbrios. E alguns estudos mostram que uma combinação de psicoterapia e medicamentos tende a ser mais eficaz para muitas pessoas do que qualquer um dos tratamentos isoladamente. Caso, precise, estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50
Olá. Uma das possibilidades para o quadro depressivo a partir da visão psicanalítica é a falta de desejo, sentido de viver e exaustão em ser si mesmo, diante disso produzir em terapia se torna algo difícil em alguns casos pois falta "energia" para se manter "desejante", inclusive em um processo terapêutico, nesses casos a medicação vem como uma forma de ajudar o sujeito, elevando a produção de substâncias, como por exemplo: dopamina e serotonina, isso facilitará o indivíduo a ter maior capacidade produtiva em terapia e consequentemente elaboração das questões que ocassionaram esses sintomas. É importante lembrar que cada caso tem suas subjetividades, por isso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa avaliar qual melhor alternativa. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
A depressão é uma doença multifatorial, mesmo diante de inúmeras pesquisas cientificas, sua causa ainda é desconhecida, sendo assim, podendo ser muitos fatores (genético, hereditário, químico, psicológico ou biológico) a serem investigados com o paciente. Nesse sentido, haverá pessoas que só o uso de remédio não será suficiente e sim o acompanhamento psicológico. Quando necessário o trabalho concomitante com psicólogo e psiquiatra, o trabalho multidisciplinar tem se mostrado efetivo em estudos e pela minha experiência clínica.
Olá, tudo bem? Acho importante ressaltar que cada caso é diferente e que inclusive existe mais de uma variação do quadro depressivo. Se você nunca fez um acompanhamento com o profissional psicólogo, então o melhor seria iniciar o processo e ser devidamente orientado se no seu caso sua melhora vai depender do uso de medicação ou não. Mas é com certeza uma possibilidade que já vi acontecer! Abraços.
A depressão tem aspectos multifatoriais envolvidos (ambiente,predisposição biológica, campo afetivo emocional) e merece ser cuidada com atenção. Geralmente numa depressão recorrente ou até mesmo na depressão endógena, o ideal é um tratamento combinado com psicoterapia. É muito importante ampliar ou estabelecer a autorregulação emocional bem como identificar os possíveis gatilhos que englobam o quadro, como eventos estressantes, experiências traumáticas ou mesmo o desequilíbrio neuroquímico. A medicação pode servir como parte do tratamento, aliviando sintomas desagradáveis, regulando os neurotransmissores. Um dos fatores cruciais é compreender cada paciente, suas demandas, queixas e estabelecer um tratamento mais adequado à sua realidade.
Olá! Como a depressão é uma doença causada por diferentes fatores (genético, orgânico, emocional) é preciso ser avaliado por um profissional a necessidade ou não do uso de medicação. Caso esteja em acompanhamento psicoterapêutico converse com o profissional a respeito. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Bom dia, tudo bem? Isso irá depender primeiramente do grau do quadro depressivo, que é conversado com o psiquiatra. Para o acompanhamento psicoterapêutico, o antidepressivo funciona como um auxílio para que o paciente consiga ficar estável e assim, consiga elaborar melhor as questões que podem influenciar esses sintomas. A importância da terapia nesse processo é conseguir trabalhar os desejos, angústias e principalmente causas multifatoriais.
Olá ! A depressão recorrente é um transtorno psicológico e como todo transtorno a medicação de faz necessária para o alívio dos sintomas . Como a depressão também traz questões de ordem cognitiva e comportamental a psicoterapia também será de grande ajuda assim como a prática de exercícios físicos a curto, médio de longo prazo no alívio dos sintomas. O tratamento é multifatorial . Espero ter ajudado e qualquer coisa estou à disposição . Abraços!
Olá. A depressão de modo geral muda o humor e o jeito de ser da pessoa. Causa uma série de sintomas, como tristeza constante e sentimento de vazio, que afetam diretamente as atividades do dia a dia. Não é simplesmente uma fraqueza momentânea, sendo necessário buscar ajuda profissional para vencê-la. A terapia para a pessoa em depressão é fundamental no tratamento, pois permite: Identificar gatilhos – eventos da vida que contribuem para a depressão. O tratamento ajuda a encontrar maneiras de mudar, aceitar ou se adaptar a estas situações. Estabelecer metas, de forma realista para um futuro próximo ou mais distante. Ressignificar crenças, reconhecer processos de pensamento distorcidos ou comportamentos nocivos que contribuam para sentimentos de falta de esperança e desamparo, característicos da depressão. Desenvolver habilidades, para lidar com sintomas e problemas, além de identificar ou prevenir futuros episódios de depressão. Recuperar autocontrole e o prazer em viver.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Olá! A depressão tem fatores multifatoriais envolvidos e por isso deve ser avaliada caso por caso. Além disso, é preciso avaliar o grau do quadro depressivo para entender se há a necessidade de medicamento ou não. Em casos menos severos a psicoterapia pode sim ser suficiente. Já em quadros mais severos há a necessidade de medicamento. Lembrando que a psicoterapia e a psiquiatria trabalham em conjunto para a melhora do paciente.
Olá!
Difícil dar uma resposta definitiva sem ter mais detalhes do seu caso.
Por vezes, pacientes apresentam remissão de sintomas depressivos sim, somente com atendimento psicológico, mas em casos mais graves, ou seja, a depender do quanto a doença tem trazido prejuízos para a sua vida, é importante iniciar o uso de medicamentos.
Superar a depressão recorrente sem o uso de medicamentos, apenas com acompanhamento psicológico no viés psicanalítico, é possível em alguns casos, mas depende de vários fatores, incluindo a gravidade da depressão, a resiliência individual e a qualidade do acompanhamento psicanalítico. Aqui estão alguns pontos importantes a considerar:

Exploração Profunda de Conflitos Inconscientes:
• A psicanálise foca em trazer à consciência conflitos e traumas inconscientes que podem estar contribuindo para a depressão. Ao entender e resolver esses conflitos, o paciente pode experimentar uma melhora nos sintomas.
Aprofundamento da Autocompreensão:
• A psicanálise promove um autoconhecimento profundo, ajudando o paciente a compreender os padrões emocionais e comportamentais que perpetuam a depressão.
Relação Terapêutica:
• O relacionamento entre o terapeuta e o paciente é um componente crucial na psicanálise. Através dessa relação, o paciente pode explorar e trabalhar questões emocionais importantes em um ambiente seguro e de suporte.
Tempo e Dedicação:
• A psicanálise é um processo terapêutico de longo prazo, o que pode ser benéfico para a resolução de problemas profundos e recorrentes. No entanto, requer um compromisso significativo de tempo e esforço.

Suporte e Mudanças no Estilo de Vida:
• Apoio adicional, como mudanças no estilo de vida (exercício, alimentação saudável, sono adequado) e participação em grupos de apoio, pode complementar o tratamento psicanalítico e ajudar a melhorar os resultados.

A eficácia do psicologo que utiliza a psicanálise como tratamento exclusivo para a depressão recorrente varia de pessoa para pessoa. Para alguns indivíduos, essa abordagem pode ser suficiente, enquanto outros podem precisar de uma combinação de tratamentos, incluindo medicamentos, para alcançar uma recuperação plena.
É essencial trabalhar com um profissional de saúde mental experiente para desenvolver um plano de tratamento individualizado e adequado às necessidades específicas do paciente.
Fico a disposição.
Sim, depende do grau da depressão, de analisar o caso e prognostico. Inclusive a psicoterapia é fundamental para quem faz uso das medicações, para não ficar dependente do medicamento e tratar as causas psicológicas/emocionais. A medicação atua apenas na parte química do cérebro, cabe a avaliação do psicólogo junto do paciente, se necessária. Cada pessoa é única. Importante você ter um profissional de confiança, se sentir acolhida e confiante com seu tratamento.
O melhor tratamento é aquele em que o indivíduo responde bem aos incentivos terapêuticos, seja ele com ou sem a medicação. É necessário a avaliação do cenário para compreender o caminho a ser percorrido, acredito que tudo é possível. O medicamento pode ser um poderoso "amigo" nessa trajetória transformadora da sua vida. Fique bem, se precisar de mim, me chame.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!