É possível ser uma criança nos padrões normais, e ser um adulto com TDAH?

4 respostas
É possível ser uma criança nos padrões normais, e ser um adulto com TDAH?
Olá. O TDAH é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, logo, os primeiros sintomas precisam ter aparecido até os 12 anos de idade.
TDAH de início na vida adulta merece ser bem avaliado e descartado outros transtornos psiquiátricos, como a depressão e bipolaridade, por exemplo.
Entretanto, se na sua infância, você tinha uma rotina bem estabelecida de exercícios, sono regular, e pouca ou baixa demanda estudantil e social é possível, SIM, que os sintomas do transtorno só passem a prejudicar o indivíduo em uma fase mais tardia da vida.
Na dúvida procure uma avaliação médica detalhada e otimize sua saúde mental é funcionalidade seja qual for o diagnóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depende de uma avaliação do histórico pessoal e do que é tido como padrão de normalidade para a sua pessoa.
E possível o diagnóstico de TDAH, porém, como a colega falou, outros transtornos devem ser excluídos para fazer o diagnóstico. Existem os pacientes TDAH de alto desempenho que conseguem chegar até o nível superior sem dificuldades acadêmicas e na faculdade os sintomas aparecem.
Olá, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um quadro do neurodesenvolvimento que cursa com desatenção, hiperatividade e impulsividade. Tal quadro tem estar presente antes dos 12 anos de idade, mesmo que não cause prejuízos significativos. Essa tríade de sintomas pode causar prejuízo na memória de trabalho, principalmente pela desatenção.
Já problemas de desatenção na vida adulta sem histórico deve ser investigado outras causas, principalmente quadros de ansiedade e distúrbios do sono. Lembrar que boa parte dos pacientes com TDAH tem uma remissão dos sintomas de desatenção ou conseguem desenvolver estratégias adaptativas que auxiliem a superar o problema. É comum sintomas residuais de TDAH estarem associados a quadros de ansiedade.
Continue a fazer uma observação atenta dos sintomas e assim que possível sugiro que realize uma consulta com psiquiatra que possa entender seus anseios. O especialista deve investigar de forma minuciosa os comportamentos e todo histórico, incluindo antecedentes familiares. Na consulta ele vai tentar entender as causas desse adoecimento psíquico, trazendo esclarecimentos. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.