É possível ser diagnosticado incorretamente com tdah por avaliação neuropsicologica?

16 respostas
É possível ser diagnosticado incorretamente com tdah por avaliação neuropsicologica?
Olá! Instrumentos de avaliação podem ser sujeitos a falhas. Caso tenha dúvidas sobre seu diagnóstico, sugiro que procure outros opiniões profissionais. Mesmo que, de fato, o diagnóstico seja correto, essa dúvida pode te impedir, de alguma forma, de fazer o tratamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico do TDAH é clínico, e pode ser confundido com outra comorbidade. É importante ser avaliado de forma multidisciplinar, que além do neuropsicólogo, possa ser feito um trabalho em conjunto com o psiquiatra/ neurologista, sendo necessário realizar uma avaliação criteriosa em diferentes aspectos. A avaliação neuropsicológica é um instrumento que avalia possíveis alterações cognitivas, para elaboração do plano de tratamento e reabilitação.
Olá! Todo instrumentos de avaliação pode ser falho. Para te responder de forma mais correta, precisaria saber como foi feita essa avaliação e por quais motivos você desconfia de erro na avaliação. O diagnóstico correto do TDAH, além do neuropsicólogo, é importante a participação do Psiquiatra, que vão avaliar vários aspectos através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente. Caso você tenha dúvida de algum possível diagnóstico, sugiro que procure opiniões de outros profissionais.
Boa tarde! As avaliações clínicas estão sujeitas a equívocos. Por isso, é importante buscar sempre uma equipe multidisciplinar na busca para uma avaliação diagnóstica. No caso do TDAH, envolve profissionais como: psicólogo, psiquiatra, neurologista e no caso de crianças, pediatras também.
Certamente é passível de erro. Todo diagnóstico precisa ser construído ao longo do tempo e de várias sessões, mesmo que preenchido a maioria dos critérios diagnósticos para o F90. Só no decorrer de um período de tempo que um diagnóstico pode ser fechado. Isso porque há períodos em que as pessoas estão passando por situações difíceis, mudanças repentinas, situações de perdas, muitas vezes sem o tratamento e o acompanhamento adequado, e isso acaba transbordando e manifestando-se no corpo a partir da sintomatologia agrupada com o nome de TDAH. Todas essas situações descritas acima podem gerar desatenção, inquietude, imprudência, esquecimentos etc. Além disso, é importante uma anamnese mais profunda no sentido de excluir outros possíveis diagnósticos como, por exemplo, uma fase de hipomania característica da bipolaridade. Nesse sentido, antes de fechar um diagnóstico, é importante que o paciente se pergunte o que é que tem tirado seu sono, desviado sua atenção, ou mesmo lhe deixado inquieto. Certamente chegará em questões que não estão esclarecidas para si mesmo. Penso que desconfiar do diagnóstico é um bom primeiro passo pois abre a possibilidade de que você possa falar sobre isso, sobre esses sintomas, para que o diagnóstico não te silencie, te cale. Abs.
O diagnóstico é clínico e de realizado por psicólogo experiente. Pode haver comorbidades que confundem o diagnóstico
Olá! A avaliação neuropsicológica é realizada por instrumentos que sim, podem ocorrer falhas, mas também é necessário a investigação por um médico neurologista ou psiquiatra para a compreensão dos sintomas e se estão associados a outras comorbidades (como depressão e ansiedade por exemplo) e a realização de outros exames clínicos, caso o médico entenda ser necessário. É importante também conversar com o profissional que realizou o exame ou o seu médico sobre as suas dúvidas quanto ao resultado. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olá! Fico imaginado na verdade qual motivo você teria para duvidar do resultado. O que ele significa para você? Como foi o contato com o profissional? Qual ideia você tinha antes de passar pelo processo? Mesmo não seja 100% acurado, costuma ter alguma boa justificativa. Fico à disposição.
Sim, é possível. Recomendo, caso você tenha dúvidas, procurar uma segunda opinião, até para que você se sinta mais confortável. Dessa forma você também poderá analisar a dinâmica dos profissionais para chegarem até esse diagnóstico e, assim, sentir-se mais confiante e escolher aquele que te acompanhará.
Olá! Se você está sentindo alguma dúvida você pode procurar outros profissionais. Algumas abordagens da psicologia são especializadas em psicodiagnóstico e outras seguem uma terapêutica mais humanista, fenomenológica e existencial, e essas últimas não costumam se deter muito em diagnósticos e geralmente buscam trabalhar com o paciente na perspectivado desenvolvimento do autoconhecimento.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, bom dia! Como tu está? Te dando uma resposta mais direta: sim, é possível. O recomendado para um diagnóstico mais preciso (dependendo do que exatamente se quer averiguar) é que seja feita uma avaliação psicológica (neuro ou não) em conjunto com um tratamento de psicoterapia de caráter longitudinal. A própria psicoterapia também serve como instrumento de avaliação e por muitas vezes pode ser mais precisa em função de acompanhar o paciente há mais tempo, tendo sido possível identificar os padrões de comportamento e funcionamento do mesmo. Abraço!
Acrescentando ao que os colegas acima já disseram, é importante que o relatório da da avaliação neuropsicologica realizada descreva com clareza quais funções cognitivas foram avaliadas e quais os instrumentos realizados no processo e o que cada um se propõe a medir. Com isso, você tem subsídios e consegue discutir o conteúdo do relatório com outro neuropsicólogo ou até mesmo um psicólogo que tenha conhecimento sobre avaliação neuropsicologica, bem como com algum outro profissional relacionado como neurologista/psiquiatra.
Olá, tudo bem? Sim é possível visto que a testagem e entrevistas para a realização da avaliação para posterior confecção de laudo, podem ocorrer com alguns problemas ou em casos mais graves usando testes inválidos. Caso você esteja em dúvida, você pode por exemplo pedir para outro psicólogo da área de neuropsicológica, realizar um parecer sob o laudo confeccionado por exemplo para ver se é favorável com o que está disposto, ou mesmo procurar fazer uma nova avaliação com outro profissional, afinal uma testagem e laudo é realizado em um determinado momento da vida da pessoa, essa pessoa pode mudar e não ter mais as características do transtorno por exemplo. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! O médico avalia o paciente por meio de um histórico clínico detalhado, onde observa aspectos do comportamento, fala, humor, atenção, entre outros. Outro recurso utilizado é a avaliação neuropsicologica, mas nem um destes recursos é isento de falhas. A junção de informações detalhalhadas e sintomas, juntamente com conversas com paciente e familaiares podem dar um diagnótico mais preciso e sinalizar comorbidades que possam fazer parte destes sintomas também (tal como ansiedade)
Boa noite, é mais comum do que imaginamos pois, o diagnóstico de TDAH é complexo. O ideal é buscar um profissional experiente, que faça uma avaliação abrangente, exames, entrevista, histórico médico, contexto de vida, etc. para chegar o um diagnóstico correto. Alguns sintomas e comportamentos podem se sobrepor ao diagnóstico de TDAH, como estresse, depressão, ansiedade, dentre outros, que dificultam a concentração e favorecem ao aparecimento de muita agitação, impulsividade e ansiedade. Um diagnóstico incorreto, acarreta um tratamento inadequado para esta síndrome. Busque um profissional que vc sinta-se à vontade e confiante para discutir sobre o diagnóstico e tirar todas as suas dúvidas.
Olá, todo processo de avaliação pode ter suas falhas ainda mais o TDAH por ser um diagnóstico complexo, e que pode ser confundido com outras patologias.
O diagnóstico tem ser multidisciplinar com diversos profissionais e seus históricos sintomas e comportamentos.
Se você não se sentiu seguro pelo parecer, vale a pena uma segunda opinião com outro profissional para esclarecer suas dúvidas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.