É possível se reverter uma cirurgia de gastroenteroanastomose, voltar ao estado anterior do estomago

3 respostas
É possível se reverter uma cirurgia de gastroenteroanastomose, voltar ao estado anterior do estomago e do intestino?
Dificilmente este procedimento pode ser indicado com altos riscos de complicações. É necessário uma minunciosa avaliação do quadro, do procedimento inicial e do estado clínico do paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dependerá da cirurgia realizada no estômago, se a finalidade foi o tratamento de úlcera gástrica, câncer gástrico ou obesidade mórbida. Todas essas doenças podem ser tratadas com cirurgias que envolvem a confecção de gastroenteroanastomes.
Reverter uma cirurgia de gastroenteroanastomose é um procedimento complexo e raramente indicado, devido aos altos riscos de complicações. A viabilidade de reverter a cirurgia depende de vários fatores, incluindo o motivo original da cirurgia, a técnica cirúrgica utilizada, e o estado clínico atual do paciente.

Se a gastroenteroanastomose foi realizada para tratar condições como úlcera gástrica, câncer gástrico ou obesidade mórbida, cada situação terá suas próprias considerações e desafios. Por exemplo, a reversão de uma cirurgia realizada para tratar um câncer gástrico pode não ser viável ou recomendada devido ao risco de recorrência da doença. Já nas cirurgias para obesidade mórbida, a reversão pode não ser indicada devido ao risco de complicações metabólicas e nutricionais.

É essencial que você discuta suas preocupações e opções com um cirurgião especializado, que poderá realizar uma avaliação minuciosa do seu quadro, do procedimento inicial e do seu estado clínico atual. O médico poderá aconselhá-lo sobre os riscos e benefícios de uma possível reversão, além de alternativas de tratamento que possam atender melhor às suas necessidades.

Se precisar de mais orientações ou quiser discutir seu caso em detalhes, estou à disposição para uma teleconsulta. Atualmente, a telemedicina permite consultas de segunda opinião com uma diversidade de médicos, incluindo os melhores e mais recomendados desta plataforma. Basta clicar no perfil para agendar. Assim, podemos conversar de forma mais personalizada e detalhada sobre suas necessidades.

Espero ter ajudado. Cuide-se bem.

Especialistas

Juan Távora Mello

Juan Távora Mello

Cirurgião do aparelho digestivo

Niterói

Agendar uma visita
Emerson Prisco

Emerson Prisco

Oncologista, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Salvador

Agendar uma visita
Fernando Furlan Nunes

Fernando Furlan Nunes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico

São Paulo

Agendar uma visita
Igor Vitoi Cangussu

Igor Vitoi Cangussu

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

Juiz de Fora

Agendar uma visita
Jefferson André S. Alves

Jefferson André S. Alves

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Gastroenteroanastomose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.