É possível se curar da parafilia desenvolvendo o toc sexual ?

15 respostas
É possível se curar da parafilia desenvolvendo o toc sexual ?
Olá! A parafilia é uma condição em que o indivíduo tem fantasias, desejos ou comportamentos sexuais incomuns e que causam sofrimento ou prejuízo para si ou para outras pessoas. O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma condição em que o indivíduo tem pensamentos obsessivos e compulsões, que podem ser relacionados ou não ao sexo.

Não há evidências científicas que sugiram que o TOC sexual possa curar a parafilia. Ambas as condições são complexas e podem exigir abordagens terapêuticas diferentes para serem tratadas. O tratamento para a parafilia geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental, que visa mudar padrões de pensamentos e comportamentos sexuais disfuncionais. Já o tratamento para o TOC pode envolver terapia cognitivo-comportamental, medicação ou uma combinação de ambas.

O tratamento adequado para qualquer condição deve ser individualizado e baseado nas necessidades específicas de cada pessoa. É importante que indivíduos que sofrem de parafilia procurem ajuda profissional para encontrar o tratamento mais adequado e eficaz para eles.

Sou psicóloga clínica, atuo com terapia cognitivo-comportamental e terapia cognitiva sexual, fico à sua disposição. Um forte abraço!

Olá, tudo bem com você? Considerando que quadros clínicos são transtornos psicológicos, não vejo como desenvolver um deles beneficiaria no tratamento do outro. É possível que os sintomas de ambos os transtornos interajam de maneira a tornar o quadro ainda mais complexo e crônico. Evidentemente, nenhum tipo de tratamento vai buscar fortalecer alguma psicopatologia. Por isso, é recomendável buscar um psicólogo para avaliar o caso e construir um tratamento eficaz e seguro, sem a possibilidade de desenvolvimento de outros transtornos psicológicos. Espero que encontre ajuda e fico à disposição!
Olá! Achei curiosa sua pergunta, qual seria a noção de cura a qual você se refere? Levando em consideração que a parafilia envolve uma série de complexidades ligadas a pulsão e desejo, acredito ser pouco provável que possamos discutir sobre esse assunto de forma simplista, onde a cura esteja vinculada ao desenvolvimento de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Dessa forma, sendo impossível uma resposta generalizada, sugiro o acompanhamento com um profissional da psicologia/psicanálise para ajudar a pessoa em questão a encontrar um caminho nesse processo. Abraço!
Olá! É possível curar-se desde que haja o tratamento adequado. As compulsões causam grande sofrimento na vida, independentemente do quadro em que você esteja inserido. Elas podem ser incapacitantes, dependendo do tempo que é gasto para sua realização. A compulsão sexual pode se relacionar à exposição e risco de doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo. O processo em si se assemelha bastante com o tratamento da depressão, mas em geral a resposta do paciente com TOC costuma ser mais lenta. Quando feito de maneira adequada, o tratamento pode amenizar os sintomas quase totalmente, embora uma remissão completa não seja tão comum. O que caracteriza a perversão para Freud é a presença de uma organização psíquica baseada na recusa. Em 1927, com Fetichismo, ele defende a tese de que o fetiche é o substituto do pênis da mãe, ligando-o à recusa da castração, isso porque o fetichista é aquele que nada quer saber daquilo que vê. A parafilia geralmente inicia-se na infância e vai-se desenvolvendo como resultado de fatores genéticos, biológicos e psicossociais. O tratamento das parafilias deve incluir sempre uma psicoterapia, associada ao tratamento farmacológico. Este tem também a vantagem suplementar de poder tratar simultaneamente outras comorbidades psicológicas que estejam associadas à parafilia , como por exemplo a depressão, a obsessividade e a ansiedade. Quanto antes começar o tratamento melhor, um fraterno abraço!
A parafilia é uma condição complexa e duradoura que pode ser gerenciada, mas não necessariamente "curada". O tratamento adequado com um profissional de saúde mental pode ajudar a pessoa a aprender a lidar com os sintomas e a desenvolver estratégias saudáveis de gestão. O TOC sexual, por outro lado, é um transtorno de ansiedade específico que também pode ser tratado com terapia e outras abordagens terapêuticas, mas não é uma "cura" para a parafilia. O tratamento deve ser individualizado e baseado nas necessidades e circunstâncias de cada pessoa, e o objetivo é geralmente o manejo adequado dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida. É importante buscar ajuda profissional qualificada para lidar com questões de saúde mental e sexualidade.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Olá, tudo bem? Parafilia e TOC, são transtornos distintos. Parafilia corresponde a uma classe de transtornos voltados para a temática sexual, enquanto o TOC se caracteriza como uma série de comportamentos e pensamentos obsessivos, não tendo necessariamente uma temática específica, contudo não é comumente associado a características voltadas à sexualidade e excitação. Existe a possibilidade de a pessoa ter uma parafilia e TOC, contudo da forma como você está fazendo a pergunta parece que a solução de um transtorno seria o desenvolvimento e agravamento de outro no lugar, acredito que a melhor opção neste momento é a busca por um atendimento psicológico ou psiquiátrico, talvez somando os dois, para até você entender melhor a situação do qual você esta passando e posteriormente trabalha-la da melhor forma possível. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá!
Então, por vezes as mesmas condutas recebem diagnósticos diferentes. Acho interessante você próprio/a trabalhar a definição das tuas próprias condutas à luz do entendimento que você tem delas.
Acho importante comentar que existem muitíssimas condutas sexuais que não batem de alguma forma com ideais do que poderia ser entendido como "normal" no contexto cultural do indivíduo, mas que não por isso elas representam riscos para ninguém. Muitas vezes só existe um incômodo, digamos assim, simplesmente por se sentir "diferente" à maioria de pessoas. Nesse caso, talvez seja interessante trabalhar no entendimento da liberdade pessoal e o desenvolvimento da aceitação necessária diante da própria sensibilidade, que sempre é única, embora às vezes pareça mais comum.
Recomendo que você se permita abrir um espaço de reflexão com um profissional que tenha a capacidade de escutar sem julgar. Se ainda não achou, me procure.
Boa sorte!
Interessante essa relação que você fez... O que posso dizer é que não existe uma cura específica para a parafilia ou para o TOC e essa relação que mencionou, só você pode dizer dela. Pode lhe ser bom procurar um profissional que possa ajudar a explorar e compreender melhor seus pensamentos e comportamentos, para que lide melhor com o desconforto e sofrimento associados à parafilia ou ao TOC. Caso decida pela abordagem psicanalítica, é legal ter em mente que a análise não visa necessariamente "curar" a parafilia ou o TOC, mas sim fornecer uma maior compreensão e habilidade para lidar com essas questões. Espero ter ajudado.
Boa tarde
Respondendo a sua pergunta. Não. É necessário tratamento psicológico com psicólogo experiente em sexualidade. Faça uma avaliação inicial para entender melhor sua sexualidade e entender seu possível TOC. Agende sua consulta.
Não. São transtornos diferentes e um não anula os efeitos do outro. Necessário acompanhamento psiquiátrico e psicológico para aprofundamento e compreensão das realidades apresentadas.
Não falamos em cura quando nos referimos a Transtorno Mental, falamos sobre tratamento. É importante uma avaliação para melhor compreensão do caso.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230
A cura da parafilia não é algo que possa ser garantido, mas sim um processo que pode envolver várias abordagens terapêuticas, incluindo o aumento da sensibilidade corporal. A terapia pode ajudar a pessoa a desenvolver uma maior compreensão de seus desejos e a encontrar maneiras mais saudáveis e consensuais de expressá-los. Cada caso é único e o tratamento deve ser personalizado para atender às necessidades individuais de cada pessoa. O importante é buscar ajuda profissional e trabalhar em conjunto para encontrar a melhor forma para você lidar com essa questão.
Olá como vai?
Não é correto dizer que uma pessoa "cura" uma parafilia desenvolvendo o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) sexual. Vamos esclarecer alguns pontos:
Parafilias e TOC são condições diferentes: Parafilias são padrões de interesse sexual atípicos, enquanto o TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos intrusivos e comportamentos compulsivos. São duas condições distintas, com causas e tratamentos diferentes.

Tratamento da parafilia: O tratamento para parafilias geralmente envolve terapia específica para o problema. A Terapia pode ajudar a pessoa a entender e controlar seus impulsos e comportamentos sexuais, bem como a lidar com quaisquer problemas subjacentes que possam contribuir para a parafilia.

Tratamento do TOC: O tratamento para TOC geralmente envolve terapia ,medicação ou uma combinação de ambos. A terapia foca em identificar e desafiar os pensamentos intrusivos e em aprender estratégias para lidar com as compulsões.

Não há evidências de que o TOC "cure" parafilias: Desenvolver TOC não é uma forma eficaz de tratar ou "curar" parafilias. Na verdade, tentar substituir uma condição por outra não é uma abordagem recomendada em saúde mental e não leva à resolução dos problemas subjacentes.

Abordagem individualizada: O tratamento de parafilias e TOC deve ser individualizado, adaptado às necessidades específicas e circunstâncias de cada pessoa. Um profissional de saúde mental qualificado pode ajudar a desenvolver um plano de tratamento adequado para cada situação.

Se você está enfrentando preocupações com parafilias ou TOC, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental. Eles podem fornecer uma avaliação adequada e orientação sobre as opções de tratamento mais apropriadas para suas necessidades. Te desejo um feliz dia!!!

Olá! Desenvolver TOC sexual não é uma solução para a cura de parafilias. TOC é um transtorno debilitante e não deve ser utilizado como forma de tratamento. A abordagem recomendada para tratar parafilias envolve terapia com um psicólogo ou psiquiatra. É crucial buscar ajuda profissional para tratar parafilias de maneira segura e eficaz.
É interessante como você coloca a questão, uma vez que ninguém tem um diagnóstico porque quer, mas sim porque se vê nessa condição. Se eu entendi corretamente, parece, em seu ponto de vista, que o toc sexual traria menos sofrimento do que a parafilia. Se o seu objetivo de "escolher" um modo de operar com o sexo for reduzir o sofrimento vale a pena um processo de análise ou terapia para encontrar um caminho próprio para lidar com essas questões.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!