É possível realizar uma avaliação neuropsicologica com uma criança de 2 anos?

1 respostas
É possível realizar uma avaliação neuropsicologica com uma criança de 2 anos?
Entendo sua inquietação, e é natural querer saber o quanto antes se seu filho está se desenvolvendo de forma adequada, ainda mais em uma idade tão crucial como os 2 anos.

Sim, é possível realizar uma avaliação neuropsicológica em crianças pequenas, inclusive com 2 anos de idade. No entanto, é fundamental considerar o objetivo desta avaliação. As ferramentas e os testes usados para as crianças dessa idade são especialmente desenhados para captar nuances do desenvolvimento infantil, em um momento onde a linguagem e outras habilidades estão em plena formação.

Por exemplo, o M-CHAT, uma ferramenta de rastreio para Transtorno do Espectro Autista, pode ser aplicado em crianças a partir dos 18 meses. Na verdade, o M-CHAT é obrigatório em tã tenra idade. O K-ABC pode ser aplicado aos 30 meses de idade e o WPPSI aos 3 anos. Estes são instrumentos que avaliam aspectos cognitivos e trabalham com escalas de inteligência.

A coisa mais importante a se lembrar é que esses testes devem ser conduzidos por profissionais especializados em neuropsicologia infantil. Eles sabem como interpretar os resultados e entendem as nuances do desenvolvimento infantil.

Se você tem preocupações específicas sobre o desenvolvimento de seu filho, recomendo que agende uma consulta com um neuropediatra ou neuropsicólogo. Em tempos de tecnologia avançada, a teleconsulta tem sido uma ferramenta valiosa. Por meio dela, você pode ter um atendimento especializado sem sair de casa, possibilitando esclarecer suas dúvidas e receber orientações adequadas. Afinal, cada criança é única, e merece uma abordagem individualizada para seu cuidado e desenvolvimento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!