É possível realizar a retirada da vesícula biliar junto com a correção de hernias umbilical e inguinal

3 respostas
É possível realizar a retirada da vesícula biliar junto com a correção de hernias umbilical e inguinal bilateral na mesma cirurgia?
Se sim, qual o tempo de recuperação e a quantidade de cortes realizados neste procedimento quando realizado por video?
Sim, é possível e até é melhor resolver tudo em uma cirurgia só para não ter de fazer em outra oportunidade para não ganhar várias anestesias. A retirada da vesícula pode ser feita somente com um corte no umbigo (Sils), bem como a das hérnias. Entretanto, o mais comum é fazer a vesícula com o corte do umbigo e mais 2 de 5mm. Daí para fazer as hérnias inguinais irá acrescentar mais um de 5mm à esquerda, totalizando 4 cortes. Só nos casos de vesícula mais difícil daí são necessários 5. Do contrário 4 são mais que suficientes. Se a hérnia do umbigo for pequena pode-se fazer pela própria incisão dentro do umbigo que não irá ficar cicatriz visível. As cicatrizes da cirurgia laparoscópica são muito bonitas e quase imperceptíveis. O tempo de recuperação é excelente: em 7 dias pode voltar a trabalhar, mas se sentir 100% só com 30 dias. Exercícios pelo menos com 2 semanas. Consulte um cirurgião de aparelho digestivo experiente, isso faz a diferença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível a realização, apesar de aumentar o tempo cirúrgico. Obviamente não é possível a garantia de realizar as duas, pois se houver qualquer dificuldade técnica ou duração prolongada do primeiro procedimento, o ideal será realizar em 2 tempos. Provavelmente serão 5 cortes para tal procedimento combinado. A recuperação geralmente é de 7 dias para o cotidiano, dependendo da sua profissão.
Abraços e boa sorte
Concordo com as respostas dos profissionais que já as fizeram. Quero acrescentar que a cirurgia de hernia, umbilical ou inguinal é facilmente realizada em associação com a colecistectomia, por videolaparoscopia. A correção de hérnia umbilical não acrescenta nenhum corte á cirurgia de colecistectomia. No caso da hérnia inguinal pode acrescentar dois pequenos orifícios de 5mm. E o período de internação permanece o mesmo, 1 dia.

Especialistas

Lidiane Quaresma

Lidiane Quaresma

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Fortaleza

Agendar uma visita
Sergio Luiz Melo Araujo

Sergio Luiz Melo Araujo

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Teresina

Agendar uma visita
Fernando de Alencar Carvalho

Fernando de Alencar Carvalho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Feira de Santana

Agendar uma visita
Alisson Cordeiro Moreira

Alisson Cordeiro Moreira

Coloproctologista, Cirurgião geral

Juazeiro Do Norte

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 987 perguntas sobre Colecistectomia videolaparoscopica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.