É possível realizar a esplenectomia sem utilizar transfusões de sangue?
3
respostas
É possível realizar a esplenectomia sem utilizar transfusões de sangue?
Olá! Sim, é possível. No entanto é uma cirurgia onde normalmente é feito uma reserva de sangue para transfusão apenas se necessário, sobretudo caso apresente algum sangramento durante a cirurgia. A chance de sangramento se relaciona à indicação da sua cirurgia e outras comorbidades que possa ter. Espero ter respondido sua dúvida!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Há a necessidade de se saber qual o motivo da esplenectomia. Mas via de regra, em pessoas hígidas ou com pouco comprometimento hematológico pela doença de base, não há necessidade de transfusão sanguínea. Deve se considerar que todo procedimento cirúrgico tem seu risco e é feito o máximo para se minimizar as complicações, contudo, ninguém pode garantir que a possibilidade de tranfusão está completamente descartada.
O bom senso sempre deve prevalecer.
O bom senso sempre deve prevalecer.
Todo cuidado será tomado na cirurgia para que não ocorra sangramentos. Nesta situação a transfusão é evitada. Existem situações em que você pode fazer uma reserva cirúrgica com seu próprio sangue coletado e armazenado algumas semanas antes.
Especialistas
Marnay Helbo de Carvalho
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Uberlândia
Agendar uma visitaFernando de Alencar Carvalho
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Feira de Santana
Agendar uma visitaJefferson André S. Alves
Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Quem não tem o baço por esplenectomia total é imunossuprimido?
- Eu não tenho mas o baço e trabalho fazendo visitas em domicilio estava afastada pois era do grupo de risco mas meu gestor mandou voltar a trabalhar e agora a pergunta é posso voltar sabendo q nao tenho mas o baço ?
- Minha filha tem esferocitose, e fez a esplenectomia faz 07 anos, qual os riscos se pegar o covid?
- Eu tive que retirar o baco devido a um acidente que sofri. Posso ser doador de sangue?
- Minha filha nasceu com esferositose fez tratamento até cinco anos ,quando fez a retirada do baço, hj ela tem 15 anos toma bezetacil de 21 em 21 dias ,gostaria de saber da necessidade da bbezetacil até quanto tempo tem que tomar
- Meu filho depois que retirou o baço vive sempre gripado. Mas a secretaria de saúde não considera como comorbidade. O que fazer?
- Quais vacinas tomar para pacientes esplenectomizados? A retirada do meu baço foi à 60 anos atrás devido a um acidente automobilístico. Atualmente tenho 65 para 66 anos e a retirada foi quando tinha 06 anos de idade. Nunca tomei nenhuma vacina para prevenir infecções devido a esplenectomia.
- É necessário uma criança de 11anos com PTI tomar vacinas alguns meses antes da esplenectomia? Quais são as vacinas ?
- Boa tarde! Fiz esplenectomia total a 13 anos, neste caso, me enquadro no grupo de comorbidades para vacinação covid-19 ??
- Quem fez retirada do baço pode correr e fazer atividades físicas
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Esplenectomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.