É possível que sua orientação sexual mude com o decorrer do tempo ou ao chegar na puberdade?

17 respostas
É possível que sua orientação sexual mude com o decorrer do tempo ou ao chegar na puberdade?
Sim. A orientação sexual é dinâmica. Pode mudar eem qualquer fase da vida, inclusive na puberdade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tudo é possível. Você pode escolher seguir vários caminhos e permanecer onde se sentir melhor. Se expressar livremente. E aceitar a si mesmo como um ser humano em construção. O que é impossível é trocar a auto-aceitação pela aceitação social.
O importante é se sentir bem, feliz e saudável.
"Aceite a si mesmo e deixe que os demais façam o mesmo."
Se tomarmos a orientação sexual a qual você se refere como desejo sexual manifesto é possível que isso seja alterado com o tempo, principalmente com a chegada da puberdade, fase em que a sexualidade passa a ter uma importância maior na vida e nos interesses das pessoas. Em adultos tais mudanças de orientação em normalmente tem relação com o tempo necessário para a pessoa perceber e aceitar desejos que já tinha, mas que por vários motivos não se permitia.
Procure por uma ajuda psicoterapeuta, percebi que está se perguntando o que está acontecendo com você nesta transição e nos desejos.
A terapia facilitará entrar em contato com você mesmo e a ajudar neste processo!
Art.,
Monica Araújo!
A sexualidade é algo que vai se construindo desde bem cedo mas geralmente pensamos que se define até a puberdade. Claro, que muitas vezes o adulto vai se deparar com desejos que antes poderiam estar lá e se permite a tal, ou não. Por isso, há casos de pessoas de orientação sexual heterossexual e depois se vêem com desejos por pessoas do mesmo sexo.
Não acho correto o termo orientação sexual, fica muito vago, será que as pessoas são orientadas às preferências de viver a sexualidade homo, hetero, bi ou assexuados. Bom...à partir da puberdade os hormônios estão se preparando o corpo para uma carga libidinal que antes era apenas erógena. Como não há critérios e nem definições que determina a "orientação". As pessoas vivem a sexualidade de acordo com a seu jeito de encarar o prazer e o significado do mesmo.
Pense no ser humano como um ser em continua construção. Fatores genéticos que determinam muitas estruturas e dão establilidade ao sujeito, um tipo de corpo e potenciais de desenvolvimento. Também considere os fatores epigenéticos (efeitos do meio ambiente fiísico, cultural e familiar) que condionam ou contracondicionam, potencializam ou não as predisposições. Além disto temos fatores como o amadurecimetno psiquico e escolhas filosóficas que organizam a vida da pessoa em direções diversas. O importante é o que se escolhe para dirigir ou dar sentido á vida e as escolhas sobre como viver a sexualidade.
É bastante complicado a definição de "orientação sexual mudar com o tempo" e, principalmente, na puberdade (período de GRANDES mudanças).
Posso pontuar que é possível, sim, que o sujeito se perceba, enquanto sujeito de desejo, desejando pessoas de gêneros diferentes que, até então, não era pensado, percebido ou viável socialmente.
Temos de pensar a sexualidade como algo que responde a uma sociedade que é, muitas vezes, opressora com aquilo que foge à normalidade (sujeitos nascidos homens e mulheres e de orientação sexual heterossexual), de modo que não é raro muitas pessoas assumirem sua orientação sexual ao se tornarem independentes, ao saírem de casa, ao mudarem de país, enfim. Cabe-nos o questionamento: trata-se de uma mudança de orientação sexual ou uma possibilidade real de viver sua sexualidade em plenitude tão logo que seja possível? E o sujeito também se pode perceber bissexual, o que, necessariamente, não implicaria uma mudança e sim mais uma possibilidade.
Sim, é possível. Se você observar um pouco as notícias de nossa sociedade, verá que muitas revelações estão acontecendo e que causam mudanças visíveis. Estamos atravessando um período de confrontação e isto é bom, pois recicla, renova aquilo que acreditamos. Buscar esclarecer a dúvida é o que faz o ser humano se desenvolver para dentro sendo o que se é, e se desenvolver para fora ao concretizar o bem que acredita.
Nossa sexualidade não é pronta e muito menos fixa. A cultura, nossos valores e crenças influenciam muito, porém eles também se modificam com o tempo. Creio que o mais importante agora é você se focar em como se sente... pois nesse nosso contexto tumultuado e confuso é muito comum que se perceba influenciada por novas estímulos e sentimentos. Um profissional da área pode te ajudar a colocar as ideias no lugar..Sucesso pra você.
Todos devem ter contribuído para minimizar a sua dúvida,mas procure um psicólogo para um atendimento individualizado, ficará mais a vontade para esclarecer aquilo que realmente está te angustiando.
Sim, é possível. O ser humano está em constante formação, e é passível de mudança de acordo com os acontecimentos da vida. A sexualidade também se transforma de acordo com o nosso percurso na vida, os desejos, as fantasias se transformam. Alguma pratica que não lhe parecia interessante antes pode ser interessante agora, ou vice versa. O autoconhecimento ajuda a conhecer e aceitar nossos desejos. Se você tem alguma duvida, ou questão com quem queira falar, procure um psicoterapeuta, que pode lhe ajudar a se entender melhor.
Espero ter ajudado.
Olá. É possível mudar a orientação sexual a qualquer momento na vida do indivíduo.
Devido aos traumas ocasionados na infância com o responsável pelo cuidado da criança, o qual detém a autoridade sobre o modelo familiar.
Os recalques formados durante o desenvolvimento psíquico e emocional da criança, influenciam na formação de sua auto imagem que pode ser destorcida ou não.
Olá...sim a pessoa pode mudar suas preferências sexuais, ou se conhecer melhor e perceber que se sente mais atraído por pessoas do mesmo sexo, por exemplo. Temos alguns casos famosos como, Daniela Mercury e Laerte. Inclusive tem um documentário chamado Laerte-se disponível na Netflix que conta como que essas transformações ocorreram com ele - que agora - veste de mulher e que portanto prefere ser chamado como mulher - ela. É bem interessante e pode ajudar a compreender essa questão um pouco melhor. Abraços
Sim é possível que isso aconteça, entendendo-se que a puberdade é a fase aonde a identidade do indivíduo se estabelece de maneira mais estável. O entendimento de que a sexualidade é dinâmica vem desde Freud.
Os colegas têm minha concordância, questiono o que lhe faz refletir sobre?
Quando nos responsabilizamos pelo olhar do outro a nós com a querencia de sermos aprovados... Meu FREUD!!!!
Embotamos, sabotamos, recalcamos e ... adoecemos.
Quando nos responsabilizamos pela eclosões do que tintila dentro de nós e atuamos, uau!!! Não há regra temporal ou orgânica para sermos os renascentistas do próprio ser.
Conquistar-me em todos os amanheceres ao reler todos os boatos internos, eis a permissão de não sofrer só porque não experienciei, os boatos são verdadeiros ou falsos sendo a minha escolha a libertação para virar mentira ou história.
Não sei o que você está chamando de orientação sexual...caso seja a orientação do desejo sexual por pessoas de um sexo ou outro, sim. É possível ocorrer mudanças, especialmente na adolescência que é uma fase de curiosidades e experimentação em muitos aspectos dentro ainda de um processo de desenvolvimento e maturação sexual. Já se você se refere à identidade de gênero, normalmente os indícios são dados desde a infância. Mas, cabe ressaltar, que as expressões da sexualidade são diversas e amplas e muitas vezes não se encaixam em "rótulos". Caso a pessoa se sinta confusa ou esteja de alguma forma sofrendo em decorrência disso, pode buscar acompanhamento com um/a psicólogo/a.

Especialistas

Claudia Domingues

Claudia Domingues

Psicólogo, Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Rosemery de Miranda Chalão De Castro Lobo

Rosemery de Miranda Chalão De Castro Lobo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Gabriela Silva

Gabriela Silva

Psicanalista

Petrolina

Daiane Delcor

Daiane Delcor

Psicanalista

Valparaiso

Ana Raquel Pereira Marques

Ana Raquel Pereira Marques

Psicanalista, Sexólogo, Psicólogo

Uberlândia

Sibele Pistori

Sibele Pistori

Psicanalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Incongruência de gênero
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.