É possível que o médico detecte traços da anorexia mesmo sem ter exames definidos ?

10 respostas
É possível que o médico detecte traços da anorexia mesmo sem ter exames definidos ?
A anorexia uma vez detectada e é sim detectada por exame clinico é um distúrbio alimentar que requer cuidados de um psicólogo e de um nutricionista. Exames clínicos poderão avaliar a parte nutricional a corrigir mas é a psicoterapia que poderá tirar a pessoa desse quadro. É um atendimento multidisciplinar, o paciente, a família, uma boa anamnese, reabilitação alimentar, históricos e consultas auxiliando todos os que estão em volta. São distúrbios psíquicos muito profundos portanto é indispensável a psicoterapia! Muito cuidado, porque pode levar à morte então deverá ser monitorada por médicos e nutricionistas junto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a anorexia é um distúrbio alimentar, o psicólogo irá fazer avaliações e observações, o diagnóstico pode levar algumas sessões para ser definido. Geralmente pessoas com tendência para a anorexia, tem pensamentos constantes e obsessivos, ansiosos, rejeição de si mesmo e da sua imagem refletida no espelho, mesmo estando a baixo do peso considerado normal.
Sim. O diagnóstico de anorexia é basicamente clínico, levando-se em conta o que é relatado pelo (a) paciente e seus familiares. Isso porque a anorexia têm se feito muito presente entre adolescentes, principalmente mulheres, e neste caso, torna-se importante também escutar a família. Em que pese se tratar de um transtorno alimentar, é eminentemente causado por questões psíquicas e torna-se importante um tratamento psicoterápico de forma a elaborar às questões relativas à cada um.
O diagnóstico de Anorexia é clínico, baseado em uma anamnese (história pregressa) completa e bem feita. Exames nutricionais e deve-se fazer o diagnóstico diferencial com outras patologias que causam perda do apetite. Um abraço.
Concordo com quanto os colegas disseram a respeito da anorexia, geralmente quem percebe que algo não está bem com a gente são os profissionais ou os outros que encontramos de vez enquanto. A família precisa colaborar em casa e fora dela; fazer terapia é necessário para que a doença não se torne irreversível, quanto mais cedo se inicia melhor. Os familiares precisam estar em alerta.
Isso aí, concordo com os colegas que uma boa anamnese ajuda no diagnóstico clínico. Sugiro conversar com um profissional habilitado.
A anorexia dependendo da situação é difícil de se perceber. A pessoa que sofre desse transtorno começa a usar roupas largas para que a família não perceba que ela está emagrecendo, e a própria anoréxica tem a distorção de imagem ao se olhar no espelho se achando sempre gorda, acreditando que tem que emagrecer cada vez mais. O Tratamento é feito em uma clínica especializada, com uma equipe multidisciplinar. Infelizmente quando a anorexia é percebida já é tarde para ser revertida, têm taxa de sobrevida inferior aos de câncer de mama. A família é que deve estar atenta e no primeiro sinal buscar profissionais com especialidade em transtorno alimentar.
Sim. O diagnóstico de anorexia é baseado no relato do cliente e seus familiares, e sua aparência física, sem exames, no olho mesmo. A palavra ´´Anorexia´´ significa perda ou falta de apetite. A pessoa que possui anorexia pode perder peso, porém, precisa de outros sintomas além desse para ser chamada de Anorexia Nervosa.Mas qual a diferença? A anorexia nervosa é considerada um transtorno. Quem possui esse tipo de anorexia se recusa em manter o peso em um nível igual ou acima do mínimo adequado a idade e a estatura. Além disso, tem uma distorção da imagem corporal e um medo intenso de ganhar peso, mesmo estando com o peso abaixo do normal.Esse transtorno gera sérias consequências físicas, como osteoporose, plenitude gástrica, hipotermia, bradicardia, hipotensão, lanugem, edemas e hipoglicemia.Quais são os comportamentos mais comuns? Esconder alimentos, não comer na presença de outras pessoas, usar roupas em excesso... Se você se identificou ou reconheceu alguma pessoa no que foi dito, procure uma ajuda psicológica e psiquiátrica.
Sim, uma entrevista psicológica pode ser o suficiente para aferir os sintomas e constatar o diagnóstico.
Olá! Na maioria dos casos de anorexia, o diagnóstico é realizado por um psicólogo ou psiquiatra, através do relato da pessoa e seus familiares sobre os hábitos, comportamentos, a falta de apetite, a perda de peso recorrente, medo de ganhar peso, a preocupação excessiva com a aparência física e outras questões do cotidiano do indivíduo.
Com o diagnóstico do quadro, o tratamento deve ser realizado em conjunto com outros profissionais: psicólogo, médico e nutricionista.
Minha sugestão para você é buscar o auxílio de um psicólogo para identificar os comportamentos e situações pelos quais vem passando e compreender quais sentimentos e sensações estão lhe ocorrendo para aumentar ou reduzir os episódios de anorexia. Não deixe para depois, cuide-se e seja feliz!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 1
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Rafaela Ribeiro Lucas

Rafaela Ribeiro Lucas

Nutricionista

Porto Alegre

Ludmila Amaral

Ludmila Amaral

Nutricionista

Niterói

Aline Pinder

Aline Pinder

Nutricionista

São Sebastião

Gabriela Moura

Gabriela Moura

Nutricionista

Recife

Suelyn Rebeca Lapinski

Suelyn Rebeca Lapinski

Nutricionista

São José dos Campos

Julia Grassioli

Julia Grassioli

Nutricionista

Chapecó

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Anorexia nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.