É possível que alguém na sua infância e adolescência que tenha passado por episódios de humilhação v

16 respostas
É possível que alguém na sua infância e adolescência que tenha passado por episódios de humilhação verbal, emocional e fisica, possa ter baixa autoestima, baixa autoconfiança na vida adulta e, até mesmo se tornar alguém inseguro, timido e antissocial?
Nesse caso, que tipo de profissional esse alguém pode procurar?
Olá, bom dia. Respondendo a sua dúvida, não só é possível, como essas são exatamente as razões que levam uma pessoa a ser insegura sobre si mesma e a ter baixa autoestima. Quando criança, conhecemos o mundo através de nossos pais. Eles nos orientam através da fala e de exemplos o que é ser bom e o que devemos fazer para sermos aceitos. Através de palavras de incentivo de pais e amigos, vamos moldando nossa personalidade baseado naquilo que entendemos ser bom para ser aceito. Se nessa fase de criança, ao invés de escutarmos palavras encorajadoras, escutamos palavras de humilhação, depreciativas, negativas em relação à nossa pessoa, a tendência é que no lugar da autoestima saudável e da autoconfiança apareça a insegurança, o retraimento social e o estranhamento ao se relacionar com as pessoas no geral. Esse adulto entendeu desde criança que ele "não vale a pena", que é incapaz, ou que não tem nada de bom a oferecer. O psicólogo é o profissional que pode lhe atender para trabalhar essa questão. Em psicoterapia, você terá a oportunidade de trabalhar essas crenças do passado, dando espaço a um novo eu, trabalhando a autoestima e autoconfiança, e assimilando um novo eu cheio de capacidades. A terapia vai lhe ajudar.

A terapia irá propiciar um lugar de escuta e acolhimento para essa dor. Esse é apenas um recorte, outras questões poderão vir á tona. Procure um psicólogo ou psicanalista para que você possa ter um cuidado profissional. Cuide-se. Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 140
Olá! O psicólogo poderá te ajudar. Na infância, nas interações com as pessoas, começamos a construir a nossa autoestima e várias crenças, pensamentos formamos e levamos para a vida adulta como se fossem verdadeiros. Portanto, situações de humilhação, comparações, comentários negativos, agressões de qualquer tipo, afetam nossa autoestima, causando sentimentos de insegurança, baixa autoconfiança, etc... Formamos pensamentos negativos sobre nós mesmos (sou incapaz; nunca consigo nada, etc.) são os pensamentos distorcidos, que em terapia na TCC aprenderá a desconstruir, modificar sua forma de pensar. Procure ajuda para mudar seus pensamentos e comportamentos, tendo melhor qualidade de vida e sendo mais feliz.
Olá, boa tarde. O período da infância e da adolescência pode afetar muito alguém, em diferentes níveis. Dependendo de como a pessoa lidou com essas situações de humilhação, isso pode ter abalado a autoestima dela, levando-a se sentir insegura, tímida, anti-social. Mas isso pode ser trabalhado e transformado em um processo de psicoterapia com um psicólogo, através de reflexões e técnicas. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs!
Oi, como vai? O psicólogo é o profissional mais indicado para atender alguém com estes sintomas, preocupações e sentimentos. De qualquer forma, acredito que todos estes estados da mente são impermanentes e a pessoa, através da psicoterapia, pode adquirir ferramentas novas que lhe ajudarão a sessar o sofrimento. Se este for o seu caso, não perca tempo em buscar a ajuda de um profissional e você vai observar melhoras significativas na sua relação com o outro e consigo mesmo. Bom caminho! Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Olá tudo bem? Assim é possivel sim, tudo oque os pais fazem para seus filhos tanto comportamentos bons como ruins influencia muito no comportamento do filho, um exemplo pais que tóxico aqueles pais que ofedem o filho, descalificando, diminuindo, essa criança será uma criança insegura, não acreditando que ela é capaz, até muitas vezes depressiva, então tudo se repete, a gente deve refletir procurar ajuda psicólogica para não repetir os mesmos erros dos nossos pais com os nosso filhos.
Procure ajuda, pense mais em vc.
Psicóloga Clínica Janaine Gonçalves
Olá, como está? Infelizmente há uma correlação direta entre a maneira como o ser humano foi tratado na adolescência/infância e problemas relacionados a percepção de si próprio na fase adulta. Sugiro que você tente se consultar com um psicólogo ou uma psicóloga para que seja possível entender melhor como esse relação e se dá e partir daí pensar em estratégias para lidar com suas questões da fase adulta. Fique bem. Abraço.
Olá, como você está? Em linhas gerais tudo que acontece com a gente, principalmente na infância e adolescência, tem o potencial de impactar positiva ou negativamente na formação da personalidade e da maneira como encaramos as coisas. Existem diversas formas de lidar com as marcas que o abuso vivido deixou e uma delas é através da Psicoterapia, que é um espaço seguro onde você poderá falar sobre suas dores e traumas e a partir de então dar novos significados para eles.

Procure um profissional e comece a fazer terapia, tenho certeza de que você não vai se arrepender.
Um forte abraço, Taíla Castro.
É totalmente possível e esperado que isso aconteça, mas a boa notícia é que há possibilidades de Tratamento dentro de um processo de Psicoterapia, e quanto antes o fizer, maiores serão as chances de viver com qualidade de vida mais brevemente.
Avalie a possiblidade de fazer Psicoterapia
Olá, sim, tudo isso é muito possível, infelizmente. O ideal seria procurar uma análise e tratar essas questões do passado, mas nem todas as pessoas se adaptam com a abordagem, porém, seria a minha sugestão.

Abraço.
Oie! É possível sim! A infância e adolescência são fases de construção para a vida adulta, as experiências positivas ou negativas vividas durante essas fases refletem na vida adulta. Desta forma, o passado impacta no presente e pode interferir no futuro, podendo comprometer a vida pessoal, profissional e social. O profissional que deve ser procurado é o Psicólogo, a psicoterapia pode ajudar no descobrimento da origem, no entendimento, na melhor forma de lidar com essas questões e no resgate da autoestima e da autoconfiança!
Comumente os sentimentos de insegurança, baixa autoestima, timidez excessiva, entre outros, são bagagens trazidas desde a infância, com relação à maneira que a criança foi criada. O melhor tratamento que indico seria um psicologo com abordagem em TCC, para que possa trabalhar as crenças e pensamentos automáticos disfuncionais dessa pessoa, a fim de que esses sintomas sejam minimizados/alterados ao longo do tempo, através da reestruturação cognitiva.
Olá! Sim, é possível que experiências traumáticas na infância e adolescência, como humilhação verbal, emocional e física, tenham um impacto significativo na autoestima, autoconfiança e habilidades sociais de uma pessoa na vida adulta. Essas experiências podem levar ao desenvolvimento de baixa autoestima, insegurança, timidez e comportamento antissocial. Se você está passando por dificuldades relacionadas a experiências traumáticas passadas e suas consequências na vida adulta, encorajo-o a buscar a ajuda de um profissional de saúde mental. Eles podem fornecer o suporte necessário para ajudá-lo a superar o impacto dessas experiências e desenvolver uma vida mais saudável e satisfatória. Com carinho... Sammy Carralas
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 210
Olá,
Sim, experiências negativas durante a infância e adolescência, como humilhação verbal, emocional e física, podem ter um impacto significativo no desenvolvimento emocional e psicológico de uma pessoa. Esses episódios podem levar à baixa autoestima, baixa autoconfiança, e a comportamentos como insegurança, timidez e tendências antissociais na vida adulta.

Os efeitos de tais traumas podem ser duradouros, influenciando a maneira como a pessoa vê a si mesma e aos outros, e podem afetar a capacidade de formar e manter relacionamentos saudáveis. É comum que esses traumas na infância resultem em padrões de comportamento que podem ser desafiadores de mudar sem ajuda adequada.

Para lidar com esses problemas, os seguintes profissionais podem oferecer suporte efetivo:

1. Psicólogos: Eles podem trabalhar com terapias baseadas em conversas, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que ajuda a reconhecer e mudar padrões de pensamento e comportamento negativos. Outras abordagens, como a terapia de aceitação e compromisso (ACT) ou a terapia focada na compaixão, também podem ser benéficas.

2. Psiquiatras: Se houver necessidade de intervenção médica, como medicamentos para lidar com a depressão, ansiedade ou outros transtornos psicológicos associados, um psiquiatra pode prescrever e gerenciar esses medicamentos.

Para alguém que está considerando buscar ajuda, é importante escolher um profissional com quem se sinta confortável e que acolha as necessidades do paciente.

Espero ter auxiliado.
Um forte abraço.
Olá, Sim, é bastante possível. Essas experiências traumáticas podem ter um impacto duradouro na percepção que a pessoa tem de si mesma e na maneira como interage com os outros.

Um psicólogo pode ajudar a identificar e entender os efeitos desses traumas de infância e adolescência. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é eficaz para trabalhar questões de autoestima e confiança.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, com certeza são experiências que tem forte influência sobre a autoestima, aparecendo também na dificuldade em interagir socialmente. A psicoterapia pode auxiliar bastante no processo de entendimento de origem desses conflitos, na construção de novas formas de enfrentar o que é difícil, possibilitando reflexões com potencial de transformações.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!