É possível que a hemorroida volte, tendo que ser feita outra cirurgia? Sinto uma alteração no ânus,

3 respostas
É possível que a hemorroida volte, tendo que ser feita outra cirurgia? Sinto uma alteração no ânus, e na hora de defecar tenho muita dificuldade e sinto muita dor, as fezes são sempre duras e grossas, Tem um remédio pra amolecer as fezes sem prejudicar?
O hábito intestinal interfere significativamente na chance de recidiva da doença hemorroidária. É importante uma avaliação médica especialista, para que sejam diferenciadas as diferentes doenças anais que causam dor e alterações anais. Muitas vezes, melhorando o aspecto das fezes para que sejam pastosas, sem esforço, é possível que se evite novo procedimento cirúrgico. A ingesta de fibras (20-30g/dia), como farelo de trigo, líquidos (2 l/d), atividade física, usualmente ajudam. Se ainda não forem suficientes, podemos acrescentar Psyllium a dieta e observar a resposta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possivel que a hemorroida “volte”. As hemorroidas são componentes da nossas anatomia normal, e quando um paciente evolui com doença hemorroidária (hemorroidas com sinais e sintomas) e precisa ser submetido a cirurgia, dificilmente todos os mamilos hemorroidários serão excisados de uma vez. Se o paciente, após a cirurgia , mantiver os mesmos hábitos, e continuar precisando realizar muito esforço para defecar, pode evoluir novamente com doença hemorroidária, em um mamilo que não foi retirado, e voltar a ter os mesmos sintomas. Entretanto, outras doenças do ânus e reto precisam ser descartadas também. Para isso, é importante a avaliação do especialista, que também poderá verificar qual a melhor opção de laxativo para cada paciente, sem prejudicar.
As hemorroidas podem voltar sim, principalmente se tiver fezes endurecidas e muito esforço para evacuar.
Os sintomas que você descreveu, de dor e dificuldade, podem ser por uma fissura anal, e não por hemorroidas. Procure um proctologista para ser examinada e para ter o diagnóstico correto. Enquanto isso faça banho de assento com água morna, ingira 2 litros de líquidos por dia, para amolecer as fezes você pode usar lactulona.
Fico à disposição

Especialistas

Paulo de Azeredo Passos Candelaria

Paulo de Azeredo Passos Candelaria

Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Paulo Roberto Ramacciotti Filho

Paulo Roberto Ramacciotti Filho

Coloproctologista, Cirurgião geral

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Jefferson André S. Alves

Jefferson André S. Alves

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Juliana Bezerra Farias

Juliana Bezerra Farias

Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 99 perguntas sobre Cirurgia de hemorroidas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.