É possível que a depressão e ansiedade, juntas, possam fazer uma pessoa se tornar borderline?

3 respostas
É possível que a depressão e ansiedade, juntas, possam fazer uma pessoa se tornar borderline?
Conhece-se relativamente pouco sobre a personalidade borderline, um dos transtornos psiquiátricos de origem e causas mais controvertidos. Mas, como se trata de um transtorno de personalidade, acredita-se que eles não sejam desencadeados por outros transtornos psiquiátricos, mas sejam características da própria personalidade do indivíduo, que se estabelece ao longo da infância, até o início da idade adulta. Porém, pessoas borderline têm maior probabilidade de apresentar ansiedade e depressão e os fatores que desencadeiam ansiedade e depressão podem levar também a uma piora da instabilidade comportamental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não. A formação da personalidade é adquirida através de nossa vivência (criação dos pais e família, relações interpessoais, ambientes de moradia, traumas ...), e existe estudos que relacionam a semelhança do nosso temperamento com alguns familiares. A pessoa com personalidade borderline apresenta sintomas ansiosos e depressivos, e não o contrário.
Olá! Não é possível que ansiedade e depressão deem origem ao Transtorno Personalidade Borderline. É comum que pessoas que tenha o transtorno de personalidade apresentem depressão e ansiedade. O transtorno de Personalidade Borderline tem causas biológicas. (Ex: Temperamento com alta intensidade emocional e instável) e ambientais como por exemplo um ambiente familiar inseguro, abusivo, com ocorrência de traumas, ausência de cuidados e empatia por parte dos cuidadores, cuidadores críticos, punitivos e invalidantes que suprimem as necessidades e sentimentos da criança.

Especialistas

Geraldo Paulino

Geraldo Paulino

Psicólogo

João Pessoa

Bruna da Silva Moreira

Bruna da Silva Moreira

Generalista

Rio do Campo

Isabella Silveira de Almeida

Isabella Silveira de Almeida

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Roberta Muniz

Roberta Muniz

Generalista

Belo Horizonte

João Octávio Celante Da Silva

João Octávio Celante Da Silva

Generalista

Pelotas

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.