É possível que a depressão e ansiedade, juntas, possam fazer uma pessoa se tornar borderline?
3
respostas
É possível que a depressão e ansiedade, juntas, possam fazer uma pessoa se tornar borderline?
Conhece-se relativamente pouco sobre a personalidade borderline, um dos transtornos psiquiátricos de origem e causas mais controvertidos. Mas, como se trata de um transtorno de personalidade, acredita-se que eles não sejam desencadeados por outros transtornos psiquiátricos, mas sejam características da própria personalidade do indivíduo, que se estabelece ao longo da infância, até o início da idade adulta. Porém, pessoas borderline têm maior probabilidade de apresentar ansiedade e depressão e os fatores que desencadeiam ansiedade e depressão podem levar também a uma piora da instabilidade comportamental.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não. A formação da personalidade é adquirida através de nossa vivência (criação dos pais e família, relações interpessoais, ambientes de moradia, traumas ...), e existe estudos que relacionam a semelhança do nosso temperamento com alguns familiares. A pessoa com personalidade borderline apresenta sintomas ansiosos e depressivos, e não o contrário.
Olá! Não é possível que ansiedade e depressão deem origem ao Transtorno Personalidade Borderline. É comum que pessoas que tenha o transtorno de personalidade apresentem depressão e ansiedade. O transtorno de Personalidade Borderline tem causas biológicas. (Ex: Temperamento com alta intensidade emocional e instável) e ambientais como por exemplo um ambiente familiar inseguro, abusivo, com ocorrência de traumas, ausência de cuidados e empatia por parte dos cuidadores, cuidadores críticos, punitivos e invalidantes que suprimem as necessidades e sentimentos da criança.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quais as diferenças do desenvolvimento neurológico do indivíduo neuroatípico?
- O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) tem cura?
- Quais as semelhanças e diferenças entre TPB e narcisismo?
- Como apoiar uma pessoa com Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)?
- Quais as características neuropsicológicas das pessoas com Transtorno da personalidade Borderline ( Limítrofe)?
- É verdade que o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) pode ser “hereditário”?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) durante a infância e adolescência?
- Como se manifesta o transtorno de personalidade borderline?
- Gostaria de saber quais são os sinais psicológicos/comportamentais de uma pessoa com Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)?
- O que acontece se uma pessoa não trata o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.