É possível numa única cirurgia retirar a vesícula e também hernia umbilical?

4 respostas
É possível numa única cirurgia retirar a vesícula e também hernia umbilical?
Sim, por sinal operei uma ontem assim. Isso porque são duas cirurgias compatíveis de se fazer. A cirurgia da retirada da vesícula (colecistectomia) deve ser feita preferencialmente por vídeo (laparoscopia) porque permite retorno mais rápido ao trabalho, é mais estética, tem menos dor e inflamação pós-operatória. Por outro lado, a hérnia umbilical é um furo no abdome que arrisca que as estruturas de dentro do abdome queiram sair por ele, pondendo ficar trancadas. Por isso a razão da cirurgia que é para fechar esse furo. Daí é importante fazer a avaliação direitinho para ver se o paciente não tem outras doenças e ajeitá-las da melhor maneira antes da cirurgia. A hérnia pode ser só uma hérnia ou pode estar avisando que tem outra coisa aumentando a pressão dentro do abdome e repercutindo numa hérnia ex. cisto de ovário, próstata aumentada, pólipo no intestino, tumor no cólon, tumor no fígado etc. Consulte um cirurgião experiente , isso faz a diferença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, na grande maioria das vezes os pacientes que possuem hérnia umbilical e tem indicação de retirada da vesícula terão as duas cirurgias feitas em um procedimento só. Isso porque a cirurgia da vesícula é realizada por vídeo e o corte feito para acessar o abdome com a microcâmera é justamente no umbigo. A correção da hérnia é feita após a retirada da vesícula, ao fecharmos esse acesso. Certifique-se com seu cirurgião sobre o seu caso!
Não há problemas em se fazer as cirurgias na mesma anestesia, mas como a cirurgia de vesícula é potencialmente contaminada, não sou a favor de se colocar tela, na hérnia, pois pode infectar, aí deve ser realizada cirurgia em 2 momentos diferentes. À disposição!
Sim, o acesso umbilical (incisão para passagem da Ótica de videocirurgia) para cirurgia de vesícula já é feito na região da hérnia. Assim ao final da cirurgia de retirada da vesícula a hérnia umbilical pode ser corrigida.
Esses dois procedimentos são realizados normalmente em conjunto por boa parte dos cirurgiões.

Especialistas

Ivelise Regina Canito Brasil

Ivelise Regina Canito Brasil

Cirurgião geral

Fortaleza

Fabio Freitas

Fabio Freitas

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

Imperatriz

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

JOAO FRANCISCO DE SOUZA

JOAO FRANCISCO DE SOUZA

Cirurgião geral, Médico clínico geral

Mafra

Rafael Faversani De Araújo

Rafael Faversani De Araújo

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Bandeirantes

Diego Baldissera

Diego Baldissera

Cirurgião geral, Endoscopista

Lajeado

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1553 perguntas sobre Hérnia Umbilical
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.