É possível na adolescência uma depressão ser diagnosticada como um transtorno borderline? Quais as

3 respostas
É possível na adolescência uma depressão ser diagnosticada como um transtorno borderline? Quais as consequências?
O Transtorno de Personalidade Borderline é um quadro diferente de um episódio depressivo simples.

O TPB costuma ser diagnosticado no início da vida adulta e diz respeito a um padrão de relações interpessoais intensas e instáveis, marcadas por instabilidade também na maneira de enxergar o outro, e por comportamentos que visem evitar um abandono, seja este abandono real ou imaginário.

Esses pacientes costumam ser muito impulsivos, em diferentes áreas como sexo, drogas, é frequentemente têm comportamentos de automutilação. São pacientes com uma instabilidade afetiva marcada, e grande dificuldade em controlar emoções de raiva.

Uma vez que a adolescência é um período muito delicado na vida do indivíduo, e que alguns comportamentos típicos do TPB podem de alguma maneira ser validados pelo ambiente social do adolescente, é uma suspeita diagnostica a ser feita com muito cuidado, é sempre mantendo a atenção à possibilidade de um quadro depressivo, depressao bipolar e outros quadros

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode haver uma certa confusão entre os dois diagnósticos, pois há uma sobreposição de alguns sintomas. No entanto, o transtorno borderline é caracterizado como um transtorno de personalidade, onde podem se apresentar sintomas depressivos. Alguns casos os 2 diagnósticos podem ser feitos juntos (de fato, indivíduos que apresentam transtorno de personalidade borderline são mais vulneráveis a desenvolver outros diagnosticos, entre eles o transtorno depressivo maior). Em alguns casos é possível fazer também o diagnóstico de Transtorno borderline ainda na adolescência, dependendo da história clinica com suas características e intensidades forem bem compatíveis.
Pacientes que apresentam ambos os diagnósticos podem apresentar uma dificuldade maior para alcançarem a remissão com o tratamento, mas o prognóstico dependerá de varios outros fatores, podendo ser bastante favorável no caso de uma boa adesão (do paciente e dos familiares) ao tto farmacológico e psicoterápico, com bons profissionais.
Boa tarde! Na adolescência, segunda a literatura e à luz da psiquiatria atual, não podemos diagnosticar um transtorno de personalidade. Primeiro, o adolescente ainda está a formar sua personalidade de acordo com os fatores epigéneticos e vivências em seu entorno. O momento de sofrimento deve ser bem avaliado, devido a fase delicada que é a adolescência.

Especialistas

Michele Rossato

Michele Rossato

Psiquiatra, Dermatologista, Especialista em medicina estética

Aracaju

Gustavo Pereira Nakamiti

Gustavo Pereira Nakamiti

Psiquiatra

Assis

Fabio Molina Fernandes Silva

Fabio Molina Fernandes Silva

Psiquiatra

Assis

Daniele Leão

Daniele Leão

Terapeuta complementar

Salto

Juliana Dantas

Juliana Dantas

Psiquiatra

Campinas

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Depressão na infância e adolescência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.