É possível identificar quando um caso de transtorno bipolar é causado por fatores ambientais ou gené
3
respostas
É possível identificar quando um caso de transtorno bipolar é causado por fatores ambientais ou genético?
Não é possível. O componente genético no transtorno bipolar (TAB) é comprovado, mas não tem como determinar, em casos individuais, o quanto foi contribuição genética e o quanto foi contribuição ambiental. A contribuição genética (ou seja, a predisposição biológica) precisa sempre estar presente, mas o quanto a contribuição ambiental está presente, deve ser muito variável. Às vezes, não se consegue encontrar nenhum estresse de origem ambiental que possa ter desencadeado um episódio.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Atualmente não existe qualquer método diagnóstico e nenhum médico tão habilidoso que consiga colocar em proporções exatas a contribuição de fatores ambientais e de fatores genéticos neste transtorno. Lembrando ainda que existem, além destes, os fatores biológicos não-hereditários. Sabe-se "unicamente" que este é um transtorno mental multifatorial. Vale lembrar que os fatores ambientais podem servir de ignitores ou iniciadores da doença, em que pese nem sempre isso acontecer...
Olá! A constituição de nossa personalidade e de nossa vida emocional como um todo é formada a partir de elementos genéticos e ambientais. Tanto a nossa saúde mental, como os transtornos e sofrimentos, são resultado da interação destes fatores. Então não é possível saber, exatamente, o que gerou um transtorno bipolar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- O que posso fazer para prevenir um episódio de Transtorno Bipolar?
- Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?
- Como posso me ajudar se eu for diagnosticada com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- É verdade que uma pessoa para ser diagnosticada com o Transtorno Afetivo (TAB), ela tem que passar por um período de mania ou hipomania?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.