É possível ficar vários minutos sem pensar em nada? Quais beneficio se for possível?

16 respostas
É possível ficar vários minutos sem pensar em nada? Quais beneficio se for possível?
Não pensar em nada por muito tempo é uma tarefa muito difícil, talvez até impossível, entretanto, é possível você desenvolver habilidade de se permanecer atento ao momento presente, se abstendo de julgamento e reconhecendo seus pensamentos sem que eles prejudiquem sua experiência. Essa prática é chamada de mindfulness, ou atenção plena em português, sua origem vem de práticas budistas de meditação. Essa prática tem como beneficio o desenvolvimento de um controle atencional para seus pensamentos, comportamentos e sentimentos, habilidade de experienciar o momento presente livre de julgamentos, maior bem-estar e qualidade de vida, redução do estresse, ansiedade, autocritica. Importante observar, mindfulness, não é uma prática milagrosa, é uma habilidade que você desenvolve com tentativa e persistência, não dá resultado de uma horá para outra, para você perceber mudanças significativas é necessária uma prática constante.

Nosso cérebro descansa pensando. Não pensar em nada em geral pode ser procurado para limpara a mente como uma medição ou mindfulness. Isso é interessante para diversos transtornos, mas pense assim: Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível depressão e/ou ansiedade que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
A mente é mesmo muito forte, não é mesmo? Não é possível ficar muito tempo sem pensar ou sentir nada; logo a mente já nos envia uma preocupação, reclamação ou algo deste tipo. Quando meditamos, conseguimos focar a mente em algo virtuoso ou neutro (respiração) e ela fica estável e serena por um tempo. Essa sensação pode ser levada para os próximos momentos do dia. Quando meditamos com frequência, conseguimos desapegar de pensamentos e emoções que nos causam sofrimento. Acho que é disso que você está perguntando não é? Você tem interesse em aprender a meditar? Ministro programas de mindfulness/atenção plena. Qualquer dúvida, favor entrar em contato. Obrigada.
Olá! Aprenda a fazer meditação. Mas enquanto for viva e saudável, seu cérebro funciona e os pensamentos existem. Saiba utilizar com sabedoria.
Olá! Não acredito ser possível não pensar nada. O cérebro sempre vai estar atento.Inclusive, quando acreditamos “que não estamos pensando em nada”, isso é já um pensamento.
Olá, tudo joia? A resposta é não. Os pensamentos fazem parte do funcionamento do nosso cérebro, enquanto estivermos acordados processando informações eles estarão presentes. Porém, uma boa forma de aprender a lidar com eles é a meditação e mindfulness, praticas que auxiliam a lidar com os pensamentos, não fugir deles. Caso sinta dificuldade, sugiro que procure um Psicólogo que possa te ajudar.
Olá! Acredito que impossível. Somente não consegue pensar em nada, quem está morto. Nosso cérebro avalia, compara, resolve e julga... e a função de pensarmos tudo isso é pela sobrevivência. Se nossos antepassados não conseguissem avaliar, resolver situações lá no passado, com certeza não estaríamos por aqui.
Caso esteja lidando com pensamentos e sentimentos muito difíceis, a psicoterapia pode te ensinar outros maneiras de se relacionar com o que acontece dentro da sua pele. Pense nisso e se cuide!
Bom dia, tudo bem?
Sim, é possível sim. Isso pode ocorrer em vários estados mentais, incluindo pela indução por exemplo com meditação.
Alguns benefícios incluem melhor capacidade de foco e concentração, alívio da ansiedade, etc.
Grande abraço, espero ter te ajudado.
Olá, bom dia! O cérebro é um órgão complexo que está continuamente ativo em diferentes regiões e, até onde se sabe, nunca para de produzir pensamentos - mesmo quando você não está consciente disso. Entretanto, como citado por alguns colegas, as práticas contemplativas regulares (ex.: meditação) podem auxiliar a reduzir o fluxo de pensamentos significativamente.
Não é possível não pensar em nada. É possível se concentrar em algo e permanecer concentrado por algum tempo. Mesmo assim, é comum ter distrações que interrompem a concentração. O importante é conseguir perceber as distrações e voltar a concentração para o momento presente. Esse é o objetivo da prática de atenção plena ou meditação, estar focado no momento presente.
Há inúmeros benefícios como, regulação emocional, redução dos sintomas de ansiedade e depressão, melhora da atenção e concentração, redução do estresse, melhora do sono, dentre outros.
Não é possível,porém durante o dia nossa mente divaga em estados hipnóticos naturais que dá sensação similar a se "desconectar" por alguns segundos do ambiente e pensamentos! O mais importante de sua pergunta é,por qual motivo acredita ser benéfico ficar sem pensar? O que seus pensamentos lhe causam? Busque por psicoterapia!
Boa tarde. A mente humana é naturalmente ativa e tende a produzir pensamentos constantemente. No entanto é possível alcançar estados de maior quietude mental através de práticas de relaxamento, meditação e mindfulness. Quando conseguimos reduzir a atividade mental, podemos haver vários benefícios, como a redução do estresse, a melhora do foco e da concentração, aumento da clareza mental, melhora do sono e aumento da criatividade. É importante lembrar que a quietude mental não significa eliminar completamente os pensamentos, mas sim criar um espaço de calma e presença consciente em meio à atividade mental. Espero ter sido o bastante clara e resto à disposição para mais informações, caso seja necessário.

Olá
Não pensar em nada é impossível. Não conseguimos silenciar a mente completamente. O que podemos aprender são técnicas para focar no momento presente. Recomendo que você busque sobre mindfulness. inclusive, sou especialmente nessa área. Caso tenha interesse em conversarmos, estou à disposição.
O pensar em nada pode ser chamado de meditação. Essa técnica pode ser utilizada para tratamentos como a ansiedade, trazendo muitos benefícios. Mas lembro que é algo que deve ser bastante treinado pois não é simples.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 270
Olá!
Não. Nós pensamos o tempo todo, inclusive dormindo. O que acontece é que nós não nos apropriamos desses pensamentos, não conseguimos identificar e entender o que estamos pensando, por uma série de razões possíveis, por exemplo:
- estar com muitos pensamentos ao mesmo tempo, tanto que não se consegue identificar um deles, como por exemplo em casos de ansiedade;
- estar com um quadro mais lentificado e com menos energia, como em situações depressivas, em que fica mais difícil identificar o que está acontecendo e a sensação pode ser de vazio;
- em situações de concentração em alguma coisa, ainda que seja em uma paisagem ou em uma televisão/vídeo game/atividade física/música;
Dentre diversas outras.
Mas sim, sempre estamos pensando em algo.
Espero ter ajudado.
É uma questão interessante e muitas pessoas se perguntam sobre a possibilidade de ficar vários minutos sem pensar em nada. Na prática, a mente humana está constantemente ativa e gerar um estado de completa ausência de pensamentos por um período prolongado pode ser desafiador para a maioria das pessoas.
Considerações Sobre o Estado de "Mente Vazia"
A ideia de não pensar em nada está frequentemente associada a práticas meditativas. Enquanto é difícil alcançar uma mente completamente vazia, muitos relatam a experiência de reduzir significativamente a atividade mental através de técnicas de meditação e mindfulness.
Benefícios Relatados
Pesquisas indicam que práticas que promovem um estado de calma mental podem trazer vários benefícios, tais como:
Redução do Estresse e da Ansiedade: Momentos de calma mental podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
Aumento da Concentração e Foco: Reduzir a atividade mental pode melhorar a capacidade de concentração e foco nas tarefas diárias.
Bem-Estar Emocional: Pessoas que praticam técnicas de relaxamento frequentemente relatam uma melhoria no bem-estar emocional e uma sensação de paz interior.
Se quiser explorar mais sobre esse tópico ou discutir como isso pode se aplicar à sua vida, estou à disposição para ajudar. Marque uma consulta para que possamos conversar em mais detalhes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!