É possível ficar curado do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?
9
respostas
É possível ficar curado do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?
Há quem defenda que o TDAH seja efeito de um subdesenvolvimento neuro-encefálico, mais especificamente do córtex frontal. De acordo com esses especialistas, o TDAH poderia ser "curado" com o desenvolvimento dessa região cerebral por meio de estímulos pedagógicos que visam esse objetivo de desenvolvimento cognitivo, e não por meio de medicamentos. A psicoterapia teria por função cuidar de fatores emocionais que poderiam ter acarretado tal subdesenvolvimento. Sabemos que fatores emocionais interferem para o bloqueio ou estimulação do desenvolvimento cognitivo, e no caso do TDAH temos uma grande dificuldade de planejamento e execução de ações, além de níveis altos de hiperatividade e deficit de atenção, tal qual nos distúrbios de ansiedade. Espero ter ajudado. Estou à disposição! Abraços!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Nem todos aqueles com TDAH na infância mantém critérios ou dificuldades relacionadas na adolescência ou maioridade, o que poderia ser considerado uma cura. No entanto, vale lembrar que, sendo considerado um distúrbio do neurodesenvolvimento, a melhora do TDAH depende de maturação adequada e plasticidade do sistema nervoso.
Cura não seria o termo mais adequado para essas condições, mesmo porque tratam-se de transtornos do funcionamento mental e comportamental, mas não exatamente uma doença; como respondido por colega anteriormente, muitas das crianças e adolescentes podem evoluir com redução dos sintomas até chegar a idade adulta; porém, cuidar de tudo aquilo que esteja gerando sofrimento ou prejuízos ao indivíduo, em qualquer idade, é algo que se faz justo e necessário. Neste caso, medicação bem orientada ao caso, suporte pedagógico e psicológico aqueles que manifestam essa síndrome, bem como a família e aliados, podem trazer muito mais qualidade de vida e ganho de funcionamento global.
Também faz-se acima de tudo necessário uma investigação diagnóstica e de possíveis transtornos que possam vir juntos, tais como os de ansiedade, de humor e de controle de impulsos.
Também faz-se acima de tudo necessário uma investigação diagnóstica e de possíveis transtornos que possam vir juntos, tais como os de ansiedade, de humor e de controle de impulsos.
A Neuropsicologia pode ajudar no tratamento e na "cura" do TDAH. Usamos aspas pois como disse o colega acima, existem fatores relacionados ao desenvolvimento cerebral que podem ser estimulados, trazendo excelentes resultados!
A psicoterapia vai ajudar mais ainda na fase da adolescencia e fase adulta, para que este jovem já controlado e desenvolvido, aprenda a lidar com essa ansiedade e que tenha uma vida confortável!
A psicoterapia vai ajudar mais ainda na fase da adolescencia e fase adulta, para que este jovem já controlado e desenvolvido, aprenda a lidar com essa ansiedade e que tenha uma vida confortável!
TDAH não tem cura, mas tem tratamento. Para tratar o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são utilizados psicoterapia, psicopedagogia (crianças) e medicamentos estimulantes e antidepressivos.
A combinação medicação e terapia é geralmente melhor.
Grande abraço,
Josué Wesley
A combinação medicação e terapia é geralmente melhor.
Grande abraço,
Josué Wesley
Olá bom dia. Além de considerar o que disseram os profissionais acima, você buscar muitas informações úteis sobre o TDAH no site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA).
A possível “cura” está na plasticidade cerebral e na maturidade. Contrário a isso, necessário ser medicado por um psiquiatra com acompanhamento por psicólogos da Terapia Cognitivo-Comportamental, indicado pela OMS como tratamento de primeira escolha
Boa tarde! É possível obter melhor qualidade de vida, possuindo TDAH, quando inserido em um acompanhamento Psicológico (Psicóloga - independe da abordagem) e, à depender do caso, concomitante com o tratamento medicamentoso (médico Psiquiatra).
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Olá! Se estivermos falando de um diagnóstico preciso, que foi bem investigado e elaborado, acredito que possa haver uma redução dos sintomas, mas não o desaparecimento total destes, pois é importante considerar que esses aspectos fazem parte da singularidade da pessoa. A psicoterapia pode ser uma grande aliada nesses casos por promover um autoconhecimento, e consequentemente auxiliar com que a pessoa consiga lidar melhor com esses sintomas que configuram o TDAH.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, minha filha tem 4 anos, mudou de cmei a uns 4 meses. Em outros cmeis sempre tivemos elogios dela, porém agora a professora nos informou que ela está com muita sonolência e não quer participar das atividades, fica deitada na mesa ou pede para ficar sentada. Vez ou outra participa,porém não foca,…
- Minha filha tem 9 anos e disse q gosta de fica sozinha as vezes isso é normal? E tb já teve uma crise qundo a colega n quis falar com ela ela se arranhou isso é normal?
- Eu tenho um diagnóstico de TDAH, porém, agora estão suspeitando de TAB, e pode ser que tenha mais se um transtorno associado, logo, as medicações podem não surtir o efeito que se espera, por não poder misturar estabilizadores com psicoestimulantes, O que devo fazer?
- Para os especialistas em psiquiatria tem como dá o diagnóstico na primeira consulta? Tenho suspeita de ter TDAH.
- Minha filha é deficiente intelectual desde o nascimento teve um a hipóxia falta de oxigenação no cérebro, se desenvolveu com atraso cognitivo em relação as outras crianças, hoje tem 22 anos é bem funcional estuda de forma online e independente, mas percebi que ela assiste duas series e sempre repete…
- Tenho 38 anos e fui diagnosticada com TDAH há 2 meses. Iniciei Fluoxetina e Atentah há 2 meses. O Atentah comecei tomando quarenta.mg e passei a tomar oitenta.mg faz umas 3 semanas. Fluoxetina eu tomo quarenta.mg por dia Ontem e hj ando sentindo uma tristeza imensa e uma agonia mto forte no peito. Chorei…
- Oi tô tomando ritalina e tô com muita dor de dente e dor de cabeça posso tomar dipirona
- Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?
- Meu filho tem 3anos é está apresentando agressividade no colégio,que bater quando tomando os brinquedos da criança,o que devo faze?
- É verdade que pessoas com ansiedade tem hiperfoco?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.