É possível estar diabético mesmo que a glicemia capilar esteja normal?

4 respostas
É possível estar diabético mesmo que a glicemia capilar esteja normal?
Olá tudo bem?

Sim é possível ser diabético mesmo com glicemia capilar normal por dois principais motivos:
1- A glicemia capilar pode ser diferente em até 10 a 20% do valor da glicemia sanguínea, portanto uma glicemia capilar de 100 pode ser na verdade uma glicemia sanguínea de 120
2- O diagnóstico de diabetes pode também ser definido pela Hemoglobina Glicada. Este exame reflete a média da glicose nos últimos 3 a 4 meses. Dessa forma, uma glicemia capilar pode estar "normal" naquele exato momento, mas ao longo de 3 a 4 meses a Hemoglobina Glicada pode detectar glicemias alteradas

Dessa forma, para diagnosticar ou não Diabetes Mellitus, importante buscar ajuda de um endocrinologista para coletar os exames de sangues corretos.

Att, Dr Pedro Franco
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta endocrinologia e metabologia - R$ 520
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível estar diabético mesmo que a glicemia capilar esteja normal em alguns momentos. A glicemia capilar, que é medida através do exame de sangue obtido de uma picada no dedo, pode mostrar resultados dentro dos limites normais em certos momentos do dia, especialmente se a pessoa tiver feito uma refeição saudável ou praticado exercícios físicos recentemente.

No entanto, o diagnóstico de diabetes não é feito apenas com base em uma única medição de glicemia capilar. Para um diagnóstico adequado, é necessário considerar o histórico médico completo, resultados de testes de glicemia em diferentes horários, exames laboratoriais adicionais (como teste de hemoglobina glicada) e outros fatores clínicos relevantes.

Existem diferentes tipos de diabetes, e algumas formas podem ser mais difíceis de serem detectadas com base apenas na glicemia capilar. Portanto, se você tiver dúvidas sobre seu estado de saúde, é essencial consultar um médico para uma avaliação abrangente e precisa.
Att, Dra Melissa Zakia
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Sim, a glicemia não é validada (ao menos que acima de 200 + sintomas).

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Sim, é possível, principalmente porque você pode estar medindo a glicemia capilar em momentos do dia que ela está controlada, deixando passar outros momentos em que ela pode não estar. A disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.