É possível curar uma insônia de causa psicológica sem remédios, e apenas com bons hábitos de higiene

11 respostas
É possível curar uma insônia de causa psicológica sem remédios, e apenas com bons hábitos de higiene do sono, quais são a dicas de vocês médicos ?
Entre as medidas de higiene do sono podemos citar: avaliar as condições do quarto de dormir em relação a, por exemplo, ruídos, conforto, temperatura e organização; ter um horário regular para deitar e levantar; não permanecer na cama durante o dia; realização de exercícios físicos, evitando até 4 horas antes de deitar; não ingerir álcool; não ingerir estimulantes até 4 horas de antes de deitar como chá preto, café, bebidas a base de cola, cigarro; evitar ingerir líquidos em excesso antes de dormir.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim é possível, com tudo se a insônia é de causa psicológica deveria fazer terapia e não pensar em remédios.
A higiene do sono e um acompanhamento terapêutico vai te ajudar muitíssimo. Tenha fé que vai da tudo certo . Remédios para dormir devem ser usados em último caso.
Tente também manter bons hábitos alimentares e comportamentais como praticar alguma atividade física vai te ajudar muito .

Espero ter ajudado
Psicóloga Sayonara Machado
A principal dica é higiene do sono: dormir e acordar em um mesmo horário com 8horas de sono; evitar estimulantes e café a noite; fazer atividade física de manhã; quarto calmo e escuro, sem barulhos ou eletrônicos ligados; tomar um banho mais morno à noite; evitar comer muito à noite; evitar comer e deitar logo em seguida; evitar uso de celular e outros eletrônicos à noite. Abraço e boa noite.
Bom dia. Antes de tudo é necessário fazeres um adequado diagnóstico para saber se o que tens é realmente insônia de causa psicológica. Procure um médico para fazer um check-up de saúde e um psicólogo para fazer uma avaliação.

Se a causa da insônia for de origem psicológica, deverá ser tratada com psicoterapia.
Se a causa for um problema físico de saúde, deverá ser tratada por um médico.
Se a causa forem hábitos de vida inadequados, poderás tratar com estratégias comportamentais de higiene do sono (basta procurares por "higiene do sono" na internet para obteres informações).

Em resumo, precisas antes de tudo de um adequado diagnóstico.

Estimo melhoras.
Atenciosamente.
Como já foi dito por alguns colegas novos hábitos alimentares, atividade física é terapia ajudam e muito em casos de insônia. Outra frente de trabalho para entender a origem desta insônia e contribuir para a melhoria é através da hipnose.
Para melhorar de um problema de insônia de cunho emocional a melhor coisa a se fazer é buscar terapia. Vários problemas do dia a dia podem nos tirar o sono: medos, angustias, preocupações no trabalho, preocupações com os relacionamentos, estresse, enfim. E essas questões poderão ser trabalhadas durante a terapia com um psicólogo. Algumas vezes não precisa tomar medicação, apenas o acompanhamento com o psicólogo dá conta, mas algumas vezes é preciso também uma consulta com o psiquiatra, depende do caso. Procure um psicólogo e faça uma consulta, ele fará o encaminhamento se for o caso. Boa sorte!
Olá, como podemos ver existem várias áreas envolvidas para o tratamento da insônia. Alguns melhoram com simples dicas sobre higiene do sono, e outros necessitam de tratamento com profissional.

O principal tratamento sem medicamentos comprovado para transtorno de insônia crônica é a terapia cognitivo comportamental. Consiste em técnicas específicas que levam ao conhecimento do padrão da insônia e, a partir daí, mudanças nas crenças e comportamentos relacionados ao sono.

Dicas para dormir melhor surgem efeitos em casos leves e esporádicos, se você tem um transtorno de insônia diagnosticado vale a pena procurar um especialista. Abraços, durma bem.
É possível sim, sobretudo ao associar bons hábitos de higiene do sono com terapia emdr. Nesta abordagem dessensibilizaremos os gatilhos de estresse fazendo com que seu cérebro não continue a responder automaticamente com o estado de vigília durante a noite.
Fazer mudanças no estilo de vida, hábitos como acordar na mesma hora todos os dias, evitar cochilos durante o dia costumam melhorar a vida de adultos com insônia crônica. Buscar tratar as causas, discutir com seu médico às possibilidades da apneia do sono, se caso existir o sintoma do ronco quando dormi. Havendo o sintoma aumenta os riscos doenças cardíacas, problemas de Humor e memória, entre outros.
A prática de esportes, caminhada e meditação ajuda no equilíbrio do sono.
A Psicoterapia na abordagem Cognitiva Comportamental, trabalha no foco do problema emocional, alguns distúrbios mentais como a depressão e outros, provocam o sintoma dá Insônia.
Se as causas forem psicológicas existem grandes chances de uma boa terapia lhe ajudar, ou seja, sem medicamentos, acho válido você agendar uma avaliação com seu profissional de confiança.
Sim é possível, com tudo se a insônia é de causa psicológica deveria fazer terapia e não pensar em remédios. A higiene do sono e um acompanhamento terapêutico vai te ajudar muitíssimo. Tenha fé que vai da tudo certo.

Especialistas

Fabrício Rodrigues Mateus

Fabrício Rodrigues Mateus

Médico de família

Cuiabá

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 221 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.