É possível começar o desmame do antidepressivo em caso de melhoras do sintomas, mesmo com apenas 3 m

2 respostas
É possível começar o desmame do antidepressivo em caso de melhoras do sintomas, mesmo com apenas 3 meses de uso? Com meditação e terapia e escitalopram, Minha ansiedade melhorou muito, consigo perceber os sintomas e controlar, mas em compensação, estou com apatia. Não tenho o mesmo prazer em coisas que adoro fazer. Me sinto no automático e neutro. Isso é muito ruim, pois nao consigo me sentir feliz com nada e me tornei uma pessoa fria. Por isso o desejo de parar a medicação.
A pessoa mais indicada para avaliar o seu caso é o seu psiquiatra. Ele é o profissional que deverá contrabalancear os benefícios e riscos de parar a medicação antes do período previsto e compartilhar essa decisão com você.

Pelas diretrizes, o tratamento da ansiedade é, depois de atendido a remissão dos sintomas, continuar com medicação no mínimo de 6 meses a 1 ano, pois se interromper o tratamento antes desse período há grandes chances do transtorno retornar e com sintomas diversos ou até mais intensos.

Ou seja, essa é uma decisão compartilhada entre você e seu médico, sabendo dos riscos de cada opção de decisão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível iniciar o processo de desmame do antidepressivo em caso de melhora dos sintomas, mesmo após três meses de uso. No entanto, é importante que esse processo seja feito de forma gradual e com acompanhamento médico, para evitar efeitos colaterais e garantir que a retirada do medicamento seja segura.

A apatia e a falta de prazer em atividades que antes eram prazerosas são sintomas comuns em pessoas que utilizam antidepressivos por um longo período. Esses efeitos colaterais podem afetar significativamente a qualidade de vida e o bem-estar emocional.

Antes de tomar qualquer decisão sobre o desmame do antidepressivo, é importante conversar com o seu médico e relatar os sintomas que você está sentindo. Se for necessário, o médico pode avaliar a possibilidade de ajustar a dose do medicamento ou trocá-lo por outro que possa ser mais adequado para o seu caso.

Além disso, é importante lembrar que a meditação e a terapia podem ser uma ótima forma de complementar o tratamento da ansiedade e da depressão, mas não devem substituir o uso de medicamentos sem orientação médica.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.