É possível anismo em crianças?meu filho tem dois anos e oito meses ele fica até tres dias tentando

3 respostas
É possível anismo em crianças?meu filho tem dois anos e oito meses ele fica até tres dias tentando defecar,é muito doloroso,e ele só consegue com auxilio ,pediatra passou tratamento e e dieta,porém em dois meses tratando não houve melhora alguma
Seu filho apresenta constipação intestinal por inabilidade para evacuar. A Fisioterapia Pélvica ajuda muito nesses casos, pois usa o biofeedback emg com gráficos lúdicos com imagens de balões, aviões, fadas etc, para treinar a consciência corporal e tratar crianças com disfunções pélvicas. Vale a pena ter um pouco mais de paciência com a Fisioterapia e também rever alimentação, ingesta de líquido (água) , posturas e ambiente no momento da evacuação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como foi dito acima, nessa idade o mecanismo de continência ainda não foi completamente estabelecido e a criança pode estar estabelecendo hábitos inadequados que vão influenciar negativamente no processo de defecação. Em caso de anismo, este se dá pela incoordenação dos músculos do assoalho pélvico, ou seja, o músculo fica mais tenso na hora que é pra ele relaxar, dificultando a saída das fezes, gerando a queixa de dor, contudo é necessário um diagnóstico médico para identificar essa alteração. A Fisioterapia pode servir como ferramenta para melhorar este processo por meio de terapia comportamental e/ou outros recursos que vão ser determinados de acordo com a avaliação do profissional.
O mais comum nas crianças é alteração do hábito intestinal por conta da dieta. Nessa idade, eles ainda estão aprendendo o mecanismo de continência, o que é ter vontade de evacuar e como fazer para relaxar o ânus e liberá-lo nos momentos oportunos. O diagnóstico de anismus requer o exame de manometria, que exige um entendimento por parte do paciente das orientações recebidas, portanto não adequado para crianças pequenas.

Especialistas

Raíssa Reis De Carvalho

Raíssa Reis De Carvalho

Coloproctologista, Cirurgião geral

Belo Horizonte

Renata T. Borges

Renata T. Borges

Fisioterapeuta

Rio Das Ostras

Marilia dos Santos Fernandes

Marilia dos Santos Fernandes

Coloproctologista, Cirurgião geral

São Paulo

Arthur Garcia

Arthur Garcia

Coloproctologista, Cirurgião geral

Florianópolis

Camila Souto

Camila Souto

Coloproctologista

Recife

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 27 perguntas sobre Anismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.