É possível alguém ter um surto psicótico do nada? Isto é, ela está bem em todos os âmbitos da sua vi

17 respostas
É possível alguém ter um surto psicótico do nada? Isto é, ela está bem em todos os âmbitos da sua vida, sem nenhuma alteração de humor ao longo dos dias, nenhuma queixa. É possível que a questão genética seja tão forte assim?
A resposta do colega Fhillipy foi ótima!
Também acho bem pouco provável que esse episódio de surto tenha surgido do nada, busque um psiquiatra e se cuide.

Embora seja raro, um surto psicótico pode acontecer sem nenhum aviso prévio em alguém que aparentemente está bem. Isso se deve a diversos fatores que podem interagir de forma complexa:

Fatores Genéticos:

Predisposição: Pessoas com histórico familiar de doenças mentais, como esquizofrenia ou transtorno bipolar, têm um risco aumentado de desenvolver surtos psicóticos.
Genes específicos: Estudos identificaram genes que podem aumentar a suscetibilidade a surtos psicóticos, mas a genética não é o único determinante.
Fatores Ambientais:

Eventos estressantes: Traumas, luto, problemas financeiros ou outros eventos estressantes podem desencadear um surto em alguém com predisposição genética.
Abuso de substâncias: O uso de drogas ilícitas, álcool ou certos medicamentos pode aumentar o risco de surtos psicóticos.
Condições médicas: Algumas doenças, como infecções cerebrais ou tumores, podem levar a surtos psicóticos.
Falta de sono: A privação severa de sono pode aumentar o risco de surtos psicóticos em pessoas vulneráveis.
Características de um Surto Psicótico:

Alucinações: Percepção de coisas que não estão lá, como sons, visões ou cheiros.
Delírios: Crenças falsas e irracionais que não mudam com a evidência em contrário.
Pensamento desorganizado: Dificuldade em organizar os pensamentos e se comunicar de forma clara e coerente.
Comportamento desorganizado: Agitação, agressividade, retraimento social ou comportamento bizarro.
Mesmo que a pessoa pareça estar bem, outros sinais podem indicar um risco aumentado de surto:

Mudanças súbitas de humor ou comportamento.
Dificuldade em lidar com o estresse.
Isolamento social.
Abuso de substâncias.
Falta de interesse em atividades que antes eram prazerosas.
Se você estiver preocupado com alguém que possa estar em risco de surto psicótico:

Converse com a pessoa. Expresse sua preocupação de forma calma e acolhedora.
Incentive a pessoa a buscar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode avaliar a situação e fornecer o tratamento adequado.
Evite julgamentos ou críticas. Isso pode piorar a situação.
Ofereça apoio emocional. Mostre à pessoa que você se importa e que está lá para ajudá-la.
Lembre-se: a intervenção precoce é fundamental para o tratamento de surtos psicóticos. Quanto antes a pessoa receber ajuda, melhor será o prognóstico.
Sim, é possível que uma pessoa tenha um surto psicótico aparentemente "do nada". Embora muitas vezes existam sinais e sintomas prévios que podem não ter sido percebidos, algumas pessoas podem ter um surto psicótico agudo sem aviso claro. Os fatores genéticos podem desempenhar um papel significativo na predisposição para a esquizofrenia e outros transtornos com manifestação psicótica, mas a interação com fatores ambientais também é crucial. Antes do surto psicótico completo, a pessoa pode apresentar sinais sutis, como isolamento social, declínio no desempenho escolar ou no trabalho, ou mudanças no comportamento e na higiene pessoal. A avaliação por um psiquiatra é essencial para um diagnóstico preciso. Isso geralmente envolve uma entrevista detalhada, histórico médico, e, às vezes, testes laboratoriais para descartar outras causas possíveis de sintomas psicóticos. A avaliação clínica é fundamental porque os sintomas psicóticos podem ser causados por várias condições além da esquizofrenia, como transtorno bipolar, depressão psicótica, uso de substâncias, e condições neurológicas. Apenas um profissional de saúde mental como psicólogo ou psiquiatra pode realizar uma avaliação abrangente para determinar a causa subjacente e recomendar o tratamento apropriado.
Te convidamos para uma consulta: Anamnese psicológica - R$ 120
Olá. Para existência do Transtorno Psicótico os fatores genéticos são relevantes, mas para que haja abertura de um surto geralmente o fator que mais influencia é a realidade estar insuportável, por vezes os sinais podem não ser perceptíveis para as pessoas próximas que não têm capacitação profissional para lidar com o quadro, mas o surto surge como tentativa de criar uma "realidade suportável ". Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá, acho pouco provável um surto psicótico acontecer do nada. Geralmente ele está associado a doenças psiquiátricas, uso de drogas ou até mesmo situações de grande angústia. Devemos sempre levar em conta o contexto no qual a pessoa se encontra, sua condição mental, alteração de comportamento drástica, bem diferente do habitual. Para ajudar a pessoa em surto, deve-se manter a calma, buscar entender a situação que causou o surto, evitar confrontar se a pessoa estiver com comportamentos agressivos e chamar profissionais da saúde mental para prestar socorro. É necessário que haja acompanhamento medicamentoso e psicoterápico ou até mesmo hospitalização para sair do quadro agudo. Espero ter te ajudado.
Boa noite. Ninguém tem um surto emocional ou psicótico do nada. E as questões genéticas não influenciam nesse ponto. O que me parece e me preocupa é sua afirmação de "ela esta bem sem queixas". Me pergunto se você não consegue enxergar (inconsciente), sua sensibilidade, sua empatia, a qualidade da comunicação entre vocês, a qualidade e profundidade do vinculo de relacionamento. Vocês dois precisam de ajuda profissional. Eu sugiro buscar um tratamento psicológico, talvez com psiquiatra concomitante, para que você entenda melhor e ela diminua ao máximo ou não tenha mais surtos. Estimo melhoras.
Sim, alguém pode ter um surto psicótico de repente, mas isso é raro. A genética pode aumentar o risco, especialmente se há histórico familiar de transtornos psicóticos. Normalmente, surtos psicóticos acontecem devido a uma combinação de fatores genéticos e estressores do ambiente. Também, sinais leves de problemas podem passar despercebidos antes do surto. Por isso, uma avaliação cuidadosa é importante para entender cada caso.
Olá! Possibilidades baixas, mas nada é impossível considerando as incertezas da vida. Pra ter mais detalhes, como colegas disseram, seria importante consultar especialistas, Psiquiatra e Psicóloga, para reconhecer esses sinais.
Estou à disposição,
OLá, como os colegas já disseram, é muito pouco provável que esse surto venha do nada. Se você está se referindo a outra pessoa, o mais provável é que ela já estivesse passando por algo que levou ao surto e isso não foi perceptível. Se estiver falando de si mesmo, sugiro buscar profissional de saúde mental para investigar melhor.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá! Sim, é possível alguém ter um surto psicótico repentino, mesmo estando bem em todos os âmbitos da vida sem alterações de humor aparentes. A genética pode desempenhar um papel significativo, tornando algumas pessoas mais vulneráveis a surtos psicóticos. No entanto, fatores como estresse extremo, traumas, uso de substâncias psicoativas, ou alterações químicas no cérebro também podem desencadear um surto. Mesmo sem sinais prévios, a interação complexa entre genética e fatores ambientais pode levar a um episódio psicótico abrupto. Buscar ajuda profissional é essencial para diagnóstico e tratamento adequados.
É fundamental que sejam descartadas uso de substâncias, como drogas e álcool, que podem provocar surtos psicóticos, até algumas horas após o uso. Caso faça uso de substâncias, o ideal é parar de fazer uso para saber se o surto passa. Se esse não for o caso, é preciso agir rápido, procurando um psiquiatra para avaliar histórico familiar e hábitos de vida do paciente (a genética é importante, mas o ambiente tem tanto peso quanto), avaliar\pesquisar traumas ao longo da vida, momentos de irritabilidade ou depressão na infância, que podem sugerir transtorno bipolar, entre dezenas de outras causas associadas a esses sintomas.
Sim, é possível alguém ter um surto psicótico aparentemente do nada. Os distúrbios psicóticos podem se manifestar de forma súbita, mesmo em pessoas que pareciam estar bem em todos os aspectos da vida. A predisposição genética pode desempenhar um papel importante, mas outros fatores, como estresse intenso, trauma ou uso de substâncias, também podem desencadear um surto psicótico em algumas pessoas. Espero ter ajudado, abraços.
Olá! Embora nada aconteça do nada, quando falamos em um surto psicotico pode ser bastante difícil de identificar as variáveis ambientais (e isso envolve alterações dopaminergicas ou outras alterações internas e externas) por trás dele. Isso não significa que aconteceu do nada, mas a sensação é essa: algo repentino e súbito.
Apesar de parecer ter se manifestado do nada, um surto psicótico deriva de uma teia complexa de variáveis. Fatores subjetivos, ambientais e genéticos concorrem para precipitá-lo. O mais importante é o pronto encaminhamento para tratamento psicológico e psiquiátrico.
O ser humano é tão complexo que nada é impossível. O surto psicótico pode ter causas multifatoriais e isso inclui aspectos biopsicossociais. Em Psicopatologia é comum associar a genética analógica mente a uma chave e os outros aspectos sociais como uma fechadura, ou seja, um depende do outro para iniciar a crise.
Olá!
Não podemos dizer que é impossível. Entretando, quando ocorre um surto psicótico, em geral vários fatores internos e externos podem influenciar. Não somente o fator genético, mas fatores externos contribuem.
Sugiro procurar um psiquiatra para avaliação minuciosa.
Um surto psicótico raramente ocorre "do nada". Embora os fatores genéticos possam aumentar significativamente o risco de psicose, eles geralmente interagem com outros fatores, como estresse, traumas ou desequilíbrios neuroquímicos. Às vezes, os sinais podem ser sutis ou ignorados, e o surto pode parecer repentino, mas geralmente há uma acumulação de pequenos sinais que podem passar despercebidos.

A vulnerabilidade genética, combinada com fatores ambientais, como pressão, uso de substâncias ou até doenças físicas, pode desencadear um episódio psicótico. Em alguns casos, o indivíduo pode ter aparentado estar "bem", mas estava lidando com uma tensão interna não visível. Mesmo sem uma mudança aparente no humor ou funcionamento, o sistema nervoso pode reagir a esses fatores, resultando em um surto.

A psicoterapia, junto com o acompanhamento psiquiátrico, pode ajudar a entender melhor essas dinâmicas e oferecer suporte para lidar com as vulnerabilidades subjacentes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!