É possível acabar com os sintomas da depressão...?

6 respostas
É possível acabar com os sintomas da depressão...?
sim, existem casos de remissão completa(''acabar com a depressão"), geralmente com tratamento adequado e associados a medidas não farmacológicas como terapia e um estilo de vida mais saudável, vários pacientes que já acompanhei não necessitam mais de acompanhamento, mas cada caso é um caso, também pode ser necessário em alguns casos medicação por tempo indeterminado e isso não é necessariamente um problema (se os sintomas estiverem ''curados''-em remissão).
Te convidamos para uma consulta: Consulta psiquiatria - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá É possível acabar sim com os sintomas da depressão , geralmente implica num tratamento longo e associação com medicação e outras formas de tratamento não medicamentoso .Esse periodo até encontrar a medicação e dose adequada costumam ser bastantes difíceis para o paciente , mas a associação com suporte psicológico ajuda nesta fase do tratamento. Caso o sentimento de que o tratamento não vai funcionar ou pensamentos de desesperança ocorram é importante compartilhar isso com seu médico .Atenciosamente , Dra Isa
Olá! A psicoterapia pode ser uma excelente forma de investigar as origens psíquicas e emocionais que geralmente estão associadas aos sintomas de depressão. Ambos os profissionais, psiquiatras e psicólogos, podem atuar em parceria no tratamento dos pacientes. É importante lembrar que o Brasil é um dos países mais deprimidos do mundo e está no topo do ranking de casos de depressão na América Latina, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Estima-se que 12 milhões de brasileiros, cerca de 5,8% da população do país, sofram com o problema — taxa acima da média global, que está em 4,4%.
Existe a possibilidade de se diminuir os sintomas ou mesmo de se remitir (acabar). Isto vai depender do que lhe causa este entristecimento e dos recursos internos que você já tem ou que irá desenvolver para lidar com situações frustrantes de sua vida.
Sempre que aprendemos a lidar com o que nos faz sofrer temos a possibilidade de ser mais feliz.
Olá, boa tarde. Sim, é possível acabar com os sintomas da depressão. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. .
Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!
Olá! Sim... é possível. Em alguns casos, faz-se necessário o uso de medicação e psicoterapia. A medicação para minimizar os sintomas e a psicoterapia para ajudar a pessoa a identificar e superar a causa da depressão. O resultado dependerá do quanto a pessoa está disposta a mudar seus pensamentos, comportamentos e sentimentos, para assim vencer a depressão.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1144 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.