É possível a pressão arterial normalizar com hábitos saudáveis e perda de peso e o médico retirar

7 respostas
É possível a pressão arterial normalizar com hábitos saudáveis e perda de peso e o médico retirar o remédio de hipertensão?
Sim, é perfeitamente possível. Existem diversos pacientes que após mudanças de estilo de vida como perda de peso, reeducação alimentar e atividades físicas conseguem manter seus níveis pressóricos normais sem o uso de medicamentos. Não é errado, portanto, que o médico retire a medicação destes pacientes.

Prezado (a) o tratamento inicial da hipertensão arterial deve-se basear nas mudanças do estilo de vida, isto é, adotar hábitos saudáveis, com restrição de sal, interrupção do tabagismo, combate ao sedentarismo e controle de outros fatores de risco cardiovascular (colesterol alto e diabetes.
É comprovado na literatura que um dos efeitos crônicos do exercício físico regular, principalmente aeróbico, é auxiliar no controle da pressão arterial levando a menor necessidade de medicamentos para o seu controle. Para isso deve-se buscar orientação do seu médico.
Prezada(o), não somente é possível, como é algo que deve ser colocado da forma mais clara possível, para que auxilie, tanto no tratamento medicamentoso, quanto nas medidas não farmacológicas.
Neste ponto cabe ao cardiologista clínico, perceber, por sua anamnese e exame físico se o indivíduo que ele está tratando tem condições de compreender corretamente a proposta, visto que"remédio controlado de pressão" envolve muitos mitos e equívocos de interpretação. Além disso pelas características do paciente podemos supor se ele é um candidato mais ou menos forte a prescindir da medicação. E este deve ser o mais estimulado a desenvolver as outras partes do tratamento. Devemos, no entanto, reforçar que tal possibilidade (retirada) TEM de ser feita com responsabilidade, critério e aderência integral ao tratamento, ou fracassará com consequências imprevisíveis.
Perfeitamente. Não somente ajuda na redução da pressão arterial como também frequência cardíaca, melhora do metabolismo diminuindo tecido adiposo e consequentemente menos estresse oxidativo, menor risco de lesão endotelial, reduzindo riscos de patologias cardiovascular e também diminuição da resistência à insulina, evitando ou melhorando o diabetes melitus tipo 2, que também possibilitará ajuste de drogas para essa patologia. Ou seja, vários benefícios.
sim
seria o ideal para todos os pacientes !!!
Boa sorte, tente mudar os hábitos de vida, se a pressão melhorar seu medico poderá tentar suspender os remédios
A perda de peso e a redução de sal na alimentação, com maior ingestão de fibras e frutas proporcionam queda significativa da pressão arterial, sendo isto já comprovado em estudos científicos, permitindo sim a retirada dos medicamentos para pressão arterial, e é possível também a redução e/ou suspensão de medicamentos anti-diabéticos.
antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso é imperativo o estímulo à mudança do estilo de vida!
Olá! Não somente é possível, como é algo que deve ser colocado da forma mais clara possível, para que auxilie, tanto no tratamento medicamentoso, quanto nas medidas não farmacológicas.