É possível a pessoa ter TDAH não diagnosticado e mesmo assim conseguir tirar ótimas notas na escola
37
respostas
É possível a pessoa ter TDAH não diagnosticado e mesmo assim conseguir tirar ótimas notas na escola e faculdade? (ainda que sob muito stress ou ansiedade)
Olá
É possível sim, a capacidade de aprender não está diminuída cognitivamente e sim dificultada pelas inquietações, dispersões, falta de foco. Tudo isso pode ficar menos difícil com a certeza, com o diagnóstico, e a partir desse, desenvolver recusos que podem auxiliar no aprendizado. Sugiro buscar a terapia, assim poderá em conjunto, identificar as causas da ansiedade e outros sentimentos ou desconfortos que possa experimentar a esse respeito (tdah?). Será um ajuda importante de autoconhecimento, espaço de reflexão, buscando saúde emocional e crescimento. Espero ter contribuído, experimente essa possibilidade e comprove se te ajuda.
É possível sim, a capacidade de aprender não está diminuída cognitivamente e sim dificultada pelas inquietações, dispersões, falta de foco. Tudo isso pode ficar menos difícil com a certeza, com o diagnóstico, e a partir desse, desenvolver recusos que podem auxiliar no aprendizado. Sugiro buscar a terapia, assim poderá em conjunto, identificar as causas da ansiedade e outros sentimentos ou desconfortos que possa experimentar a esse respeito (tdah?). Será um ajuda importante de autoconhecimento, espaço de reflexão, buscando saúde emocional e crescimento. Espero ter contribuído, experimente essa possibilidade e comprove se te ajuda.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível. Você já ouviu falar da teoria das inteligências múltiplas? Você pode se surpreender ainda mais quando o estresse é tratamento via Terapia EMDR.
É possível ter TDAH não diagnosticado e ter boas notas. Sugiro avaliação psicológica e também tratamento para que o paciente com TDAH possa apresentar melhores desempenhos em suas atividades de vida diária.
ola, sim, as capacidades cognitivas funcionais de alto rendimento, existem pessoas mesmo sintomáticas com TDAH apresentam capacidade cognitiva relevantes no processo de aprendizagem e capacidade de armazenar conteúdos, porém essas pessoas diagnosticadas e tratadas melhoram mais seus rendimentos e minimizam os prejuízos causados pelo TDAH. Sugiro avaliação Neuropsicológica e Terapai Cognitiva Comportamental.
Sim, a pessoa pode aproveitar suas outras habilidades e driblar sua desatenção e estresse provida pelo TDAH. Com uma terapia correta o paciente poderá aprender como fazê-lo.
Lembre-se a pessoa não é apenas o diagnóstico de TDAH, ela é muito mais que isso! Ficará surpreso, pois ao ser ajudado poderá se surpreender com A melhor qualidade de vida e resultados.
Lembre-se a pessoa não é apenas o diagnóstico de TDAH, ela é muito mais que isso! Ficará surpreso, pois ao ser ajudado poderá se surpreender com A melhor qualidade de vida e resultados.
Oi. Sim é possível, mas pode exigir muito mais esforço. Algumas atividades exigem mais atenção do que outras e por isso algumas pessoas com esse diagnóstico acabam tendo bom desempenho educacional. Apesar que seria importante uma avaliação, justamente pelo fato de que pode não ser TDAH.
Sim, é possível. O TDAH sem tratamento pode aumentar muito o nível de esforço e prejudicar a autoestima. Mas não necessariamente irá prejudicar sua capacidade de aprendizagem. No tratamento com Psicólogo, você pode encontrar recursos internos para te ajudar nas áreas que a falta de foco, inquietude ou atitudes mais impulsivas podem estar te atrapalhando, mas antes seria bom fazer o diagnóstico para orienta-lo qual a melhor conduta.
Boa noite, ser portador de TDAH não significa ser menos inteligente ou menos capaz, ele pode atrapalhar e exigir da pessoa um esforço maior para se concentrar e se organizar nas tarefas seja as escolares bem como as outras atividades que requerem concentração, peça ajuda para adquirir estrategias que possam te ajudar a se concentrar com um menor esforço. Procure um psicologo/a.
O que é chamado de TDAH implica limitações em relação ao que é normativo em termos do esperado do desenvolvimento atencional e de controle de impulsos, o que não implica que a pessoa que tenha tais características desenvolva estratégias paralelas para contornar esses traços. A ansiedade e estresse envolvidos podem estar em níveis muito elevados e atrapalhar ou causar outros tipos de sofrimentos não relacionados apenas ao desempenho, ainda assim, e nesses casos o acolhimento psicológico pode ser de grande ajuda e alívio.
Sim, é possível. O TDAH, como já diz é um transtorno, algo que dificulta a vida da pessoa, porém de forma nenhuma o incapacita. A dificuldade de focar a atenção e a hiperatividade podem ocasionar distrações e problemas para a absorção do conteúdo e assim gerar ansiedade e estresse. O diagnóstico é muito importante para ter o acompanhamento devido, tanto medicamentoso quando terapêutico. Ter entendimento de sua situação irá facilitar sua vida, suas tomadas de decisões e também sua vida acadêmica. Espero ter contribuído com sua questão. Abraço
Diria que estaria dentro da exceção. E que o ideal é buscar uma avaliação psicológica para saber se realmente apresenta TDAH.E que se for positivo o resultado, deveria buscar acompanhamento psicológico. A dúvida pode gerar mais angústia que de costume.Nenhuma transformação é possível sem aceitação (cura). Cuide se.
Boa noite!!! Em primeiro lugar, você precisa de um diagnóstico que pode ser dado por um psiquiatra, que lhe fará uma série de perguntas, dentro de um questionário específico, juntamente com a avaliação de seu histórico de vida. Se o diagnóstico for mesmo de TDAH, sugiro que faça psicoterapia para aprender formas de lidar com seu "jeito" de ser TDHA. Conforme pesquisas, são pessoas com um nível de inteligência acima da média, e a atenção é mais seletiva do que os demais, por isso que se diz que são desatentas; sua atenção se dirige a atividades que lhe dão certo grau de satisfação, nestas é capaz de se manter muito concentrado...Boa sorte!
Boa tarde É possível sim , mesmo com o transtorno de TDAH, driblar as vezes os vezes , os sintomas de impulsividade e desatenção , quando a parte cognitiva está bem equilibrada .em alguns casos .Porém , é muito importante com o diagnóstico através do Psicólogo ou Neuropsicopedagogo, desenvolver as técnicas de manejos comportamentais , melhorando a atuação do paciente nos ambientes .
Sim e possível o TDAH não diz respeito as capacidades cognitivas. Pelo contrário é uma comodidade bem comun quando se fala em altas habilidades. Sendo assim a pessoa não tem prejuizo na capacidade de aprendizagem e sim na concentração, foco. E também experimenta um agitação motora.
Já atendi várias crianças com queixa comportamental, sem nenhuma queixa de aprendizagem e que o diagnóstico foi TDAH.
Já atendi várias crianças com queixa comportamental, sem nenhuma queixa de aprendizagem e que o diagnóstico foi TDAH.
Sim. É possível. Se não foi diagnosticado, sugiro uma avaliação psicológica para ter certeza da sua afirmação
Olá! Sim, não há prejuízos de cognição de quem apresenta sintomas de TDAH. A atenção escassa é que pode gerar uma dificuldade de aprendizado. Contudo, debruçando-se sobre a atenção para solucioná-la o aprendizado ocorre normalmente.
Mas é de suma importância um diagnóstico da pessoa para que o tratamento mais eficaz seja recomendado.
Procure um profissional psi que lhe inspire confiança.
Um abraço.
Mas é de suma importância um diagnóstico da pessoa para que o tratamento mais eficaz seja recomendado.
Procure um profissional psi que lhe inspire confiança.
Um abraço.
Sim, é perfeitamente possível!
Sim. Como mesmo colocado, há um diagnóstico e acredito que um laudo. A busca pelo conhecimento ainda se faz com adaptações. Não é somete o ensinar, mas sim o ensinar da maneira que o outro aprenda. Vivemos hoje, na setor educacional, visão do outro como ser único. A partir do momento que houver comprometimento das partes haverá sim sucesso no processo ensino aprendizagem. Para os momentos de angustia ou qualquer outro que traga algum sofrimento psíquico, o ideal sempre é buscar uma ajuda de um profissional, terapeuta, para se aconselhar e ajudar nesse caminho.
Sim, sua capacidade cognitiva nada tem a ver com o TDAH. Se não tem um diagnóstico formado, procure um terapeuta para fazer um acompanhamento para que possa saber lidar melhor com as situações do dia a dia.
Olá, como vai você? É possível sim que uma pessoa não diagnosticada com TDAH tenha um bom desempenho na escola e faculdade. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade tem o seu foco na infância e frequentemente pode acompanhar essa pessoa por toda a vida, as suas principais características são a desatenção, inquietação, impulsividade. Por isso a importante de um acompanhamento com um Psicólogo Clínico para desenvolver a potencialidade dessa pessoa, principalmente se a ansiedade e o estresse forem seus companheiros de jornada. Sugiro também uma avaliação psicológica para de fato ter um diagnóstico. E lembrar sempre que a pessoa não é apenas o seu diagnóstico, é preciso enxergar a pessoa por inteiro. Espero ter auxiliado. Me coloco a disposição. Abraços!
Olá! É possível porém com muito mais esforço e comprometimento. Pessoas com TDAH costumam apresentar queixas recorrentes de dificuldades escolares mas isso está relacionado a desatenção e não à falta de capacidade cognitiva. A atenção no TDAH é mais seletiva. Por isso, pessoas que sofrem desse transtorno, apresentam o que chamamos de hiperfoco: se concentram muito além do que é comum mas apenas diante de algumas situações específicas (as que, de alguma forma, capturam o seu foco). Você pode descobrir técnicas de enfrentamento para diminuir a interferência dos sintomas do TDAH em sua vida em terapia. Trabalhar a autoestima também é super importante para obter melhores resultados. Cuide-se bem!
Olá! Sim, é possível. No entanto, é importante buscar por esse diagnóstico junto à um médico e psicólogo especialistas, uma vez sendo confirmado esse diagnóstico, o tratamento medicamentoso e psicológico podem contribuir para a melhora desses sintomas. Espero ter ajudado!
Olá, é possível sim, isso é um mito. Muitas pessoas com TDAH obtém bom rendimento escolar quando desenvolvem estratégias compensatórias para o déficit, ou o TDAH é mais leve ou se é do tipo mais impulsivo/hiperativo (Existe mais de um tipo de TDAH). Muitas vezes a pessoa quando vai bem na escola só consegue o diagnóstico na vida adulta quando as demandas aumentam e o prejuízo aparece. É importante saber que o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento e ocorre desde a infância. Muitas vezes se a criança tem um QI acima da média ou é mais do tipo impulsivo é capaz de sair-se bem na escola. O TDAH é um diagnóstico complexo e deve ser feito de modo disciplinar. Não se trata apenas de uma dificuldade atencional, os aspectos comportamentais devem ser avaliados também. Do ponto de vista da atenção tem uma dificuldade em manter a atenção (se distrai com estimulos externos) o esforço e a motivação e deixar de fazer coisas mais agradáveis a fim de executar algo que tem que fazer. A gravidade também varia entre leve, moderado e grave. As áreas cerebrais atingidas pelo TDAH são o cortex pré-frontal responsável pela modulação da atenção, capacidade de iniciativa, regulação do humor, memória operacional (manter na memoria as informações para executar a tarefa), capacidade de planejamento, inibição do comportamento, administração do tempo, etc. Pode atingir lobos parietais e cerebelo (coordenação motora e equilibrio). Nem todos os pacientes apresentam todas as dificuldades. Existem outras patologias que podem se confundir com TDAH, tem que fazer um diagnóstico diferencial de transtorno de ansiedade e ate mesmo autismo leve. Não existem alterações nos exames de imagem. Normalmente é uma hipo e hiperativação de neurotransmissores no cérebro que causa uma falha dos circuitos cerebrais que possibilitam a inibição e autocontrole (atencional, comportamental e emocional). Recomendo que a criança passe por avaliação neuropsicologica e neuropediatra.
Olá!
Sim, é possível. Nesse caso, há a possibilidade dessa pessoa ter estabelecido estratégias próprias, de forma a compensar (consciente ou inconscientemente) o déficit de atenção. Ainda assim, é interessante que haja um acompanhamento psiquiátrico, neurológico e psicoterápico para avaliar melhor o TDAH propriamente e saber com mais precisão como ajudar, especialmente se há a suspeita desse diagnóstico (uma vez que ele não foi diagnosticado, nesse caso).
Sim, é possível. Nesse caso, há a possibilidade dessa pessoa ter estabelecido estratégias próprias, de forma a compensar (consciente ou inconscientemente) o déficit de atenção. Ainda assim, é interessante que haja um acompanhamento psiquiátrico, neurológico e psicoterápico para avaliar melhor o TDAH propriamente e saber com mais precisão como ajudar, especialmente se há a suspeita desse diagnóstico (uma vez que ele não foi diagnosticado, nesse caso).
Olá! Sim, é possível. Não necessariamente o TDAH irá prejudicar sua capacidade de aprendizagem. Por exemplo, pode se acabar em algumas vezes dificultando seu desempenho em tarefas diárias, porém de forma nenhuma o incapacita. Como Psicóloga e Neuropsicóloga, recomendo que passe por avaliação Neuropsicológica e acompanhamento Psicoterapêutico com foco em suas queixas. Estou à Disposição! Abraço!
Olá, Tudo bem?
Sim, é possível que uma pessoa tenha TDAH não diagnosticado e ainda assim tenha um desempenho acadêmico excelente. Embora o TDAH possa afetar a capacidade de uma pessoa de se concentrar e se organizar, portanto, é importante entrar em contato com um psicólogo e recomendo uma avaliação psicológica para de fato ter um diagnóstico. E lembrando sempre que a pessoa não é o seu diagnóstico, você deve enxergar a pessoa como um todo. Espero ter ajudado! Fico à disposição!
Sim, é possível que uma pessoa tenha TDAH não diagnosticado e ainda assim tenha um desempenho acadêmico excelente. Embora o TDAH possa afetar a capacidade de uma pessoa de se concentrar e se organizar, portanto, é importante entrar em contato com um psicólogo e recomendo uma avaliação psicológica para de fato ter um diagnóstico. E lembrando sempre que a pessoa não é o seu diagnóstico, você deve enxergar a pessoa como um todo. Espero ter ajudado! Fico à disposição!
Olá! Sim, é possível que uma pessoa tenha TDAH não diagnosticado e ainda assim obtenha ótimas notas na escola e na faculdade. O TDAH é um transtorno neuropsiquiátrico que afeta a atenção, o controle dos impulsos e a regulação do comportamento. Embora seja comum associar o TDAH a dificuldades acadêmicas, nem todas as pessoas com TDAH apresentam problemas significativos de desempenho escolar.
Alguns indivíduos com TDAH podem ter características que lhes permitem se sair bem em determinadas áreas acadêmicas, como ter habilidades cognitivas específicas, capacidade de hiperfoco em tarefas de interesse ou alta motivação para alcançar sucesso acadêmico. No entanto, isso não significa que não enfrentem dificuldades relacionadas ao TDAH, como falta de organização, dificuldade em gerenciar o tempo, impulsividade ou distração.
É importante notar que o TDAH é um transtorno que afeta cada pessoa de forma única, e os sintomas podem variar em intensidade e apresentação. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver estratégias compensatórias ou contar com apoio externo (como estruturas escolares, familiares ou terapia) para lidar com os desafios do TDAH e obter um bom desempenho acadêmico.
Se você suspeita que pode ter TDAH, mesmo que tenha tido sucesso acadêmico, é recomendável buscar uma avaliação profissional adequada, como um psicólogo ou psiquiatra especializado em saúde mental. Eles poderão realizar uma avaliação detalhada e fornecer um diagnóstico preciso, levando em consideração seus sintomas, histórico e funcionamento geral. Com um diagnóstico adequado, você poderá receber suporte e tratamento apropriados para lidar com quaisquer dificuldades associadas ao TDAH.
Com carinho... abraços!
Alguns indivíduos com TDAH podem ter características que lhes permitem se sair bem em determinadas áreas acadêmicas, como ter habilidades cognitivas específicas, capacidade de hiperfoco em tarefas de interesse ou alta motivação para alcançar sucesso acadêmico. No entanto, isso não significa que não enfrentem dificuldades relacionadas ao TDAH, como falta de organização, dificuldade em gerenciar o tempo, impulsividade ou distração.
É importante notar que o TDAH é um transtorno que afeta cada pessoa de forma única, e os sintomas podem variar em intensidade e apresentação. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver estratégias compensatórias ou contar com apoio externo (como estruturas escolares, familiares ou terapia) para lidar com os desafios do TDAH e obter um bom desempenho acadêmico.
Se você suspeita que pode ter TDAH, mesmo que tenha tido sucesso acadêmico, é recomendável buscar uma avaliação profissional adequada, como um psicólogo ou psiquiatra especializado em saúde mental. Eles poderão realizar uma avaliação detalhada e fornecer um diagnóstico preciso, levando em consideração seus sintomas, histórico e funcionamento geral. Com um diagnóstico adequado, você poderá receber suporte e tratamento apropriados para lidar com quaisquer dificuldades associadas ao TDAH.
Com carinho... abraços!
Bom dia. É sim possível, pois nosso cérebro desenvolve formas de termos uma boa qualidade de vida. É importante investigar se realmente se trata de um transtorno. Pois, com o tratamento adequado, você teria mais facilidade ainda em cumprir suas atividades.
Sim! TDAH não é sinônimo de dificuldades de aprendizagem. Até porque conforme vamos crescendo, aprendemos habilidades para "superar" dificuldade que o TDAH proporciona. Caso sinta que tem prejuízos em sua vida, causados por esse transtorno ou não, procure ajuda :)
olá!
O TDAH não está ligado a deficiência intelectual, muito pelo contrario . O que acontece é uma dificuldade de manter o foco de sua atenção e isso não o faz ter dificuldade de aprendizado. Logo sim, é possível tirar notas boas .
É importante que você busque ajuda para um tratamento pois assim não terá tanta dificuldade em outras questões também que o TDAH prejudica na vida. Como lidar com emoções, com tratamento você irá aprender a lidar melhor com essa ansiedade, estresse por exemplo
O TDAH não está ligado a deficiência intelectual, muito pelo contrario . O que acontece é uma dificuldade de manter o foco de sua atenção e isso não o faz ter dificuldade de aprendizado. Logo sim, é possível tirar notas boas .
É importante que você busque ajuda para um tratamento pois assim não terá tanta dificuldade em outras questões também que o TDAH prejudica na vida. Como lidar com emoções, com tratamento você irá aprender a lidar melhor com essa ansiedade, estresse por exemplo
Sim, é possível.
Sim, é possível que uma pessoa tenha TDAH não diagnosticado e ainda assim obtenha ótimas notas na escola e na faculdade. O TDAH é um transtorno neuropsiquiátrico que afeta a atenção, o controle dos impulsos e a regulação do comportamento. Algumas considerações importantes:
Variação Individual:
O TDAH não afeta todas as pessoas da mesma maneira.
Alguns indivíduos com TDAH podem ter habilidades cognitivas intactas e compensar os sintomas com esforço extra.
Inteligências Múltiplas:
A teoria das inteligências múltiplas sugere que as pessoas têm diferentes formas de inteligência.
Alguém com TDAH pode se destacar em áreas específicas, como memória para números ou habilidades criativas.
Estresse e Ansiedade:
O estresse e a ansiedade podem ser motivadores para algumas pessoas.
A pressão acadêmica pode levar a um desempenho excepcional, mesmo com sintomas de TDAH.
Estratégias de Compensação:
Alguns indivíduos desenvolvem estratégias de compensação para lidar com os sintomas.
Organização, planejamento e gerenciamento do tempo podem ajudar a minimizar os impactos do TDAH.
Diagnóstico e Tratamento:
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para melhorar a qualidade de vida.
Terapia comportamental, medicamentos e apoio psicológico podem ser úteis.
Variação Individual:
O TDAH não afeta todas as pessoas da mesma maneira.
Alguns indivíduos com TDAH podem ter habilidades cognitivas intactas e compensar os sintomas com esforço extra.
Inteligências Múltiplas:
A teoria das inteligências múltiplas sugere que as pessoas têm diferentes formas de inteligência.
Alguém com TDAH pode se destacar em áreas específicas, como memória para números ou habilidades criativas.
Estresse e Ansiedade:
O estresse e a ansiedade podem ser motivadores para algumas pessoas.
A pressão acadêmica pode levar a um desempenho excepcional, mesmo com sintomas de TDAH.
Estratégias de Compensação:
Alguns indivíduos desenvolvem estratégias de compensação para lidar com os sintomas.
Organização, planejamento e gerenciamento do tempo podem ajudar a minimizar os impactos do TDAH.
Diagnóstico e Tratamento:
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para melhorar a qualidade de vida.
Terapia comportamental, medicamentos e apoio psicológico podem ser úteis.
Sim é possível.
Sim, é totalmente possível que uma pessoa tenha Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não diagnosticado e ainda consiga tirar boas notas na escola ou faculdade, embora isso possa ser feito com muito stress, ansiedade e dificuldade de manter a organização ao longo do tempo.
Como isso é possível?
O TDAH é caracterizado por dificuldades de atenção, impulsividade e, em alguns casos, hiperatividade. Porém, o impacto do TDAH pode variar muito de pessoa para pessoa. Algumas pessoas com TDAH podem desenvolver mecanismos de enfrentamento ou estratégias de compensação ao longo do tempo para lidar com os sintomas, permitindo que elas ainda se saiam bem academicamente, mesmo sem um diagnóstico formal.
Aqui estão algumas razões pelas quais isso pode acontecer:
Alta motivação ou interesse nas matérias: Se o conteúdo que a pessoa está estudando é de seu interesse ou paixão, ela pode ser capaz de concentrar sua atenção mais facilmente, mesmo que tenha TDAH. O foco pode aumentar para atividades que realmente despertam sua curiosidade, o que permite que ela consiga se destacar, apesar das dificuldades.
Esforço compensatório: Algumas pessoas com TDAH desenvolvem hábitos de trabalho excessivo para compensar sua falta de concentração natural. Isso pode envolver estudar por longas horas, fazer anotações excessivas, revisar constantemente ou criar maneiras de se forçar a se concentrar.
Capacidade de "criar estratégias": Pessoas com TDAH muitas vezes encontram maneiras alternativas de estudar ou organizar o tempo. Isso pode incluir o uso de técnicas de organização como lembretes, calendários digitais, listas de tarefas e outras estratégias para gerenciar o tempo de forma eficaz, mesmo sem saber que têm TDAH.
Inteligência e habilidades cognitivas: Muitas pessoas com TDAH possuem um bom nível de inteligência ou são muito criativas, o que pode ajudá-las a entender conceitos mais rapidamente ou a compensar as dificuldades de atenção, mesmo que isso exija mais esforço.
Pressão social ou familiar: Em alguns casos, a pessoa pode se sentir pressionada a manter um bom desempenho acadêmico devido a expectativas familiares ou sociais. Essa pressão pode levar a um esforço extra para atingir as metas, embora com consequências de stress e ansiedade.
Desafios comuns para pessoas com TDAH não diagnosticado:
Embora uma pessoa com TDAH possa tirar boas notas, a ausência de um diagnóstico pode levar a desafios significativos:
Stress constante: A pessoa pode estar sempre correndo contra o tempo, sentindo-se constantemente atrasada ou incapaz de se organizar de maneira eficiente, o que pode resultar em ansiedade.
Exaustão mental: O esforço extra necessário para compensar a falta de foco pode causar uma sensação de fadiga mental constante, já que a pessoa está frequentemente "forçando" a mente a manter a atenção em algo que não é natural para ela.
Autocrítica: Quando uma pessoa com TDAH não é diagnosticada, ela pode se sentir inadequada ou desajeitada por não conseguir se concentrar tão facilmente quanto os outros. Isso pode levar a sentimentos de baixa autoestima ou frustração, apesar do desempenho acadêmico ser bom.
Dificuldades com a organização e procrastinação: Mesmo que a pessoa consiga obter boas notas, pode ser difícil manter a organização a longo prazo. Tarefas pequenas podem ser negligenciadas até o último minuto, o que pode causar procrastinação e aumentar a pressão e o stress.
O impacto do TDAH no longo prazo
Embora uma pessoa com TDAH não diagnosticado possa ser bem-sucedida na escola ou faculdade, ela pode enfrentar desafios ao longo de sua vida profissional e pessoal. Se o TDAH não for tratado, pode causar dificuldades em manter a produtividade, em gerenciar tempo e prioridades no trabalho ou em relacionamentos pessoais. O risco de burnout, ansiedade crônica e até mesmo depressão pode aumentar devido à necessidade constante de "supercompensar" para lidar com as dificuldades.
O que fazer?
Se você ou alguém que você conhece suspeita de TDAH, mesmo que o desempenho acadêmico tenha sido bom, a avaliação e o diagnóstico por um psicólogo ou psiquiatra especializado em TDAH são recomendados. A partir de um diagnóstico, é possível adotar um tratamento que pode envolver:
Terapia cognitivo-comportamental (TCC) para ajudar a desenvolver habilidades de organização, gerenciamento de tempo e regulação emocional.
Medicamentos estimulantes, como o metilfenidato ou a anfetamina, que podem melhorar a atenção e reduzir os sintomas de TDAH.
Estratégias de autocuidado: Técnicas de mindfulness, meditação, e descanso adequado, para reduzir os níveis de stress.
Em resumo, sim, é possível que uma pessoa com TDAH não diagnosticado tenha sucesso acadêmico, mas isso frequentemente vem com um custo emocional e físico, como ansiedade, stress e cansaço mental. Um diagnóstico adequado e um tratamento direcionado podem melhorar muito a qualidade de vida e o bem-estar dessa pessoa.
Como isso é possível?
O TDAH é caracterizado por dificuldades de atenção, impulsividade e, em alguns casos, hiperatividade. Porém, o impacto do TDAH pode variar muito de pessoa para pessoa. Algumas pessoas com TDAH podem desenvolver mecanismos de enfrentamento ou estratégias de compensação ao longo do tempo para lidar com os sintomas, permitindo que elas ainda se saiam bem academicamente, mesmo sem um diagnóstico formal.
Aqui estão algumas razões pelas quais isso pode acontecer:
Alta motivação ou interesse nas matérias: Se o conteúdo que a pessoa está estudando é de seu interesse ou paixão, ela pode ser capaz de concentrar sua atenção mais facilmente, mesmo que tenha TDAH. O foco pode aumentar para atividades que realmente despertam sua curiosidade, o que permite que ela consiga se destacar, apesar das dificuldades.
Esforço compensatório: Algumas pessoas com TDAH desenvolvem hábitos de trabalho excessivo para compensar sua falta de concentração natural. Isso pode envolver estudar por longas horas, fazer anotações excessivas, revisar constantemente ou criar maneiras de se forçar a se concentrar.
Capacidade de "criar estratégias": Pessoas com TDAH muitas vezes encontram maneiras alternativas de estudar ou organizar o tempo. Isso pode incluir o uso de técnicas de organização como lembretes, calendários digitais, listas de tarefas e outras estratégias para gerenciar o tempo de forma eficaz, mesmo sem saber que têm TDAH.
Inteligência e habilidades cognitivas: Muitas pessoas com TDAH possuem um bom nível de inteligência ou são muito criativas, o que pode ajudá-las a entender conceitos mais rapidamente ou a compensar as dificuldades de atenção, mesmo que isso exija mais esforço.
Pressão social ou familiar: Em alguns casos, a pessoa pode se sentir pressionada a manter um bom desempenho acadêmico devido a expectativas familiares ou sociais. Essa pressão pode levar a um esforço extra para atingir as metas, embora com consequências de stress e ansiedade.
Desafios comuns para pessoas com TDAH não diagnosticado:
Embora uma pessoa com TDAH possa tirar boas notas, a ausência de um diagnóstico pode levar a desafios significativos:
Stress constante: A pessoa pode estar sempre correndo contra o tempo, sentindo-se constantemente atrasada ou incapaz de se organizar de maneira eficiente, o que pode resultar em ansiedade.
Exaustão mental: O esforço extra necessário para compensar a falta de foco pode causar uma sensação de fadiga mental constante, já que a pessoa está frequentemente "forçando" a mente a manter a atenção em algo que não é natural para ela.
Autocrítica: Quando uma pessoa com TDAH não é diagnosticada, ela pode se sentir inadequada ou desajeitada por não conseguir se concentrar tão facilmente quanto os outros. Isso pode levar a sentimentos de baixa autoestima ou frustração, apesar do desempenho acadêmico ser bom.
Dificuldades com a organização e procrastinação: Mesmo que a pessoa consiga obter boas notas, pode ser difícil manter a organização a longo prazo. Tarefas pequenas podem ser negligenciadas até o último minuto, o que pode causar procrastinação e aumentar a pressão e o stress.
O impacto do TDAH no longo prazo
Embora uma pessoa com TDAH não diagnosticado possa ser bem-sucedida na escola ou faculdade, ela pode enfrentar desafios ao longo de sua vida profissional e pessoal. Se o TDAH não for tratado, pode causar dificuldades em manter a produtividade, em gerenciar tempo e prioridades no trabalho ou em relacionamentos pessoais. O risco de burnout, ansiedade crônica e até mesmo depressão pode aumentar devido à necessidade constante de "supercompensar" para lidar com as dificuldades.
O que fazer?
Se você ou alguém que você conhece suspeita de TDAH, mesmo que o desempenho acadêmico tenha sido bom, a avaliação e o diagnóstico por um psicólogo ou psiquiatra especializado em TDAH são recomendados. A partir de um diagnóstico, é possível adotar um tratamento que pode envolver:
Terapia cognitivo-comportamental (TCC) para ajudar a desenvolver habilidades de organização, gerenciamento de tempo e regulação emocional.
Medicamentos estimulantes, como o metilfenidato ou a anfetamina, que podem melhorar a atenção e reduzir os sintomas de TDAH.
Estratégias de autocuidado: Técnicas de mindfulness, meditação, e descanso adequado, para reduzir os níveis de stress.
Em resumo, sim, é possível que uma pessoa com TDAH não diagnosticado tenha sucesso acadêmico, mas isso frequentemente vem com um custo emocional e físico, como ansiedade, stress e cansaço mental. Um diagnóstico adequado e um tratamento direcionado podem melhorar muito a qualidade de vida e o bem-estar dessa pessoa.
Sim!
Aqui estão alguns motivos pelos quais isso pode acontecer:
Supercompensação: Pessoas com TDAH podem trabalhar muito mais do que outras para manter o desempenho acadêmico. Elas podem gastar mais tempo organizando tarefas, estudando por longas horas, ou adotando estratégias rígidas para minimizar a desatenção e impulsividade, o que, embora eficaz, pode ser extremamente desgastante e estressante.
Inteligência ou habilidades específicas: Algumas pessoas com TDAH têm inteligência acima da média ou habilidades específicas (como criatividade ou pensamento fora da caixa) que podem ajudá-las a lidar com as demandas acadêmicas. Isso pode mascarar os sintomas do TDAH, permitindo-lhes manter boas notas, mesmo com dificuldades relacionadas à atenção e concentração.
Alta ansiedade e estresse: O estresse e a ansiedade podem ser reações a tentativas de compensar a desatenção ou a impulsividade. A ansiedade pode, por exemplo, motivar um esforço excessivo para controlar o desempenho acadêmico e evitar falhas. Contudo, essa pressão constante pode levar a um desgaste emocional e físico significativo.
Ambientes estruturados: A faculdade, por exemplo, pode fornecer uma estrutura mais flexível que ajuda algumas pessoas com TDAH a se organizarem melhor, com prazos claros e mais controle sobre sua agenda. No entanto, a pressão para manter esse desempenho pode gerar altos níveis de estresse e ansiedade.
Foco em tarefas de curto prazo: Algumas pessoas com TDAH podem se sair bem em tarefas ou provas de curto prazo, onde a pressão momentânea e o foco intenso nas tarefas podem ser mais fáceis de gerenciar, ao invés de uma exigência contínua de atenção e organização ao longo do tempo.
Aqui estão alguns motivos pelos quais isso pode acontecer:
Supercompensação: Pessoas com TDAH podem trabalhar muito mais do que outras para manter o desempenho acadêmico. Elas podem gastar mais tempo organizando tarefas, estudando por longas horas, ou adotando estratégias rígidas para minimizar a desatenção e impulsividade, o que, embora eficaz, pode ser extremamente desgastante e estressante.
Inteligência ou habilidades específicas: Algumas pessoas com TDAH têm inteligência acima da média ou habilidades específicas (como criatividade ou pensamento fora da caixa) que podem ajudá-las a lidar com as demandas acadêmicas. Isso pode mascarar os sintomas do TDAH, permitindo-lhes manter boas notas, mesmo com dificuldades relacionadas à atenção e concentração.
Alta ansiedade e estresse: O estresse e a ansiedade podem ser reações a tentativas de compensar a desatenção ou a impulsividade. A ansiedade pode, por exemplo, motivar um esforço excessivo para controlar o desempenho acadêmico e evitar falhas. Contudo, essa pressão constante pode levar a um desgaste emocional e físico significativo.
Ambientes estruturados: A faculdade, por exemplo, pode fornecer uma estrutura mais flexível que ajuda algumas pessoas com TDAH a se organizarem melhor, com prazos claros e mais controle sobre sua agenda. No entanto, a pressão para manter esse desempenho pode gerar altos níveis de estresse e ansiedade.
Foco em tarefas de curto prazo: Algumas pessoas com TDAH podem se sair bem em tarefas ou provas de curto prazo, onde a pressão momentânea e o foco intenso nas tarefas podem ser mais fáceis de gerenciar, ao invés de uma exigência contínua de atenção e organização ao longo do tempo.
Olá!
É possível! Mas pode, como você exemplifica, causar prejuízos significativos e dificultar atividades que já são desafiadoras para pessoa com TDAH sem tratamento.
Como o ensino superior exige significativamente das habilidades de planejamento, organização, foco e autorregulação em geral (que tendem a ser prejudicadas em pessoas com TDAH), o desenvolvimento delas e de estratégias em psicoterapia podem ser beneficiais para pessoas com ou sem TDAH, além de melhorar o manejo do estresse e ansiedade que podem fazer parte do processo.
É possível! Mas pode, como você exemplifica, causar prejuízos significativos e dificultar atividades que já são desafiadoras para pessoa com TDAH sem tratamento.
Como o ensino superior exige significativamente das habilidades de planejamento, organização, foco e autorregulação em geral (que tendem a ser prejudicadas em pessoas com TDAH), o desenvolvimento delas e de estratégias em psicoterapia podem ser beneficiais para pessoas com ou sem TDAH, além de melhorar o manejo do estresse e ansiedade que podem fazer parte do processo.
Sim, é possível que uma pessoa tenha TDAH não diagnosticado e ainda assim consiga obter boas notas na escola e na faculdade, mesmo enfrentando estresse ou ansiedade. Embora o TDAH, que se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade, possa dificultar a concentração e a organização, muitas pessoas desenvolvem estratégias compensatórias que lhes permitem ter um desempenho acadêmico satisfatório.
A seguir, algumas considerações sobre essa situação:
Estratégias de Enfrentamento: Algumas pessoas com TDAH não diagnosticado podem ter aprendido a usar métodos que ajudam a lidar com suas dificuldades. Isso pode incluir a criação de rotinas rigorosas, uso de listas de tarefas ou técnicas de gerenciamento do tempo que permitem que elas se mantenham organizadas e focadas.
Inteligência e Motivação: A capacidade intelectual e a motivação pessoal também desempenham um papel importante. Alunos com TDAH podem ter um alto potencial cognitivo e uma forte motivação para aprender, o que pode compensar as dificuldades associadas ao transtorno.
Estresse e Ansiedade: O estresse e a ansiedade podem ser fatores complicadores, mas também podem atuar como motivadores em algumas situações. A pressão para ter um bom desempenho pode levar algumas pessoas a se esforçarem ainda mais, resultando em notas altas, mesmo que isso venha acompanhado de um custo emocional significativo.
Reconhecimento Tardio: Muitas vezes, o TDAH não é reconhecido até que os desafios se tornem mais evidentes em ambientes acadêmicos mais exigentes. Em alguns casos, os sintomas podem ser mascarados por habilidades compensatórias durante os anos escolares iniciais.
É importante ressaltar que, mesmo que uma pessoa consiga ter sucesso acadêmico, o TDAH pode trazer dificuldades em outras áreas da vida, como nas relações sociais ou na gestão do estresse. Se houver suspeitas de TDAH ou se os sintomas estiverem causando desconforto significativo, buscar uma avaliação profissional pode ser benéfico. Um diagnóstico adequado pode abrir portas para estratégias de tratamento e suporte que podem melhorar a qualidade de vida geral.
A seguir, algumas considerações sobre essa situação:
Estratégias de Enfrentamento: Algumas pessoas com TDAH não diagnosticado podem ter aprendido a usar métodos que ajudam a lidar com suas dificuldades. Isso pode incluir a criação de rotinas rigorosas, uso de listas de tarefas ou técnicas de gerenciamento do tempo que permitem que elas se mantenham organizadas e focadas.
Inteligência e Motivação: A capacidade intelectual e a motivação pessoal também desempenham um papel importante. Alunos com TDAH podem ter um alto potencial cognitivo e uma forte motivação para aprender, o que pode compensar as dificuldades associadas ao transtorno.
Estresse e Ansiedade: O estresse e a ansiedade podem ser fatores complicadores, mas também podem atuar como motivadores em algumas situações. A pressão para ter um bom desempenho pode levar algumas pessoas a se esforçarem ainda mais, resultando em notas altas, mesmo que isso venha acompanhado de um custo emocional significativo.
Reconhecimento Tardio: Muitas vezes, o TDAH não é reconhecido até que os desafios se tornem mais evidentes em ambientes acadêmicos mais exigentes. Em alguns casos, os sintomas podem ser mascarados por habilidades compensatórias durante os anos escolares iniciais.
É importante ressaltar que, mesmo que uma pessoa consiga ter sucesso acadêmico, o TDAH pode trazer dificuldades em outras áreas da vida, como nas relações sociais ou na gestão do estresse. Se houver suspeitas de TDAH ou se os sintomas estiverem causando desconforto significativo, buscar uma avaliação profissional pode ser benéfico. Um diagnóstico adequado pode abrir portas para estratégias de tratamento e suporte que podem melhorar a qualidade de vida geral.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, minha filha tem 4 anos, mudou de cmei a uns 4 meses. Em outros cmeis sempre tivemos elogios dela, porém agora a professora nos informou que ela está com muita sonolência e não quer participar das atividades, fica deitada na mesa ou pede para ficar sentada. Vez ou outra participa,porém não foca,…
- boa noite sou de salvador ba meu filho tem 8 anos ele faz muita coisa feia quando fica nevorso vem em cima de mim e fica falando muitas palavras feia gostaria de ter alguma ajuda
- Gostaria de saber se o Generico do Venvanse tem o mesmo desempenho que o mesmo? Eu vi que ja esta sendo vendido nas farmacias e gostaria de trocar para conseguir manter meu tratamento.
- Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?
- Fui diagnosticado com TDAH e iniciei o tratamento com o remédio Medato, no primeiro dia de uso notei uma melhora significativa porém fazem dias que estou usando a medicação e até então não notei mais nenhum efeito, seja ele bom ou ruim. Isso é normal?
- É possível ter déficit de atenção e não ter o diagnóstico de TDAH?
- Minha filha é deficiente intelectual desde o nascimento teve um a hipóxia falta de oxigenação no cérebro, se desenvolveu com atraso cognitivo em relação as outras crianças, hoje tem 22 anos é bem funcional estuda de forma online e independente, mas percebi que ela assiste duas series e sempre repete…
- Minha filha tem 9 anos e disse q gosta de fica sozinha as vezes isso é normal? E tb já teve uma crise qundo a colega n quis falar com ela ela se arranhou isso é normal?
- Sou diagnosticada com ansiedade generalizada e recentemente o psiquiatra me receitou o medicamento Deller (succinato de desvenlafaxina monoidratado) de 50mg, mas o remédio tem me deixado muito histérica, agitada e sem conseguir dormir a noite. Minha dúvida em questão é: posso ficar sem tomar o medicamento…
- Fui diagnosticada com Transtorno Bipolar e iniciei o uso Divalcon er, mas tenho desejo de engravidar, quanto tempo antes preciso parar de tomar esse medicamento?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 446 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.