É possível a pessoa ter SOMENTE ANSIEDADE, e essa ansiedade atrapalhar na concentração mas nao ser
7
respostas
É possível a pessoa ter SOMENTE ANSIEDADE, e essa ansiedade atrapalhar na concentração mas nao ser TDAH e sim somente ansiedade.
Olá! É possível apresentar ansiedade, e não ser TDAH. O TDAH é um transtorno que se inicia na infância e pode perdurar na fase adulta. Há critérios clínicos bem demarcados e comprovados cientificamente para o seu diagnóstico. A pessoa também pode apresentar os dois problemas. Uma boa avaliação clínica pode esclarecer esta dúvida.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Ambos os quadros podem comprometer a atenção e gerar ansiedade. A ansiedade é um sentimento que surge ao detectarmo perigo à nossa integridade física ou psicológica e promove uma série de mudanças fisiológicas e cognitivas, deixando a pessoa em alerta para lutar ou fugir. Uma das alterações cognitivas da ansiedade é a chamada hipervigilância: em suma, a pessoa fica muito focada naquilo que ela acha que vai acontecer, não conseguindo trabalhar com atenção dividida ou se focar em outras coisas. Nesse sentido, a ansiedade afeta diretamente a atenção. Por outro lado, o TDAH é um transtorno que tem como base um processamento atencional diferente e que, dado o sistema social que estamos inseridos, complica a vida do seu portador. Muitas pessoas com TDAH têm dificuldade para lidar com a ansiedade por conta desse processamento diferente e do ambiente social. Resumindo, o mais interessante é que você busque por avaliação profissional para lidar com o problema, seja ele qual for.
Sim, é possível. A ansiedade distrai a atenção por fazer a pessoa dividir o foco entre o que está fazendo e pelo o que anseia. Assim, a atenção mesmo que por vezes redobrada na tarefa que deve ser realizada pode ainda sim ser insuficiente, isso tudo dependendo do quão ansiosa a pessoa está. Um diagnóstico psiquiátrico nesse caso é bem vindo para se ter a certeza de que não há mesmo um quadro de TDAH. mas reforço que é sim possível ser distração por ansiedade. A melhor forma de tratar a ansiedade é falar sobre ela.
Claro que sim. A ansiedade altera a atenção e a memória e consequentemente o nível do seu rendimento laborativo e os estudos sem que você esteja preenchendo critérios diagnósticos tanto para TDAH quanto até mesmo para um transtorno de ansiedade propriamente dito.
Prezado!
Sugiro fazer uma avaliação Neuropsicologica para investigar as funções cognitivas para obter um diagnóstico preciso!
At.,
Monica
Sugiro fazer uma avaliação Neuropsicologica para investigar as funções cognitivas para obter um diagnóstico preciso!
At.,
Monica
Sim é possível ter ansiedade e não se ter o diagnóstico de TDAH. No entanto, é preciso uma avaliação precisa para descartar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade por meio, de avaliação neuropsicológica para avaliar as funções cognitivas junto com o parecer médico - psiquiatra. A ansiedade por si só, altera a concentração por alterar a neuroquímica do indivíduo. Tanto a ansiedade quanto o TDAH trazem sofrimento a pessoa portadora que pode minimizar este sofrimento por meio, de uma possível conduta medicamentosa, psicoterapia cognitiva comportamental e\ou mudança de estilo de vida. Julia Sereicikas Loyola - Neuropsicóloga
Com certeza! O estado físico caracterizado por ansiedade pode atrapalhar na concentração, afinal o corpo fica preparado para lidar com qualquer tipo de estímulo externo novo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, minha filha tem 4 anos, mudou de cmei a uns 4 meses. Em outros cmeis sempre tivemos elogios dela, porém agora a professora nos informou que ela está com muita sonolência e não quer participar das atividades, fica deitada na mesa ou pede para ficar sentada. Vez ou outra participa,porém não foca,…
- Minha filha tem 9 anos e disse q gosta de fica sozinha as vezes isso é normal? E tb já teve uma crise qundo a colega n quis falar com ela ela se arranhou isso é normal?
- Eu tenho um diagnóstico de TDAH, porém, agora estão suspeitando de TAB, e pode ser que tenha mais se um transtorno associado, logo, as medicações podem não surtir o efeito que se espera, por não poder misturar estabilizadores com psicoestimulantes, O que devo fazer?
- Para os especialistas em psiquiatria tem como dá o diagnóstico na primeira consulta? Tenho suspeita de ter TDAH.
- Minha filha é deficiente intelectual desde o nascimento teve um a hipóxia falta de oxigenação no cérebro, se desenvolveu com atraso cognitivo em relação as outras crianças, hoje tem 22 anos é bem funcional estuda de forma online e independente, mas percebi que ela assiste duas series e sempre repete…
- Tenho 38 anos e fui diagnosticada com TDAH há 2 meses. Iniciei Fluoxetina e Atentah há 2 meses. O Atentah comecei tomando quarenta.mg e passei a tomar oitenta.mg faz umas 3 semanas. Fluoxetina eu tomo quarenta.mg por dia Ontem e hj ando sentindo uma tristeza imensa e uma agonia mto forte no peito. Chorei…
- Oi tô tomando ritalina e tô com muita dor de dente e dor de cabeça posso tomar dipirona
- Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?
- Meu filho tem 3anos é está apresentando agressividade no colégio,que bater quando tomando os brinquedos da criança,o que devo faze?
- É verdade que pessoas com ansiedade tem hiperfoco?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.