É possível a pessoa ter SOMENTE ANSIEDADE, e essa ansiedade atrapalhar na concentração mas nao ser
7
respostas
É possível a pessoa ter SOMENTE ANSIEDADE, e essa ansiedade atrapalhar na concentração mas nao ser TDAH e sim somente ansiedade.

Olá! É possível apresentar ansiedade, e não ser TDAH. O TDAH é um transtorno que se inicia na infância e pode perdurar na fase adulta. Há critérios clínicos bem demarcados e comprovados cientificamente para o seu diagnóstico. A pessoa também pode apresentar os dois problemas. Uma boa avaliação clínica pode esclarecer esta dúvida.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Olá! Ambos os quadros podem comprometer a atenção e gerar ansiedade. A ansiedade é um sentimento que surge ao detectarmo perigo à nossa integridade física ou psicológica e promove uma série de mudanças fisiológicas e cognitivas, deixando a pessoa em alerta para lutar ou fugir. Uma das alterações cognitivas da ansiedade é a chamada hipervigilância: em suma, a pessoa fica muito focada naquilo que ela acha que vai acontecer, não conseguindo trabalhar com atenção dividida ou se focar em outras coisas. Nesse sentido, a ansiedade afeta diretamente a atenção. Por outro lado, o TDAH é um transtorno que tem como base um processamento atencional diferente e que, dado o sistema social que estamos inseridos, complica a vida do seu portador. Muitas pessoas com TDAH têm dificuldade para lidar com a ansiedade por conta desse processamento diferente e do ambiente social. Resumindo, o mais interessante é que você busque por avaliação profissional para lidar com o problema, seja ele qual for.

Sim, é possível. A ansiedade distrai a atenção por fazer a pessoa dividir o foco entre o que está fazendo e pelo o que anseia. Assim, a atenção mesmo que por vezes redobrada na tarefa que deve ser realizada pode ainda sim ser insuficiente, isso tudo dependendo do quão ansiosa a pessoa está. Um diagnóstico psiquiátrico nesse caso é bem vindo para se ter a certeza de que não há mesmo um quadro de TDAH. mas reforço que é sim possível ser distração por ansiedade. A melhor forma de tratar a ansiedade é falar sobre ela.

Claro que sim. A ansiedade altera a atenção e a memória e consequentemente o nível do seu rendimento laborativo e os estudos sem que você esteja preenchendo critérios diagnósticos tanto para TDAH quanto até mesmo para um transtorno de ansiedade propriamente dito.

Prezado!
Sugiro fazer uma avaliação Neuropsicologica para investigar as funções cognitivas para obter um diagnóstico preciso!
At.,
Monica
Sugiro fazer uma avaliação Neuropsicologica para investigar as funções cognitivas para obter um diagnóstico preciso!
At.,
Monica

Sim é possível ter ansiedade e não se ter o diagnóstico de TDAH. No entanto, é preciso uma avaliação precisa para descartar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade por meio, de avaliação neuropsicológica para avaliar as funções cognitivas junto com o parecer médico - psiquiatra. A ansiedade por si só, altera a concentração por alterar a neuroquímica do indivíduo. Tanto a ansiedade quanto o TDAH trazem sofrimento a pessoa portadora que pode minimizar este sofrimento por meio, de uma possível conduta medicamentosa, psicoterapia cognitiva comportamental e\ou mudança de estilo de vida. Julia Sereicikas Loyola - Neuropsicóloga

Com certeza! O estado físico caracterizado por ansiedade pode atrapalhar na concentração, afinal o corpo fica preparado para lidar com qualquer tipo de estímulo externo novo.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Qual profissional pode dar laudo técnico de TDAH?
- Boa noite! Tenho um filho diagnosticado com TDHA e a escola é ciente, tanto que estamos desde o ano passado tentando que elabore o PEI e faça as adaptações necessárias, mas sem sucesso. A escola alegou mau comportamento do meu filho e enviou uma advertência. Devo assinar esse documento? Tem algum órgão…
- Vou fazer uma avaliação de TDAH, porém é online. Tem problema?
- Meu filho é extremamente irritado qualquer coisa fica muito nervoso mesmo tentando conversar com ele não resolve ele vai começar a terapia com psicólogo mas acho que não vai ser o suficiente ,ele tem apenas 5 anos devo procurar outro esespecialista?
- O psiquiatra que consultei hoje me disse que só pode me passar medicação para tratamento do TDAH com um laudo de um psicólogo. Isso procede? O psiquiatra não pode ele mesmo diagnosticar e passar o medicamento de tratamento na mesma consulta ?
- Olá. Vi hoje que nas farmacias tem o generico do venvanse sendo vendido, o Dimesilato de Lisdexanfetamina.. Gostaria de saber se ja tem relatos de quem usou e teve os mesmos resultados do uso com o venvanse, pois o generico é BEM mais em conta e não pesa tanto no financeiro igual venvanse.. é uma duvida…
- Tenho 38 anos e fui diagnosticada com TDAH há 2 meses. Iniciei Fluoxetina e Atentah há 2 meses. O Atentah comecei tomando quarenta.mg e passei a tomar oitenta.mg faz umas 3 semanas. Fluoxetina eu tomo quarenta.mg por dia Ontem e hj ando sentindo uma tristeza imensa e uma agonia mto forte no peito. Chorei…
- É verdade que pessoas com ansiedade tem hiperfoco?
- Pessoas com TDAH podem tem maior dificuldade em lembrar de avisar outras pessoas de eventos ou acontecimentos importantes? Se sim o que pode se fazer para melhorar isso?
- Olá. Faço o uso de Ritalina pois fui diagnosticado com TDAH há 3 anos. Ela pode ter como efeito adverso o sangramento nasal? Ultimamente tem ocorrido muito. Não sei se tem relação.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 451 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.