É possível a bactéria klebsiella pneumoniae que está na urina ir para outros lugares e causar outras

2 respostas
É possível a bactéria klebsiella pneumoniae que está na urina ir para outros lugares e causar outras infecções?
Sem dúvidas. Essa bactéria não é normal da nossa flora e quando presente na urina, associada a sintomas de infecção, pode causar uma infecção grave. Portanto, existe sim a possibilidade de disseminação hematológica da bactéria e contaminação de outros lugares do corpo.

Sim, a bactéria Klebsiella pneumoniae pode se espalhar para outras partes do corpo e causar infecções em diferentes locais. A Klebsiella pneumoniae é uma bactéria que pode estar presente no trato urinário, especialmente em casos de infecção urinária. Se não tratada adequadamente, a infecção pode se disseminar e causar problemas mais sérios.

A infecção pode se espalhar para os rins, causando pielonefrite, uma infecção renal que pode ser bastante grave. Além disso, a bactéria pode entrar na corrente sanguínea e causar uma infecção generalizada chamada septicemia, que é uma condição médica de emergência e requer tratamento imediato.

Outro risco é a possibilidade de a bactéria infectar os pulmões, causando pneumonia, ou se espalhar para outras áreas do corpo, como o sistema nervoso central, causando meningite, ou as articulações, causando artrite séptica. Pessoas com sistema imunológico comprometido, como aquelas com diabetes, câncer ou que estão tomando medicamentos imunossupressores, estão em maior risco de disseminação e complicações da infecção.

É crucial que as infecções por Klebsiella pneumoniae sejam tratadas com os antibióticos apropriados, conforme prescrição médica. O tratamento adequado e o acompanhamento médico são fundamentais para evitar a disseminação da infecção e prevenir complicações.

A medicina integrativa pode complementar o tratamento convencional, fortalecendo o sistema imunológico através de uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes que apoiam a função imunológica, como vitaminas C e D, zinco e probióticos. Técnicas de redução do estresse, como meditação e yoga, também podem ser benéficas, pois o estresse pode comprometer a resposta imunológica do corpo.

Recomendo que você siga rigorosamente as orientações do seu médico, complete o curso de antibióticos prescrito e faça os exames de acompanhamento necessários para garantir que a infecção esteja completamente resolvida. Se apresentar novos sintomas ou piora dos sintomas atuais, procure atendimento médico imediatamente.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia