É normal uma pessoa que não é carinhosa, não goste de abraços nem outros gestos, mas seja carinhosa

17 respostas
É normal uma pessoa que não é carinhosa, não goste de abraços nem outros gestos, mas seja carinhosa em alguma relação sexual? Como de essa pessoa entendesse os gestos de carinho como algo sexual e íntimo.
Olá, espero que essa mensagem lhe encontre bem!
Sim, é perfeitamente capaz de acontecer isso. A pessoa pode ter bloqueios em demonstrações de afeto mais cotidianas por diversos motivos, mas a relação sexual pode dizer de outro lugar, até amoroso, e certamente muito mais íntimo, em que, para essa pessoa, aí sim, possa ser possível demonstrar esse afeto, baixando as restrições. Espero ter esclarecido!

Sim, é possível que uma pessoa que não goste de gestos de carinho fora do contexto sexual, como abraços ou demonstrações de afeto físico, possa ser carinhosa em uma relação sexual. As preferências e comportamentos em relação ao toque e carinho podem variar muito de pessoa para pessoa e podem ser influenciados por diferentes fatores, como experiências passadas, cultura, ou até questões psicológicas.

Aqui estão algumas razões possíveis para esse tipo de comportamento:

Associação com Intimidade Sexual: Para algumas pessoas, o toque físico pode estar fortemente associado à intimidade sexual, o que faz com que se sintam mais confortáveis em expressar carinho nesse contexto específico. Fora do contexto sexual, podem não se sentir à vontade com o toque físico ou vê-lo como algo que invade sua privacidade.

Limites Pessoais: Algumas pessoas têm limites mais rígidos em relação ao toque e à demonstração de afeto, especialmente em ambientes sociais. Elas podem preferir reservar esses gestos para momentos de maior intimidade, como durante uma relação sexual.

Histórico Pessoal: Experiências passadas, como relacionamentos, educação e até traumas, podem influenciar como alguém vê o toque físico. Para algumas pessoas, o carinho fora do sexo pode ser desconfortável ou não natural, enquanto no contexto sexual pode ser mais fácil ou mais desejado.

Diferentes Formas de Carinho: A forma como uma pessoa expressa carinho e afeto pode variar. Nem todos demonstram afeto da mesma maneira, e isso pode ser influenciado por personalidade, cultura, e até orientação sexual e afetiva.

Se isso está causando alguma inquietação ou afetando seus relacionamentos, pode ser útil explorar mais profundamente esses sentimentos em um espaço seguro e acolhedor. Na terapia, podemos trabalhar juntos para entender melhor como essas preferências se desenvolveram e como lidar com elas no contexto de suas relações.

Gostaria de convidá-lo para uma sessão de psicoterapia. Podemos explorar mais detalhadamente suas experiências e sentimentos em relação à intimidade e ao afeto, e trabalhar para encontrar maneiras de equilibrar suas necessidades e expectativas nos relacionamentos.

Se estiver interessado, podemos agendar uma sessão inicial para discutir suas preocupações e necessidades mais detalhadamente.
Te convidamos para uma consulta: Auxílio na dificuldade do relacionamento conjugal - R$ 150
Olá! Isso acontece sim, mas seria importante compreender o porquê de apenas no âmbito sexual você ser carinhosa. Refletir como foi o aprendizado em relação à demonstração de afeto e carinho, quais bloqueios possam existir e se há o desejo de se relacionar de forma diferente. Abraços e cuide-se!
Olá! Sim, mas considero importante buscar um psicólogo/ psicanalista para que no espaço terapêutico possa avaliar o porquê disso, investigando os motivos pelos quais talvez o único momento de afeto possa ser durante o ato sexual, pois isso provavelmente diz das suas vivências e questões. Espero ter ajudado, estou à disposição!
A sua pergunta é muito pertinente e pode ser compreendida a partir de muitas perspectivas. Quando uma pessoa não demonstra carinho de forma geral, mas é capaz de se mostrar carinhosa em um contexto sexual, pode haver diferentes razões para isso.

Primeiramente, é importante considerar que a experiência de carinho e afeto é complexa e pode variar de acordo com o contexto e as relações. Para algumas pessoas, a sexualidade pode funcionar como um espaço onde as defesas emocionais são temporariamente suspensas, permitindo que sentimentos de proximidade e vulnerabilidade se manifestem de maneira mais intensa. A conexão sexual pode se tornar uma forma de intimidade que a pessoa é capaz de acessar, mesmo que outros tipos de afeto, como abraços ou gestos carinhosos, não estejam presentes. Isso pode estar relacionado a uma forma particular de se sentir seguro e aceito, que é mediada pela sexualidade.

Além disso, a dificuldade em expressar carinho fora do contexto sexual pode estar ligada a um histórico de experiências emocionais que moldaram a forma como essa pessoa se relaciona com os outros.

A falta de uma vivência afetiva rica e acolhedora durante a infância pode ter influenciado sua capacidade de manifestar afeto em contextos não sexuais.

Portanto, não é incomum que pessoas apresentem essa divisão entre carinho e sexualidade, e isso pode ser compreendido como uma complexa intersecção de experiências. Esse comportamento pode ser uma forma de expressar intimidade, mesmo que essa expressão não se traduza em gestos de carinho que envolvem proximidade física ou emocional fora do contexto sexual.

A resistência a gestos de carinho, como abraços, pode estar ligada a experiências passadas ou a uma defesa psíquica, onde a pessoa pode ter associado esses gestos a vulnerabilidade ou a uma invasão de seu espaço pessoal. Por outro lado, no contexto sexual, o indivíduo pode sentir que a intimidade é permitida e até mesmo esperada, criando um espaço onde é mais fácil expressar afeto, mesmo que isso se manifeste de maneiras que não se alinham com as expectativas sociais tradicionais de carinho.

Além disso, a sexualidade pode ser vista como uma forma de comunicação que, para algumas pessoas, é mais segura ou significativa do que gestos de carinho mais abertos.

Em alguns casos, o ato sexual pode se tornar um meio de conectar-se intimamente com outra pessoa sem as complicações emocionais que podem estar associadas a outras formas de carinho.

Em resumo, sim, é possível que uma pessoa demonstre carinho de maneira diferenciada em um contexto sexual. Entender essa dinâmica pode ser um passo importante para o paciente e para a pessoa em questão, pois isso abre espaço para uma exploração mais profunda das suas vivências emocionais, das suas necessidades de conexão.
Olá, sim, é possível sim.
Talvez essa pessoa tenha entendido o contato físico como algo relacionado a parte sexual, não compreendendo que o afeto é e pode ser muito mais abrangente que isso, talvez por alguma questão na infância.
Recomendo a busca por terapia para melhor compreensão!
Olá

Sim, é possível que uma pessoa tenha diferentes formas de expressar carinho dependendo do contexto. Algumas pessoas podem não se sentir confortáveis com demonstrações públicas de afeto, como abraços ou outros gestos carinhosos, mas podem expressar carinho de maneira mais íntima e pessoal em um contexto sexual. Isso pode ocorrer por várias razões, incluindo experiências passadas, preferências pessoais ou a forma como foram ensinadas a expressar emoções e afeto.
Para algumas pessoas, gestos de carinho podem estar associados a intimidade e vulnerabilidade, que podem ser mais confortavelmente expressas em um ambiente privado ou em um relacionamento íntimo. Além disso, cada pessoa tem suas próprias linguagens do amor, que são as maneiras preferidas de dar e receber amor, como descrito no conceito das "Cinco Linguagens do Amor" de Gary Chapman. Essas linguagens incluem palavras de afirmação, atos de serviço, receber presentes, tempo de qualidade e toque físico. Alguém que não é carinhoso em público pode ter o toque físico como uma linguagem do amor mais dominante em contextos privados.
Entender e respeitar essas diferenças é importante em qualquer relacionamento. A comunicação aberta sobre preferências e limites pode ajudar a garantir que ambas as partes se sintam confortáveis e valorizadas.
Espero ter ajudado
Olá! Demonstrar afeto é algo muito particular e único, podendo variar de acordo com cada pessoa e ainda, com cada relação, pois também depende da resposta do outro ou intenção sexual. Isso, em si, não é um problema. Temos diversas formas de viver em sociedade e não existe apenas uma que é a correta. Mas, se isso te faz questão de alguma forma e você achar interessante investigar mais a fundo, fica o convite para um processo de análise. Estou à disposição.
Sim, isso pode acontecer. Mas não ficou claro se isso acontece com você ou com quem você se relaciona.
Se for com você, reflita sobre isso. Existe algum bloqueio pra que isso não ocorra fora do âmbito sexual? Você se incomoda com isso e deseja que seja diferente, mas não consegue? Se for isso busque ajuda de uma profissional da psicologia clínica para investigar esse possível bloqueio que te incomoda.
Se isso acontecer com outra pessoa, seria importante você conversar com ela e expor seu incômodo. Um abraço.

É possível sim que algumas pessoas acabem demonstrando afetos somente no momento da intimidade, sem que isso possa indicar que a demonstração de afeto nesses momentos acontece apenas para "ter a aproximação necessária" para a intimidade.

E isso acontece o afeto é, praticamente, a única ponte para chegar à intimidade. É um caminho natural e o momemto em que , tanto o homem quanto a mulher, mesmo que nao sejam tao afetuosos, se sentem naturalmente impelidos a se abrir e se entregar emocionalmente para viabilizar a relação íntima.

Mas se o teu parceiro tem dificuldade de demonstrar afeto no dia a dia, é possível que ele encontre outras formas de fazer você se sentir amada.

E para isso, uma boa estratégia é você refletir com bastante calma para conseguir detalhar muito bem quais são todas as atitudes que ele poderia ter que poderiam te fazer se sentir amada. Além da demonstração de afeto física (como mencionado nas famosas linguagens do amor (que você provavelmente deve conhecer) existem várias outras linguagens do amor que podem fazer você se sentir, por exemplo, cuidada, protegida, admirada, valorizada, ouvida compreendida, entre outras coisas.

Procure pensar então nas outras necessidades emocionais que você tem, de diversas formas, principalmente nas que já te faltaram na sua infância adolescência, para que você possa dizer a ele.

Assim, ele poderá refletir também e ver por meios de quais comportamentos ele poderia satisfazer essas necessidades emocionais, pelo menos um pouco mais, para você.

Além disso, se ele aceitar, essa dificuldade de demonstrar afeto pode ser tratada em terapia. Basta analisarmos com cuidado todas as possíveis causas, que são muito variadas.

Eu entendo que você pode ficar confusa com o fato de ele só demonstrar afeto nesse momenton, porque às vezes isso faz parecer que o afeto não é tão verdadeiro, afinal só acontece no momento da intimidade. Isso pode ser verdadeiro apenas se você perceber que o seu parceiro não tem empatia e não se importa verdadeiramente com você no dia a dia. E para saber isso é importante você prestar atenção em como ele age em outras situações. Por exemplo, ele se importa com seus sentimentos quando você está triste ou chateada? Ele se preocupa com o seu bem-estar? Ele procura te escutar quando você precisa ser ouvida? Ele demonstra algum tipo de admiração? Ele cuida de você quando percebe que você está vulnerável? Ou pelo menos ele é uma pessoa bem prestativa quando percebe que é necessário? Essas respostas podem te ajudar a se sentir um pouco mais tranquila com o fato de ele só demonstrar afeto durante as relações íntimas. Mas lembre também que a primeira dica que eu dei pode ser muito útil para que ele possa ampliar esse leque de formas de demonstrar afeto para que você também se sinta amada e querida em outros momentos, além da relação íntima.

Sou especializada em terapia de casais e no tratamento muitas vezes precisamos ajudar os parceiros a ampliar as habilidades de expressar suas emoções. É bem possível de ser trabalhado, tá? Se precisar ficou à disposição.
Olá. É muito complicado classificar algo como normal ou anormal, muita coisa depende de como aquilo afeta ou não sua vida. Então, tente se perguntar se isso, ser assim, te ajuda ou te atrapalha, te faz bem ou te faz mal, se vc percebe isso como algo "saudável" ou não no seu contexto de vida etc
Olá!
Isso é possível sim. É importante compreender as crenças a respeito do que é sexo, do carinho e formas de se conectar.
Olá! É importante escutarmos como se constrói um saber e as relações que são feitas dentro do que é posto, na descrição de pessoa carinhosa apresentada. Em exemplo: não goste de abraços de quem, quando, ao que remete o abraço, dentre outros pontos a se questionar para construção de um saber entorno da questão própria. O trabalho de psi(análise) é um caminho possível para construção de um saber do que ocorre. É importante olhar para além do momento presente e para além de uma situação isolada. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Cada pessoa vem de uma cultura onde aprendeu ou não aprendeu a demonstrar, comunicar afetos. O mesmo em relação a sexualidade. O conceito de normal (saudável ou doença) vai depender de detalhes na situação, acredito que o mais importante é cada um saber e respeitar suas necessidades emocionais e físicas e comunicar, colocar limite caso o outro não saiba ou você não sinta-se bem. Pensando o afeto como parte da vida e dos relacionamentos, expressar apenas na intimidade mostra uma limitação profunda. O que pode ser bloqueio emocional ou transtornos afetivos. Nesse sentido, a terapia psicológica auxilia a vivenciar o afeto.
OLá, espero que você esteja bem.
Sim, é possível que uma pessoa que não demonstra carinho de forma tradicional, como abraços ou gestos afetuosos, possa expressar sua intimidade e carinho através da relação sexual.
Isso pode ocorrer por várias razões: Como diferenças na expressão de afeto,Conexão Intimista dada ao sexo, experiências passadas, conforto e vulnerabilidade relacionadas a demonstração de afeto e o sexo, preferências pessoais, etc. Se isso é uma preocupação para você, pode ser útil ter uma conversa honesta com a pessoa sobre como você se sente em relação à falta de carinho fora do contexto sexual. A comunicação aberta pode ajudar a entender melhor as necessidades e limites de cada um e encontrar um equilíbrio que funcione para ambos.

Espero ter ajudado. Sou a Letícia psicóloga.
Te convido a conhecer mais sobre meu trabalho:
@leticiafernandespsi
Olá.
" Normal" não é.
Mas não é incomum esse tipo de demonstração de afeto em diferentes situações.
Carinho é um gesto muito espontâneo, mas os contextos serão estimuladores ou não. Assim é natural que num contexto sexual você sinta-se mais à vontade para expressar gestos de carinho. Já em outros contextos do dia a dia ou situações em que não sinta-se estimulado a afetos, não demonstre naturalmente gestos carinhosos, ou por não ter aprendido ou por não se sentir à vontade.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!