É normal uma pessoa com tdah aprender a ler cedo (3 a 4 anos), ter boa coordenação para andar de bic

30 respostas
É normal uma pessoa com tdah aprender a ler cedo (3 a 4 anos), ter boa coordenação para andar de bicicleta cedo (3 anos) e ter certa facilidade para aprender as coisas quando criança? Recebi esse diagnóstico e minha infância foi assim.
O TDAH não tem haver com a falta de capacidade em aprender, mas sim com hiperatividade e dificuldade em ter atenção a tarefas o que pode ocasionar dificuldade de aprendizado. Isso não necessariamente impediria uma criança em aprender atividades para as quais já tem certa predisposição.

Apesar de não estar relacionado a alto QI, também não é causa de incapacidade intelectual. Assim, respondendo sua pergunta ter o diagnóstico de TDAH não impediria o desenvolvimento de habilidades motoras ou de leitura.

O mais importante é identificar quais dificuldades o TDAH pode estar causando no seu cotidiano e buscar tratamento.

Até mais.

Olá! Quanta coisa notável você fez na infância, isso é ótimo, parabéns. Agora com o diagnóstico em mãos é de extrema importância fazer o acompanhamento terapêutico para que continue criando, se descobrindo e crescendo da melhor maneira. É normal desenvolvermos coisas na infância, o importante é não pararmos de usar a criatividade, não se prenda ao transtorno vá além. A terapia disponibiliza ferramentas para melhorar seu dia a dia, forte abraço.
Olá! É normal sim.
A criança com TDHA pode aprender ainda mais facilmente quando se interessa pelo que está sendo pretendido. Lembrando que o TDHA impacta a qualidade de vida da criança e do adulto em vários outros aspectos (não só na aprendizagem), como por exemplo: convívio familiar, relacionamentos interpessoais, autoestima, impulsividade, gestão do tempo, dentre outros.. abraço!
Oi, pode ser comum. A pessoa que se encaixa no diagnóstico de TDAH pode ter facilidade em aprender durante todo o período escolar. Aparentemente seus pais te enalteceram também para que você pudesse acreditar em você mesma e aprender. A maior dificuldade para a pessoa com sintomas de TDAH, normalmente aparece após a fase escolar, onde tem de lidar com diversas situações, que vão além do ensino escolar e acabam tendo de lidar com mais responsabilidades que estão acostumadas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá! Eu começaria lhe perguntado quando foi que você recebeu esse diagnóstico, pois, infelizmente, muitas pessoas estão recebendo diagnóstico errôneos de TDAH. Procure novas opiniões profissionais.
Olá, esse diagnóstico você recebeu faz quanto tempo? Nosso desenvolvimento humano é dinâmico, e alguns quadros
apresentam desenvolvimento heterotipico, ou seja dependendo de quando você realizou a avaliação, será preciso uma nova avaliação. Recentemente foi publicada uma nova portaria para diagnosticar TDAH. Consulte com um especialista. Andrea Christiano, psicóloga/neuropsicóloga
Olá! Sim, é normal uma pessoa com TDAH ter facilidade para aprender e boa coordenação. O TDAH não necessariamente traz impacto nessas áreas.
No entanto, entendo que seja relevante entender tanto o motivo de você ter feito a avaliação (imagino que esse diagnóstico tenha vindo a partir de uma avaliação criteriosa) , quanto o motivo de você não ter "concordado" com o diagnóstico. Se você procurou a avaliação neuropsicológica, deve haver algum desconforto em alguma área, e talvez esse desconforto justifique o diagnóstico. Qual será que era a sua expectativa quando você buscou essa avaliação? Que tipo de resposta estava procurando? Você chegou a dizer para o profissional que fez a avaliação que não se sentiu confortável com o dignóstico? Acho que tudo isso é importante para que você consiga se sentir bem, tendo ou não TDAH. Entendo que o diagnóstico é importante, porque nos dá um norte, dá significado para muitos dos nossos sentimentos, pensamentos, ações e reações. Mas o diagnóstico só tem sentido se conseguimos transcendê-lo, ir além, dele, para buscarmos uma possibilidade de bem estar. O diagnóstico não pode ser um rótulo imobilizante. Nesse sentido, sugiro que você converse com o profissional que fez a avaliação e esclareça suas dúvidas. E se você acha que não há essa possibilidade, procure outro profissional que possa lhe dar acolhimento além de diagnóstico. No fundo, quando estamos fazendo esse tipo de investigação, não queremos um nome de um transtorno, queremos saber é o que fazer para nos sentirmos bem. Um abraço! Não deixe de se cuidar!
Sim.è normal uma criança com TDAH apresentar facilidade para desenvolver várias àreas,principalmente as àreas que lhe dão prazer e motivação. Trata-se de um transtorno comportamental que envolvem uma tríade sintomatológica:déficit de atenção,hiperatividade e impulsividade,mas não há a necessidade de que os três sintomas estejam presentes simultâneamente.
Muitas vezes a dificuldade é a criança focar a atenção em um único objeto,distraindo-se com facilidade e agindo impulsivamente. È muito importante a realização de uma avaliação detalhada com os profissionais da àrea,famíliares e escola e juntos direcionar o tratamento.Voce deve buscar um profissional para esclarecer essas dúvidas e te orientar melhor.Um abraço.
Uma pessoa com TDAH pode ter habilidades e muita capacidade de inteligência. Porém pode ser hiperativa e ou com dificuldade de manter o foco. Tratando com acompanhamento médico e psicológico. As capacidades começam a ser melhor aproveitadas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, tudo bem?

Possuir o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não significa que você não conseguirá atingir os marcos esperados do desenvolvimento, ou até mesmo, se desenvolver com desempenho acima do esperado. O TDAH não é um transtorno de aprendizagem, e sim, do neurodesenvolvimento, que tem como características principais, a desatenção e a impulsividade/hiperatividade (ou em outras palavras, a inquietação). Assim, em algumas atividades que exigem maior concentração, muitas das vezes, quem tem TDAH apresenta dificuldades para aprender, já que seu foco é prejudicado. Mas ainda assim, ele possui a capacidade cognitiva/psicomotora de aprender São apenas alguns aspectos do TDAH que acabam por interferir no processo de aprendizagem.
Então lembre-se que o TDAH não incapacita a pessoa, impossibilitando-a de aprender, mas pode se apresentar como uma dificuldade de aprendizagem.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição.

Abraço.
É possivel fazer tudo isso e muito mais, porém a minha preocupação é quem e como você recebeu esse diagnóstico? Tem certeza dele? Mais de um profissional concorda com isso?
Hoje, há uma enxurrada de pessoas TDAH e muitas nem passaram por médicos que apliaram testes então muita calma nessa hora quando se denomina um rótulo que pode ser carregado para toda a vida. E, um rótulo que tras como consequência, pra quem recebe, uma sensação de que "sou burro e não sou capaz", que é o que percebo na clínica. Antes de qualquer coisa é inclusive possível ser super dotado e ter tdah!
Se sua dúvida foi relacionada ao diagnóstico, vejo que pode ser importante passar por uma reavaliação neuropsicologia. Caso seja relacionada aos sintomas do TDAH, cada pessoa é única e sua interação com o mundo também é algo único. Uma pessoa pode sim ter o que foi relatado na sua dúvida e mesmo assim ter o diagnóstico de TDAH, sua forma de agir pode não ser uma variável relevante se desconsiderar todo o contexto do paciente. Existem casos de pessoas com inteligência superior mas que tiveram um falso diagnósticos de TDAH, por exemplo.
Sim, completamente normal e mais normal ainda é você perceber que cada um é único e o normal é ser você exclusivamente. Não é porque você recebeu algum diagnóstico de TDAH que você não possa ter todas essas virtudes que você mencionou.
Oi, tudo bem? O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurológica que acomete crianças e adultos e atinge de 3% a 7% da população. Caracteriza-se pela diminuição da capacidade de atenção, com aumento na impulsividade e hiperatividade. TDAH é um transtorno do neuro-desenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Desatenção e desorganização envolvem incapacidade de permanecer em uma tarefa, aparência de não ouvir e perda de materiais em níveis inconsistentes com a idade ou o nível de desenvolvimento. É normal uma criança com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ter facilidade de desenvolver algumas habilidades sociais e ter dificuldades na parte acadêmica ou vice vice-versa.
Estou à disposição, caso necessário
Abraço
OLá; esses sintomas que você descreveu não são de TDAH; uma pessoa com TDAH pode apresentar essas facilidades que vc está dizendo; posto que ter TDAH pode estar acompanhado de altas habilidades; provavelmente se vc recebeu esse diagnóstico é porque o profissional que o diagnosticou observou outras questões. Pessoas com TDAH tem dificuldade em manter a atenção ao longo do tempo e em selecionar o foco da atenção; aliado ou não a impulsividade; dificuldade nas funções executivas (planejamento; organização, tomada de decisão; gerenciamento do tempo; capacidade de priorizar; velocidade de processamento, etc) e também pode vir acompanhado de um comportamento hipercinético (não consegue ficar parado; muitos pensamentos ao mesmo tempo). Agora pode ter comorbidade com altas habilidades (habilidades motoras e academicas mais avançadas). Só precisa ter cuidade em fazer o diagnóstico diferencial porque as vezes superdotados tem comportamentos semelhantes ao TDAH; ou pode ser dupla excepcionalidade. Se tiver dúvida é bom fazer uma avaliaçào neuropsicológica para descobrir.
Olá! O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade não necessariamente tem ligação obrigatória com atraso no aprendizado ou com dificuldade na coordenação motora no início da infância. Para entender melhor seu caso seria necessário olhar no seu histórico o que percebe de suas facilidades e dificuldades, entender há quanto tempo foi dado seu diagnóstico e o que o colega observou dentro das suas queixas para fechá-lo. Mas saiba que suas dúvidas são válidas e por isso é muito importante uma consulta para que possa perguntar tudo que deseja saber. Caso tenha dúvidas acerca do seu diagnóstico, é recomendado fazer uma consulta para conversar com seu médico, buscar segunda opinião com outro médico ou até uma avaliação neuropsicológica caso tenha esta necessidade. Te desejo boa sorte na sua busca!
Olá, o TDAH não se relaciona necessariamente com dificuldade de aprendizagem e sim de foco e concentração. E bastante comum que pessoas com TDAH desenvolvam habilidades compensatórias como uma leitura bastante dinâmica e até um hiperfoco em situações e contextos estimulantes. O mesmo pode ser dito de habilidades motoras devido justamente à atenção difusa (que pode, em alguns casos, se tornar uma capacidade de realizar muitas atividades ao mesmo tempo) bem como a hiperatividade e suas possíveis manifestações físicas. Tanto aprender a ler cedo quando ter boa coordenação de bicicleta estão entre possíveis características de um sujeito com TDAH (ou não). Características como superiperinteresse seguido de desinteresse, atenção difusa, dificuldade de organização (especialmente em atividades que não são estimulantes para a pessoa, como rotinas, tarefas e obrigações) são sinais mais indicativos do TDAH. Espero ter ajudado!
O TDAH não é uma deficiência intelectual e sim uma questão neurobiológica relacionada a dificuldade em manter o foco da atenção, comportamento de impulsividade e hiperatividade. Não está relacionado a deficiência intelectual muito pelo contrario. Porém um TDAH pode ter comorbidades relacionadas a dificuldade de aprendizagem.
Uma pessoa com TDAH pode se tornar expert naquilo que lhes tragam prazeres, interesses pois eles ficam hiperfocados naquilo que lhes interessam.
Se você tem duvidas quanto ao seu diagnostico eu posso te ajudar ou se preferir te aconselho a procurar um especialista na área e assim ele possa analisar o seu caso mais detalhadamente. Espero ter te ajudado
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa de se concentrar, controlar impulsos e regular certos comportamentos. Embora o TDAH seja muitas vezes associado a crianças, ele também pode afetar adultos, ou até mesmo obter-se um diagnostico somente na vida adulta, mesmo apresentando os sintomas desde criança. As pessoas com TDAH podem ter dificuldade em concluir tarefas, se distrair facilmente, ter problemas de memória e seguir as regras. No entanto, isso não quer dizer que sejam pessoas incapazes ou que tenham dificuldade em tudo.
Portanto é muito comum sim a pessoa com TDAH ter bom desempenho em diversas áreas da vida. Principalmente se for de uma area de interesse da pessoa, pode ocorrer o que é chamado de hiperfoco, que é quando a pessoa fica extremamente interessada e focada em algum assunto, podendo aprender tudo sobre o tema e ficar horas a fio estudando ou se entretendo com determinado assunto.
Olá! Embora a apresentação dos sintomas do TDAH possa variar de pessoa para pessoa, não é incomum que indivíduos com TDAH apresentem habilidades precoces em algumas áreas, como leitura e coordenação motora. Também é possível que essas pessoas tenham um certo talento para aprender coisas novas, especialmente se o assunto lhes interessar. O importante é lembrar que o TDAH não reduz alguém e não determina seu desempenho em todas as áreas da vida. Cada pessoa com TDAH é única e pode ter diferentes potências e desafios. É importante buscar orientação de um profissional de saúde mental para um diagnóstico preciso e para receber apoio adequado, caso necessário. Espero ter ajudado!

Olá, agradeço por compartilhar sua experiência conosco. No Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), cada pessoa pode ter características e desenvolvimento únicos. Embora muitos indivíduos com TDAH possam enfrentar desafios na atenção e no controle dos impulsos, isso não significa que eles não possam demonstrar habilidades precoces em certas áreas, como aprender a ler cedo ou desenvolver coordenação motora. Alguns podem até apresentar habilidades de aprendizagem rápidas em determinadas áreas.

É importante lembrar que o TDAH é um transtorno complexo e multifacetado. O diagnóstico é baseado em uma avaliação clínica abrangente e deve considerar múltiplos critérios. Se você recebeu esse diagnóstico, é fundamental buscar orientação profissional de um médico especializado em saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo. Eles poderão fornecer uma avaliação detalhada e um plano de tratamento adequado, caso seja necessário. Cada pessoa com TDAH é única, e o suporte individualizado pode fazer a diferença.
Olá!
Sim, é possível que uma pessoa com TDAH apresente habilidades precoces em determinadas áreas, como aprender a ler cedo, ter boa coordenação motora e demonstrar facilidade em aprender coisas quando criança. O TDAH afeta cada indivíduo de forma única, e essas características podem ser resultado de um perfil cognitivo particular. É importante lembrar que o TDAH também traz desafios e dificuldades em outras áreas, como concentração, impulsividade e organização. Se você recebeu o diagnóstico de TDAH, é fundamental buscar suporte adequado, como acompanhamento psicológico e médico, para compreender melhor seu funcionamento e desenvolver estratégias que promovam seu bem-estar e qualidade de vida.
Te deixo de presente a frase: Apaixone-se por si! reflita sobre ela.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
No TDAH existe a questão do Hiperfoco também, que pode auxiliar a aprender algumas situações de forma mais tranquila. Provavelmente ler era algo que te atraia e andar de bicicleta também. Em caso de dúvidas você pode refazer as testagens com um neuropsicólogo para ver se o diagnostico está correto ou não. Obviamente levar junto ao seu psicólogo que você já faz tratamento para ele avaliar o resultado da testagem junto com você.
Sim, é completamente normal. O TDAH não prejudica nossa aprendizagem e capacidade de aprender as coisas. O TDAH também não anula QI e qualquer outra habilidade.
Sim, é possível que uma pessoa com TDAH tenha desenvolvido certas habilidades precocemente na infância. De fato, muitas vezes as pessoas com TDAH podem ter um desenvolvimento acelerado em algumas áreas, como a fala, a coordenação motora e a criatividade, entre outras.

No entanto, é importante lembrar que o TDAH é um transtorno neurológico complexo e afeta cada pessoa de maneira única, incluindo quanto às habilidades e dificuldades que apresentam. Por isso, é importante que você converse com um profissional para entender melhor o seu diagnóstico e como ele pode estar afetando as suas habilidades e desafios atuais.

De qualquer forma, é importante lembrar que o TDAH não é um impeditivo para o desenvolvimento e o sucesso. Com o tratamento adequado, é possível aprender a lidar com os sintomas e alcançar suas metas e objetivos.
Ola, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode apresentar diferentes habilidades e características, mesmo quando diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Embora algumas crianças com TDAH possam enfrentar desafios em certas áreas, como concentração e organização, isso não significa que elas não possam ter habilidades excepcionais em outras áreas.

Algumas crianças com TDAH podem apresentar um desenvolvimento precoce em certas habilidades, como aprender a ler cedo ou adquirir boa coordenação motora para andar de bicicleta. Essas crianças podem ter um interesse particular em determinadas áreas e serem altamente focadas quando envolvidas nessas atividades.

É importante ressaltar que o TDAH não é um fator determinante para o desenvolvimento precoce de habilidades específicas. O diagnóstico de TDAH se baseia principalmente em sintomas relacionados à atenção, hiperatividade e impulsividade, e não está diretamente ligado ao desenvolvimento motor ou habilidades cognitivas.

Se você recebeu o diagnóstico de TDAH e teve facilidade em aprender coisas quando criança, isso pode ser atribuído a uma combinação de fatores, como interesse, motivação, estímulo adequado e predisposições individuais. Cada pessoa com TDAH terá suas próprias experiências e habilidades únicas.

É importante lembrar que o TDAH é uma condição que pode afetar o funcionamento diário, incluindo a atenção, o foco e a organização. Se você está preocupado com seu funcionamento atual ou tem dificuldades em alguma área específica, é recomendável buscar o apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo especializado em TDAH. Eles poderão fornecer uma avaliação adequada, orientação e estratégias personalizadas para lidar com os desafios do TDAH em diferentes aspectos da vida. Espero que tenha ajudado.
Se ainda ficam dúvidas quanto ao seu diagnóstico é importante conversar com os profissionais que fizeram a avaliação ou até considerar a possibilidade de uma segunda opinião. Abraço
Sim, é possível que uma pessoa com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) tenha essas características na infância. O TDAH é uma condição neuropsiquiátrica que afeta a atenção, a impulsividade e, em alguns casos, a hiperatividade. No entanto, o TDAH não é uma condição que se manifesta da mesma forma em todas as pessoas, e seus sintomas podem variar bastante.

Algumas pessoas com TDAH podem apresentar características que podem parecer contraditórias, como ter a capacidade de focar intensamente em áreas de interesse e, ao mesmo tempo, demonstrar dificuldades em manter a atenção em tarefas que não são tão envolventes. Isso pode contribuir para a impressão de que têm certa facilidade para aprender quando estão interessadas em algo específico.

A coordenação e as habilidades motoras podem variar amplamente entre indivíduos com TDAH. Algumas pessoas com TDAH podem ter excelente coordenação e desenvolver habilidades motoras precocemente, enquanto outras podem enfrentar desafios nessa área.

É importante entender que o TDAH é uma condição complexa e multifacetada. Não existe um "perfil típico" que se aplique a todas as pessoas com TDAH.
Sim, é possível e até relativamente comum que uma pessoa com TDAH demonstre habilidades precoces em algumas áreas, principalmente se for atividades que ela se sinta motivadas, pois o hiperfoco é uma característica do transtorno. O TDAH pode se manifestar de maneiras variadas, e os indivíduos com esse transtorno podem ter um perfil de habilidades e dificuldades muito diversificado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Receber um diagnóstico de TDAH pode levantar muitas dúvidas, especialmente quando você teve tantas conquistas na infância. É normal, sim, que uma pessoa com TDAH tenha aprendido a ler cedo, tenha boa coordenação para andar de bicicleta e facilidade para aprender. O TDAH se caracteriza por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, mas isso não afeta todas as áreas da vida da mesma forma. Cada pessoa é única e pode ter forças e talentos incríveis! O TDAH pode impactar áreas como relacionamentos, gestão de tempo, organização e concentração, mas com as estratégias certas, é possível gerenciar esses desafios de forma eficaz. Se você quiser entender melhor como o TDAH pode impactar diferentes aspectos da sua vida, estou aqui para ajudar. Vamos marcar uma consulta e explorar isso juntos?