É normal uma criança de dois anos, que não tem problemas de audição, não falar palavras ainda?

23 respostas
É normal uma criança de dois anos, que não tem problemas de audição, não falar palavras ainda? Ou seja, conversa, mas ninguém entende.
Olá, o desenvolvimento da linguagem tem uma grande variação e depende de cada criança, se você observa que ela tem dificuldades no ato de expressar as palavras então procure ajuda médica com o pediatra e uma avaliação com o otorrino e veja qual será a conduta, depois se houver ainda necessidade faça uma avaliação com uma fono(o) para descartar qualquer preocupação.

No processo de aquisição de linguagem é importante que haja estimulação (contar histórias, falar com a criança, etc.), no entanto, existem algumas crianças que mesmo recendo tais estímulos apresentam um desenvolvimento mais lento ou às vezes nulo, o que causa muito angústia familiar. Neste sentido, sugiro que procure o auxílio de um profissional de fonoaudiologia que poderá orientar e avaliar melhor o caso e se for necessário esse mesmo profissional fará os demais encaminhamentos pertinentes. Um abraço
Passe por avaliação com fonoaudiologia um psicodiagnóstico infantil também. O processo da fala nunca é tão linear que possa ser previsto com acerto total. Muitas crianças as vezes passam um pouco do esperado, mas conseguem se desenvolver. Procurar conversar bastante com a criança, tentar deixar que ela tente se expressar ao invés de " adivinhar" o que ela quer é uma boa estratégia. Fazer a criança repetir algumas palavras em joguinhos com figuras que se repete o nome do animal ou da cor também são boas dicas, mas em primeiro lugar busque uma avaliação.
Boa sorte!
Dentro do desenvolvimento infantil, não é muito comum , mas pode ser falta de estimulo verbal. Procure um fonoaudiólogo, caso necessário, um psicologo infantil na área de desenvolvimento linguístico.
Olá, de maneira geral é sempre necessário uma investigação mais detalhada, mas observe, se a criança tem 2 anos e fala algumas palavras que você entende como mamãe, papai, e algumas outras coisas você não entende é normal, se não dá pra entender nada, é preciso estimular, contar histórias, mostrar objetos e falar o nome do objeto, conversar com a criança, cada criança tem seu tempo no desenvolvimento e aprendizado, porém fique atenta, com 3 anos ela já deve falar muitas palavras que podemos entender, caso mesmo estimulando, não melhores, procure ajuda de um profissional. Crianças com problemas de fala, pode estar relacionado a vários fatores, procurando um psicólogo infantil ele poderá realizar um psicodiagnóstico e indicar para outro profissional caso seja necessário como por exemplo fonoaudiólogo e neurologista.
Pode ser falta de estímulo, porém acredito que uma avaliação com neurologista é o mais indicado para descartar outros transtornos relacionados ao desenvolvimento. Se for necessário o mesmo realizará um encaminhamento para outro profissional como fonoaudiólogo, psicologo infantil e assim por diante.
Abraço
Acrescento que: Uma boa escola de educação infantil também ajuda muito a desenvolver a comunicação. "Urso, vem aqui tomar água" pode ser dito pela criança de dois anos: "US US CA RUÁ" . Observe o que ele quer comunicar. Não corrija. Apenas demonstre que entende o que ele quer dizer e dê o padrão correto.: "Isto, filho. Chame o URSO PARA TOMAR ÁGUA. URSO, URSO VENHA CÁ TOMAR ÁGUA..." Converse muito com ela, leia histórias e cante músicas repetitivas. Aproveite a hora do banho para citar as partes do corpo. A fala é uma imitação e o ambiente fundamental para desenvolve-la. Se ainda assim não aparecer bons resultados, procure especialistas da fonoaudiologia que saberá lhe encaminhar para outros profissionais se for a necessidade.
Com dois anos já é esperado que a criança apresente uma fala mais compreensiva e esteja formando frases simples, não sendo este o caso lhe sugiro levá - lá para uma avaliação fonoaudiológica, pois sendo descartado problemas auditivos ainda temos outras áreas para avaliar como os órgãos fonoarticulatorios que caso apresentem alterações podem atrapalhar a intengibilidade da fala e dificultar o seu desenvolvimento também. Desejo boa sorte e me encontro a disposição.
Boa tarde!
Nós temos uma base X para ideia média do tempo de desenvolvimento, o que isso quer dizer? É esperado que uma quantidade maior de crianças tenha o desenvolvimento da fala até certa idade; o que não quer de forma nenhuma dizer, que não é possível que, algumas crianças , desenvolvam a fala mais tardiamente (em relação à média). Isso não necessariamente é uma "anormalidade". Muitos fatores (internos, externos ou ambos) podem alterar o tempo de desenvolvimento da fala.
É importante, para não neglicenciar, que a criança possa passar por avaliação neuropsicológica, para análise da parte física e emocional envolvida no desenvolvimento da fala. Desta forma, sugiro que procurem um Neuropsicólogo.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Bom dia, meus colegas já sugeriram bastante caminhos para ter uma ajuda, o que desejo sublinhar é a importância de não estar ai corrigindo sempre as palavras pronunciadas da criança, leiam divagar e releiam livros de historias infantis para que a criança saiba se organizar na pronuncia das palavras alem de procurar um profissional para ter um diagnostico adequado, não sejam ansiosos com ele.
Olá...
Algumas crianças tem um atraso, nem todas acompanha o mesmo tempo, mas considero muito importante uma avaliação com fonoaudiologo.
Abraços!
Olá
Muitos médicos divergem sobre essa questão, apontando que cada criança tem a sua idade para falar. Porém de acordo com o desenvolvimento neurológico, uma criança precisa começar a falar com um ano e meio, com dois anos uma criança já consegue falar até 200 palavras ou mais. Se uma criança com dois anos não está falando ela tem um atraso de linguagem, que pode ser algo temporário por falta de estímulo ou questões emocionais, ou pode ser indicativo de algum transtorno. Procure um profissional!
Acredito que já tenha orientações satisfatórias dos colegas acima. Mas de fato o tempo de desenvolvimento foge um pouco ao tempo normal da maioria das crianças, mas cada um tem suas respostas aos estímulos. O melhor era levá-la para avaliação com um profissional de fonoadiologia ou neuropsicólogo. Isso a deixará mais tranquila quanto às suas dúvidas.
Olá. Ainda que se tenha a perspectiva de uma idade ideal para a criança expressar as palavras claramente, é importante salientar que cada criança tem a sua singularidade, e, mesmo não estando dentro dos “padrões” estipulados, isto não significa dizer que necessariamente não seja normal. Como psicóloga especialista em pediatria, sugiro que converse com o pediatra, para colocar suas preocupações e tirar suas dúvidas neste sentido. Às vezes, a avaliação de um fonoaudiólogo pode auxiliar, se for o caso. Mas, tudo dependerá do que considera ser este “falar que não se entende”, que é também uma forma de linguagem. De todo modo, vale observar e fazer o acompanhamento adequado.
Olá! Cada indivíduo é ÚNICO, pois tem sua própria história de vida, sua composição genética exclusiva e vive dentro de um contexto específico de aprendizagem. No entanto, existem os Marcos do Desenvolvimento Infantil, ou seja, atitudes que são esperadas em cada faixa etária. Devemos sempre estimular e incentivar suas conquistas e superações, como também instigar sua natural curiosidade, sobre o mundo que a cerca. A criança aprende brincando, interagindo, experimentando e explorando. Os marcos do desenvolvimento ajudam pais e profissionais a identificar qual(is) comportamentos precisam ser ensinados e estimulados e também sugerem que uma atenção especial seja dada à criança que ainda não esteja se desenvolvendo de maneira integral. É comum escutarmos que cada criança se desenvolve no seu tempo e que depois ela recupera o atraso. Mas é preciso cuidado. Um atraso real não diagnosticado pode gerar outros problemas e a perda de tempo precioso para iniciar um tratamento o mais brevemente possível. Converse com a(o) pediatra do seu filho para procurar ajuda especializada.
Pode estar relacionado não apenas ao desenvolvimento da criança, como também em relação a como essa criança está sendo desenvolvida e se apresenta alguma questão anatômica na língua ou garganta. É necessário não apenas uma avaliação neurológica como também de especialista da fono. As questões psicológicas e comportamentais também devem ser avaliadas. Encontro-me à disposição.
Olá,
Está dentro da normalidade , depende muito dos estímulos .para isto seria necessário um diagnóstico mais preciso com profissionais psicólogos e fonoaudiólogos.
Obrigada
Se com 2 anos esta criança conversa e ninguém entende, parece que está interessada em se comunicar. Talvez seus recursos não sejam capazes de organizar a linguagem, tal situação pode ser tanto na decodificação da linguagem, quanto da estrutura física que envolve falar. Acredito que uma fonoaudióloga possa avaliar e encaminhar se há uma questão neste sentido.
Normal é que a criança de 2 anos já apresente repertório verbal. Por imaturidade talvez não consiga expressar-se de forma 100% compreensível. Sugere-se que uma criança desta idade apresente um repertório verbal de cerca de 200 palavras. Sugere-se também que na dúvida a criança seja avaliada por um profissional do desenvolvimento infantil. Quanto mais precoce os estímulos para as crianças que apresentem dificuldades na fala mais rápido ela atinge seu desenvolvimento esperado. Abraços!
Com 2 anos já é esperado que a criança tenha uma fala mais compreensível do que descrita. O desenvolvimento na primeira infância é uma etapa muito importante, por isso, aconselho um psicodiagnóstico com uma psicóloga infantil juntamente com a avaliação de uma fonoaudióloga para avaliar o caso e estabelecer um planejamento de ação adequada para auxiliá-los da melhor maneira possível!
Cada pessoa é diferente da outra. Mesmo entre irmãos poderá haver grandes diferenças, uma anda antes, o outro fala antes, etc... de qualquer forma é muito importante você procurar um profissional de fonoadiologia ou neuropsicólogo.
Mesmo considerando que o desenvolvimento infantil é diferente para cada indivíduo, no que tange a aquisição da linguagem esse processo ocorre com a estimulação da criança, seja no diálogo familiar, contação de histórias, músicas e outras. Portanto, a fim de verificar se há alguma outra questão biológica sugiro que a criança seja avaliada por um profissional de fonoaudilogia e especialistas médicos pediatras ou neurologias pediatras. Vale ressaltar, que pode benéfico entender o contexto familiar para entender se há alguma falta de estimulação, portanto, acompanhamento com um profissional de Psicologia pode ser muito benéfico nesse momento.
Olá, tudo bem?
Neste caso, oriento agendar uma consulta, estou com horários livres para tratarmos com mais atenção este assunto.