É normal uma criança de 7 anos gritar na sala de aula, interrompendo a aula, por estar frustrada com

9 respostas
É normal uma criança de 7 anos gritar na sala de aula, interrompendo a aula, por estar frustrada com alguma coisa?
Certamente algo está acontecendo para que a criança aja deste jeito, pois se o curso de sua vida corresse normalmente ela não teria razões para agir de tal maneira, podendo falar sobre o que lhe perturba invés de gritar a todos. Isto pode se dar tanto por problemas emocionais (relativos à família, aos amigos da escola, entre outros assuntos) ou algum distúrbio de cunho físico. Tenho certeza de que vale a pena uma melhor investigação, com um pediatra ou psicólogo, para descobrir as razões da criança estar agindo desta forma, pois isto provavelmente é uma reação a algo que não foi dito ou percebido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que sim porque a frustração dela não vem somente daquele momento. É preciso avaliar sua história bem como as relações familiares. Está existindo uma pressão interna dessa criança que ela tende a por para fora o não consegue assimilar.
Importante nesse caso avaliar com que frequência e se existem outras situações que ocorrem esse tipo de comportamento. Aconselho buscar ajuda da escola para que possa entender melhor esse comportamento mais impulsivo e além disso um psicólogo infantil poderá avaliar essa demanda fazendo assim possíveis encaminhamentos.
Espero ter ajudado e coloco-me à disposição!
Pelo que foi dito a criança grita após ser frustrada, portanto é necessário fazer uma maior investigação se esse comportamento ocorre apenas na escola ou em outro ambiente também e verificar o quanto esse comportamento está prejudicando a vida dessa criança e das pessoas de seu convívio. Desse modo, é importante procurar um especialista em Psicoterapia Infantil para que ele possa avaliar a criança, fazer os encaminhamentos necessários e trabalhar as possíveis soluções.
Recomendo que você leve seu filho para um pediatra, um neuro pediatra ou psiquiatra infantil para uma avaliação correta. Se houver necessidade, sera indicado testagem e avaliação psicológica.
Lembrando que testagem psicologica e avaliações NÃO dão diagnóstico clínico, e muitas vezes ha necessidade de solicitar exames complementares.
Um Exemplo para se pensar: Crianças com distúrbios crônicos de sono e dificuldade respiratória devido hipertrofia de adenoide podem se tornar inquietas e agressivas... caso não seja levadas num medico podem ficar meses se tratando para um disturbio comportamental quando o problema é totalmente orgânico.

tudo de bom

prof. david
Observa-se um desajuste como minha colega mencionou. O importante a participação de todos: pais, professores, psicopedagogos...
Seguramente não é um comportamento ajustado.
Entretanto, a melhor forma de compreender suas demandas e limitações, é buscar uma avaliação especializada.
A dificuldade de lidar com a frustração pode conter causas diversas, e não podemos sugerir uma conduta sem conhecermos o origem de tal reatividade.
Aconselho a você agendar uma avaliação psicológica, a fim de obter diagnóstico e possibilidades de intervenção, bem como orientação de como lidar com tais desajustamentos.
Grande abraço
Esse comportamento da criança não é adequado. É necessário uma investigação para saber o que está acontecendo com essa criança para que ela, juntamente com seus familiares possam ser ajudados. Este comportamento demonstra que essa criança deve ter baixa tolerância a frustração, sendo importante, portanto a ajuda de um profissional psicólogo para avaliar o caso realizando um processo de psicodiagnóstico infantil.
Olá! Este comportamento não é adequado, mas é preciso entender o que está ocorrendo com a criança seja na escola, em casa. Muitas vezes o grito é um pedido de ajuda para algo que está acontecendo e como ela não tem estrutura psíquica para lidar com a frustração, ou entender não sabe a melhor maneira de externalizar. Oriento uma conversa com a criança a respeito e a ajuda de um psicólogo que poderá fazer uma avaliação, orientação aos pais e acompanhamento caso necessário. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Um abraço.

Especialistas

Crystiane Melo

Crystiane Melo

Psicopedagogo

Campinas

Larice da Silva Luna Santos

Larice da Silva Luna Santos

Psicólogo

Porto Velho

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Cristiane Pellegrini

Cristiane Pellegrini

Psicopedagogo

Piracicaba

Fernanda Paura Cardoso

Fernanda Paura Cardoso

Psicólogo

Rio de Janeiro

Merusa Gollegã

Merusa Gollegã

Terapeuta complementar

Praia Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.