É normal uma criança acreditar em tudo que os adultos dizem?

9 respostas
É normal uma criança acreditar em tudo que os adultos dizem?
Olá!
A ingenuidade é uma característica comum da infância mas é necessário saber qual a idade desta criança e o que os adultos estão dizendo para ela. Caso sinta que a criança está apresentando comportamentos estranhos ou os adultos que a cercam estão agindo de forma diferente, procure ajuda profissional. Você poderá evitar um quadro mais complicado.
Desejo sorte

É normal até certa faixa etária, pois a criança está aprendendo e formando seu aparelho psíquico. Elá não tem experiencias vividas para questionar. No inicio da adolescência e onde começa a fase de duvidas e questionamentos. E para a criança, acreditar e viver ilusões é muito saudável, estimula a criatividade. Quem passou a infância sem acreditar em Papai Noel, Coelhinho da pascoa e outros, é hoje com certeza uma pessoa descredula e amarga. Porem vale validar o que está sendo dito, por quem e a idade da criança.
Bom dia!
Bem, a criança costuma a acreditar no que os adultos dizem porque ela não tem motivo para duvidar, principalmente quando não passou por nenhum trauma e a sua confiança não foi abalada. Até por esse motivo, é importante prestar atenção na criança, perceber como ela lida em determinadas situações, para que ela não seja enganada ou ludibriada por algum adulto. Espero ter ajudado! Abraços!
Será que o normal não seria observar ou repensar o que "tudo que um adulto está falando de para uma criança". Uma crianças não tem censura nem critica, está aprendendo do mundo, e a partir daí criar seus valores e crenças.
Primeiramente precisamos saber qual a idade desta criança. De uma maneira geral a criança acredita do que os adultos falam. E dependendo da idade, repetem tudo que os adultos fazem e falam. Não sei qual é sua preocupação, mas acredito ser importante sempre conversar com essa criança no sentido de orienta-la a não falar com estranhos. Se tiver dúvidas sobre o comportamento que ela vem tendo, procure um psicólogo para uma avaliação psicológica.
De forma geral sim! Isso vai mudando conforme a criança vai crescendo e passa a questionar informações recebidas. Mas os menores acreditam sim, e dependendo de quem estiver falando (ex. Pai e mãe) a informação é recebida como verdade absoluta, até porque os pais são os primeiros modelos que temos na vida.
Caso tenha algo acontecendo que esteja preocupando, recomendo que leve para uma avaliação inicial, onde terá mais informações sobre o real impacto na vida dele.
Boa sorte!
Isso começa a mudar... no passado não muito distante, as crianças até acreditavam, mas nos dias atuais as crianças , são questionadoras, observadoras e ilimitadas. Quando acreditam, acreditam naqueles adultos que na verdade, são seus modelos, são seus referenciais, na maioria das vezes, seus familiares.
Agora, quando muito pequenas, podem sim, serem ludibriadas pelos adultos em quaisquer circunstâncias.
Sim, em geral a criança absorve tudo o que é "vivido" na infância, seja consciente ou inconscientemente. Se está com este questionamento, talvez esteja no momento de rever o que estão falando, assim como a criança também.
Como a infância é uma das fases mais importante de desenvolvimento, vale estar em alerta não só a respeito das comunicações mas também o meio em que a criança está vivendo.
Estimo ter sanado sua dúvida,
Abraços,
As crianças tem uma forte inclinação para confiar no que as pessoas lhes dizem e muitas vezes, até repetem o mesmo discurso.

É na infância que se formam os seus valores, onde aprendem o que é certo ou errado, e/ou ainda, verdade ou mentira, e nesta fase, há uma ingenuidade infantil, e é importante que os pais estejam atentos e presentes para que a criança não seja enganada, para tanto, é necessário que os pais possam alerta-los, quando julgar necessário, sobre algum perigo ou alguém mal intencionado. Ensinando assim, que têm pessoas que não dizem a verdade, que não se pode repetir o que todo mundo fala, ou seja, os pais devem ficar atentos para orientação nesta fase tão importante.

A orientação, a fala dos pais deve ser compatível com a idade da criança, para que ela entenda com clareza, sem criar confusões na sua mente ou medos. Vale também, ficar atento a quem são os adultos que tem contato com a criança, pois via de regra seria bom que fossem adultos que a criança possa acreditar.

Para maior detalhamento sobre o assunto em questão, é importante a ajuda de um profissional que poderá entender melhor a situação dentro do contexto familiar e com outros, e assim, oferecer orientação adequada. Caso deseje, entre em contato comigo por mensagem e terei prazer em te ajudar.

Um abraço

Psicóloga Camila Batista Lima