É normal um adulto com TDAH de 18 anos ter ciúmes e controlar a mãe?

8 respostas
É normal um adulto com TDAH de 18 anos ter ciúmes e controlar a mãe?
Olá! Normalmente, questões de ciúmes com a mãe ou cuidadores traz aspectos que podem ser trabalhados em terapia. Procure um profissional que possa lhe auxiliar nisso e em outras questões que possam surgir. Espero ter ajudado!

Olá! Ciúmes e controle têm a ver com questões pessoais do indivíduo, ou seja, não têm ligação com TDAH.Caso esteja passando por isso busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para essa questão. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá! Primeiramente, gostaria de reforçar que o diagnóstico de TDAH não deve estar relacionado com a questão do ciúmes e controle. Possivelmente isso tem a ver com a dinâmica da relação entre vocês. O que mencionou sugere que existe uma relação de dependência emocional entre vocês que se reforça mutuamente. Seria importante um processo psicoterapêutico para ambos, que poderia ser tanto individual, como uma terapia familiar. Em alguns casos, seria interessante que pudesse ser feita as duas modalidades terapêuticas, para trabalhar tanto questões individualizadas, como questões da dinâmica da relação. Porém, se ele for resistente a iniciar um processo terapêutico, recomendo que você inicie para começar a pensar sobre esse assunto e desenvolver novas formas de lidar com o contexto. Seria importante aprofundar principalmente quais as raízes na sua história da construção dessa relação de dependência emocional, se isso acontece apenas na relação com seu filho, se há elementos de sua história que podem ter contribuído com isso, compreender o lugar que seu filho tem ocupado em sua vida, quais passos seriam importantes dar para a transformação dessa relação em uma dinâmica mais autônoma, na qual a interdependência não atrapalhe a individualidade de cada um. Estou a disposição se fizer sentido para você, tanto para processo psicoterapêutico individual quanto para terapia de família. Um abraço.
Olá!
O ciúme e o controle não estão diretamente relacionados ao diagnóstico. Pode ocorrer em qualquer relação humana. Se existe um sofrimento relacionado é importante procurar um psicólogo para trabalhar estas questões no processo terapêutico.
Oii! Entendo que essa situação possa ser desafiadora. Seria importante trabalhar essas questões em terapia pode ajudar a entender melhor esses sentimentos e desenvolver estratégias para gerenciá-los de forma mais saudável. Busque um profissional que te auxilie a entende o que é o diagnóstico de Tdah para que você aprenda sobre ele e que investigue também o ciúmes e controle para que te ajude a entender melhor!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá! O fato de ser adulto com TDAH e controlar a mãe não estão relacionados, ou seja, o diagnóstico não justifica o comportamento de ter ciúmes e controlar a mãe. Pode ser desafiador para pessoais que possuem algum diagnóstico separar o que está relacionado ao transtorno e o que são características da personalidade. Justamente por isso é de extrema importância que pacientes com TDAH façam psicoterapia, pois através dela, é possível desenvolver o autoconhecimento e conseguir lidar melhor com os desafios da vida.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Independente do diagnóstico psiquiátrico, ter ciúmes, seja de uma figura parental, de amigos ou até em um relacionamento amoroso traz sofrimentos para a pessoa que o sente, além de afetar também a relação. O ciúmes pode estar referido a uma dificuldade de entender a relação presença/ausência da pessoa amada, uma falta de confiança no processo de ir embora e voltar. Nesse sentido o ciúmes pode ser uma questão interessante para uma análise mais aprofundada, e essa investigação pode diminuir esse sofrimento em relação a perdas. Estou à disposição! Um abraço.
Famílias disfuncionais tem padrões infantis e podem considerar normal o que na verdade é disfuncional. Em terapia de família, pela sua duvida, o comportamento dessa mãe, mostra postura passiva. Todo filho tem necessidade de regras e orientação, na falta disso, desenvolvem-se varias questões de agressividade. Importante buscar tratamento psicológico especializado, pode ser individual ou familiar.