É normal um adulto com TDAH de 18 anos ter ciúmes e controlar a mãe?

8 respostas
É normal um adulto com TDAH de 18 anos ter ciúmes e controlar a mãe?
Olá! Normalmente, questões de ciúmes com a mãe ou cuidadores traz aspectos que podem ser trabalhados em terapia. Procure um profissional que possa lhe auxiliar nisso e em outras questões que possam surgir. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Ciúmes e controle têm a ver com questões pessoais do indivíduo, ou seja, não têm ligação com TDAH.Caso esteja passando por isso busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para essa questão. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Primeiramente, gostaria de reforçar que o diagnóstico de TDAH não deve estar relacionado com a questão do ciúmes e controle. Possivelmente isso tem a ver com a dinâmica da relação entre vocês. O que mencionou sugere que existe uma relação de dependência emocional entre vocês que se reforça mutuamente. Seria importante um processo psicoterapêutico para ambos, que poderia ser tanto individual, como uma terapia familiar. Em alguns casos, seria interessante que pudesse ser feita as duas modalidades terapêuticas, para trabalhar tanto questões individualizadas, como questões da dinâmica da relação. Porém, se ele for resistente a iniciar um processo terapêutico, recomendo que você inicie para começar a pensar sobre esse assunto e desenvolver novas formas de lidar com o contexto. Seria importante aprofundar principalmente quais as raízes na sua história da construção dessa relação de dependência emocional, se isso acontece apenas na relação com seu filho, se há elementos de sua história que podem ter contribuído com isso, compreender o lugar que seu filho tem ocupado em sua vida, quais passos seriam importantes dar para a transformação dessa relação em uma dinâmica mais autônoma, na qual a interdependência não atrapalhe a individualidade de cada um. Estou a disposição se fizer sentido para você, tanto para processo psicoterapêutico individual quanto para terapia de família. Um abraço.
Olá!
O ciúme e o controle não estão diretamente relacionados ao diagnóstico. Pode ocorrer em qualquer relação humana. Se existe um sofrimento relacionado é importante procurar um psicólogo para trabalhar estas questões no processo terapêutico.
Oii! Entendo que essa situação possa ser desafiadora. Seria importante trabalhar essas questões em terapia pode ajudar a entender melhor esses sentimentos e desenvolver estratégias para gerenciá-los de forma mais saudável. Busque um profissional que te auxilie a entende o que é o diagnóstico de Tdah para que você aprenda sobre ele e que investigue também o ciúmes e controle para que te ajude a entender melhor!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! O fato de ser adulto com TDAH e controlar a mãe não estão relacionados, ou seja, o diagnóstico não justifica o comportamento de ter ciúmes e controlar a mãe. Pode ser desafiador para pessoais que possuem algum diagnóstico separar o que está relacionado ao transtorno e o que são características da personalidade. Justamente por isso é de extrema importância que pacientes com TDAH façam psicoterapia, pois através dela, é possível desenvolver o autoconhecimento e conseguir lidar melhor com os desafios da vida.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Independente do diagnóstico psiquiátrico, ter ciúmes, seja de uma figura parental, de amigos ou até em um relacionamento amoroso traz sofrimentos para a pessoa que o sente, além de afetar também a relação. O ciúmes pode estar referido a uma dificuldade de entender a relação presença/ausência da pessoa amada, uma falta de confiança no processo de ir embora e voltar. Nesse sentido o ciúmes pode ser uma questão interessante para uma análise mais aprofundada, e essa investigação pode diminuir esse sofrimento em relação a perdas. Estou à disposição! Um abraço.
Famílias disfuncionais tem padrões infantis e podem considerar normal o que na verdade é disfuncional. Em terapia de família, pela sua duvida, o comportamento dessa mãe, mostra postura passiva. Todo filho tem necessidade de regras e orientação, na falta disso, desenvolvem-se varias questões de agressividade. Importante buscar tratamento psicológico especializado, pode ser individual ou familiar.

Especialistas

Adalton Lopes

Adalton Lopes

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Monica Gouveia Aquino Neto

Monica Gouveia Aquino Neto

Psicólogo

Armação dos Búzios

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 428 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.