É normal todas as consultas com psicanalista durarem em torno de 30 minutos? Já fiz terapia TCC, est

27 respostas
É normal todas as consultas com psicanalista durarem em torno de 30 minutos? Já fiz terapia TCC, estava acostumada com consultas de 50 minutos e sinto falta desse tempo a mais. As sessões não são baratas e isso me gera um pouco de angústia. Como abordar isso sem parecer que estou desvalorizando o método do profissional?
Depende o que você combinou com o profissional. As minhas sessões duram de 50 minutos a uma hora. Alguns pacientes acham pouco e agendam sessão dupla. Sugiro conversar com o seu psicologo. Cada um tem uma metodologia e é importante você gostar e estar confortável.

O melhor tempo é o seu tempo, se seu tempo está espaço e você sente que sua demanda requer um ajuste dos termos ,você pode usar o melhor recurso que análise propõe,falar sobre isso e ocupar seu espaço de analisa te
Não, eu por ex sou psicanalista e atendo cerca de 50 min a 1h.
O valor das sessões são negociáveis e a análise por ex não deve te causar angústia ( em relação a esse ponto ) pois vc deve ter liberdade pra poder falar com seu analista sobre esse incômodo.
Bjs
Olá! Tudo bem? No sentido de "comum" sim, há psicanalistas que fazem dessa forma. A psicanálise lacaniana trabalha com o tempo lógico. Que isso? rs... (Penso q isso deve ser explicado nas primeiras sessões... mas é só a minha opinião...) A sessão tem tempo variável! Isso quer dizer q ela pode durar mais ou menos do que uma sessão comum de 45, 50 min... Ou seja, se existe um padrão de 30 min não se trata do tempo lógico, percebe? Mas alguns psicanalistas entendem dessa maneira e trabalham assim.
No meu entendimento, da técnica, funciona mais ou menos assim: vc tá falando uma coisa super importante, tão importante que, caso vc siga dizendo, perderá a importancia pq o foco vai ser dividido com outras coisas e/ou vc tá dizendo algo hiper relevante para seu tratamento, já passaram os 50min padrão e aí o analista não vai te cortar pq encerrou o tempo, sabe? O tempo lógico ignora o relógio. Os temas e o andamento do seu tratamento são mais importantes do q essas convenções, entende? Outro ponto é que durante uma análise o analisante deve dizer o q vem à sua cabeça. Se isso é o q tem pensado, fale! O profissional, supostamente, espera e necessita disso para trabalhar bem.
Uma das primeiras coisas na psicoterapia é desenvolver uma relação interpessoal de alta qualidade onde tudo pode ser tratado sem melindres. Um dos assuntos que precisa ser tratado é o horário contudo, o horário não precisa ser rígido. Eu tenho dito que num parto o tempo não é rígido e sim flexível. Numa relação sadia é preciso existir LIBERDADE. Pratique.
Olá! Concordo com a colega acima. As sessões de psicanálise levam geralmente por volta de 50 min. Psicanalistas lacanianos trabalham com tempo lógico, no qual , a sessão pode ter uma variabilidade de acordo com o discurso do paciente na sessão. Mas, também não me parece esse o caso, pois todas sessões tem a mesma duração de 30 min . Você deve falar com o profissional sobre como se sente, pois uma das regras fundamentais da psicanálise é a associação livre, que implica em comunicar tudo que se sente ao analista, sem se preocupar com o que ele irá pensar. Além disso, não falar vai interferir no trabalho analítico. A forma que o paciente se sente em relação ao analista é muito importante para a psicanálise e interfere na evolução do tratamento. O profissional deve saber trabalhar com isso, que, em psicanálise, se chama transferência.
Olá! O tempo em uma sessão de abordagem psicanalítica pode ser variável, e é distinto da abordagem TCC, mais diretiva e focal. Em Psicanálise, leva-se em conta o tempo subjetivo do psiquismo de cada um, porém o tempo cronológico se faz necessário quando se tem uma agenda formal e outros horários a serem cumpridos. E esse tempo é estabelecido pelo analista, porém pode ser conversado, inclusive para que o vínculo terapêutico , ou a transferência estabelecida entre analista e analisando, relação fundamental, para que o trabalho de análise possa fluir.
Olá!
Sessões cronometradas não são método da psicanálise propriamente dita, independentemente se for 30 minutos, 50 minutos ou a duração que for. Você definitivamente precisa passar a tua inquietude para esse profissional. Em psicanálise, uma sessão pode acabar sendo super curta em comparação com 50 minutos na medida que apareçam logo assuntos muito importantes que precisem se manter na memória do paciente para tentar se explicar ele próprio por que será que o psicanalista encerrou a sessão bem ali. De forma a fazer com que a pessoa se questione a importância do que foi dito naquele momento de encerramento.
Boa sorte!
As sessões em uma análise não são regidas pelos cronômetros. Há sessões mais curtas, outras mais longas. O que é essencial a respeito do tempo é a condução do analista a partir da escuta. No entanto, essa é uma questão importante a ser levada para o seu analista... Por quê acha que precisa de mais tempo para falar? Por que o valor das sessões surgem como um incômodo? Por que diante dessas questões o que aparece é a angústia? Essas sem dúvidas são perguntas importantes a se considerar.
Prezada, como vai? Eu pratico sessões com tempo variável. O pensamento por detrás é grosso modo este: o sofrimento psíquico se caracteriza por repetições de certas situações vitais, por exemplo, sempre se envolver com certo tipo de pessoa, ou sempre padecer de problemas parecidos no trabalho. Tais repetições apresentam determinada estrutura, como os exemplos dão a ver. A chave do tratamento está em mostrar ou indicar a natureza dessa estrutura. Tudo se passa como quando se aprende regras de gramática: elas regulam a maneira como falamos mesmo sem termos delas qualquer consciência. Ocorre que o por assim dizer aprendizado que tem lugar na terapia não é da mesma ordem do da gramática. A terapia é ela mesma uma dessas repetições. Quando o profissional efetua um corte, é a gramática mesma dos afetos que se tenta estabelecer junto a ele que é afetada. Pode-se dizer que a terapia será, nesse sentido, antes uma experiência do que um aprendizado, e que seu objeto é antes a gramática da vida do que a do inconsciente. Ou, ainda, que nossa vida ela própria é uma linguagem inconsciente. Espero que estes elementos possam servir de algo, e sugiro que abra o jogo com seu psicanalista mesmo correndo o risco que você referiu.
Geralmente, a consulta com psicanalista dura 50 minutos, pois o paciente precisa ter tempo para assimilar o que está precisando colocar pra fora e conseguir expor todos os sentimentos. 30 minutos não é o suficiente. As minhas sessões geralmente duram até uma hora dependendo do caso.
Boa noite . Minhas sessoes acontecem no tempo de 55 min a 1 hora .Porem , como os colegas disseram , é muito importante conversar sobre com seu analista .Precisa haver essa abertura , para as demais demandas fluirem .
Salvo os colegas Bruno Reis e Juliana Arango, discordo respeitosamente em gênero, número e grau de todos os comentários dos colegas. Afinal, se eu entendi a pergunta, não se trata de falarmos como trabalhamos mas sim de outra coisa. Até porque existe uma questão ética fundamental em jogo e ao dizer como se trabalha, pode gerar ruidos contraproducentes na sua relação transferencial com seu/sua analista.
Dito isso, falta uma informação importante na sua pergunta: é lacaniano/a? (Suponhamos que sim). Caso seja, de fato, lacanianos/as não se orientam pelo tempo cronológico pois o inconsciente é lógico, ou seja, está localizado, inclusive topológicamente num outro tempo que não o do relógio. Afinal, existem eventos traumáticos por exemplo que podem acontecer na vida de um sujeito há anos mas que se experiência como algo recente. Há a dimensão da pulsão, do gozo, do sintoma, da angústia de castração em sua articulação com o Real, Simbólico e Imaginário. São questões que tocam na singularidade de cada sujeito e é nesse ponto que os /as lacanianos se permitem fazer o uso do tempo que lhes convém necessários frente a cada sessão. Ou seja, não necessariamente irá durar sempre 30 min.. pode durar 5, 15, 50.. enfim, o tempo que o/a analista julgue necessário para enfrentar todos os percauços que uma análise acarreta.
Se eu escutei corretamente, você está levando essa questáo alá Homem dos Ratos: tantos ratos, tantos flrorins.
Porque lhe angustia a falta de tempo? Quem lhe disse que pagar x é igual a ter um retorno y? O que o tempo de sessão tem a ver com isso? Afinal... você que escolheu trocar o conforto de uma terapia adaptativa neoliberal como o TCC para uma análise, não é mesmo?
Bom dia. Geralmente o tempo de sessão é de 50 minutos a uma hora, e quando o tempo (fixo) é menor que isso, é feito por profissionais que atendem por plano de saúde. Se não é o seu caso, é possível que isto seja algo que tenha haver com sua demanda específica (ansiedade, comportamento obssessivo, controlador, dificuldade em lidar com frustações...) e que essa prática esteja relacionado à resolução e/ou melhoria do seu caso.
De toda forma, seria preciso averiguar um pouco mais a fundo pra compreender os motivos que levaram este profissional a agir deste maneira.
Mas surigo que exponha sua implicação ao seu analista, afinal, se ta lhe deixando angustiada, é alo que deve ser levado pra sessão e falada com ele.
Espero ter ajudado
Olá! Converse com seu/sua psicanalista, pois é fundamental que possa falar sobre tudo o que pensa e sente, incluindo algo que possa incomodar nessa relação. A clínica é o "espaço" que tem exatamente pra relatar desconfortos e poder decidir sobre enfrentamentos. Será que se preocupa sempre (em outras situações) com o que vão achar a respeito do que você pensa ou é só com seu/sua analista?
De qualquer modo, eu trabalho com sessões, à princípio, de 50min, no entanto, podem ser em maior duração ou, se for necessária a interrupção em favor da situação/momento do analisante, pode ocorrer, sim, em menor tempo.
Normalmente as consultas têm duração entre 50 minutos e uma hora. No entanto, alguns profissionais podem convencionar de outra forma, precisa ver o que foi acordado com o que está te atendendo. Caso sinta necessidade de abordar esse tema é importante que o faça. Grande parte do processo terapêutico nasce da relação estabelecida com o profissional que está te acompanhando, você precisa ter liberdade para abordar qualquer assunto que acahar necessário durante o tratamento.
Olá, tudo bem? Depende do profissional e do que vocês acordaram. As minhas sessões são de 1h.
Entendo sua preocupação e é perfeitamente normal ter preferências quanto à duração das sessões terapêuticas, especialmente se você está acostumada com sessões de 50 minutos de terapia cognitivo-comportamental (TCC). A duração das sessões na psicanálise pode variar e muitos psicanalistas optam por sessões mais curtas, em torno de 30 minutos. No entanto, é importante que você se sinta à vontade e satisfeita com o tratamento. Para abordar essa questão com seu psicanalista de forma respeitosa e sem desvalorizar o método, você pode simplesmente expressar seus sentimentos e preferências. Pode dizer algo como: "Eu estava acostumada com sessões de terapia mais longas na minha experiência anterior de TCC, e senti que isso me permitiu uma exploração mais profunda dos meus pensamentos e sentimentos. No entanto, estou disposta a entender como a psicanálise funciona e a seguir o método. No entanto, sinto que, às vezes, as sessões de 30 minutos podem ser um pouco curtas para mim. Gostaria de discutir a possibilidade de sessões um pouco mais longas, se isso for compatível com o seu método." Essa abordagem demonstra que você valoriza a abordagem do profissional, mas também expressa suas necessidades e preocupações. A comunicação aberta é essencial para um tratamento terapêutico eficaz. Seu terapeuta deve estar disposto a ouvir suas preocupações e trabalhar com você para encontrar um equilíbrio que funcione para ambos. Lembre-se de que o objetivo da terapia é o seu bem-estar, e é importante que você se sinta à vontade e satisfeita com o processo.
Em geral, observamos na prática terapêutica, que o tempo de uma consulta, é de 50 minutos. E os agendamentos são feitos de hora em hora, para que, em caso de um possível atraso, o profissional tenha tempo hábil para finalizar o atendimento antes do horário do próximo paciente.
Mas este tempo pode variar de um profissional para outro, para cada tipo de consulta ( individual, casal, família ou grupo); ou até mesmo dependendo da demanda trazida para a sessão naquele dia. Percebemos no entanto, que alguns convênios restringem o atendimento do profissional por um período menor , que pode variar entre 30 a 40 minutos por consulta.
Lembramos que o combinado entre as partes interessadas,(profissional e paciente); precisa ser claro. Desta forma, recomendo que logo na primeira consulta, o paciente converse com o profissional para entender as regras que regem esta relação entre paciente e terapeuta como: linha ou abordagem terapêutica, tempo da consulta, pagamento, faltas e reposição de consultas desmarcadas. Esta relação é uma via de mão dupla, por isto esta conversa é fundamental para evitar desconforto, para não se criar falsas expectativas e também prevenir que o vínculo e a confiança sejam abalados.
Cada profissional irá estabelecer o seu setting analítico com o paciente que o procura e ao paciente cabe a responsabilidade da escolha.
Parece que está nos contando que prefere profissionais que trabalham com um tempo superior a 30 minutos. A escolha é sua .
Olá, tudo bem? Não, de forma alguma. Não são todos os psicanalistas que trabalham desta forma. Na verdade, a maioria trabalha com uma sessão de 50min. Estes que trabalham com menos, em geral, são lacanianos e usam do "tempo lógico", que na teoria lacaniana refere-se à estrutura temporal das experiências e significados psíquicos, que não segue necessariamente a cronologia linear. É uma noção que enfatiza como os eventos psíquicos são organizados e interpretados de acordo com as lógicas inconscientes, muitas vezes envolvendo repetições e reconstruções de significado ao longo do tempo. E que em sessão, tem como um dos marcos, o insight.
Talvez lhe seja mais indicado um psicanalista que não seja dessa linha. Fico a disposição.
O tempo da sessão pode sim ser variável, dependendo da abordagem (na lacaniana, por exemplo, acontece de as sessões serem mais curtas). Entretanto, também é comum que profissionais e planos de saúde limitem o tempo por questões "comerciais". Recomendo que você tome coragem e converse com seu analista a esse respeito. No mínimo, é importante que você diga que sente que precisa de mais tempo para se expressar. Um abraço!
Olá, como vai?

O manejo do tempo dentro das sessões, para um analista orientado pelo ensino de Lacan, é de suma importância. E quando falamos em tempo, vale destacar que não se trata do tempo do relógio. O tempo a qual o analista vai operar se trata de um tempo lógico. Esse manejo se articula a partir da relação estabelecida entre analista-analisante. Os efeitos que isso provoca devem ser considerados e falados para a direção do tratamento. Esse outro tempo, um que não se atenha aos 50 minutos "padrão" coloca o sujeito para um trabalho daquilo que é de mais significante. Eu digo que é uma ordem invertida, no sentido de: não é o tempo que vai me colocar a falar, mas sim a própria fala que vai falar do tempo. Lacan fundamenta isso no seu texto de 1945 "O tempo lógico e a asserção da certeza antecipada" nos Escritos.

Não desconsidere a ángustia que voce diz sentir desse tempo. Tente falar dela com seu/sua analista.
É comum que as sessões de psicanálise tenham duração mais flexível do que as sessões de terapia cognitivo-comportamental (TCC), podendo variar de 30 a 50 minutos, ou até mais, dependendo das necessidades e do acordo entre o paciente e o terapeuta. No entanto, se você está acostumada com sessões de 50 minutos e sente falta desse tempo adicional, é importante abordar essa questão com seu psicanalista de forma aberta e respeitosa.

Ao expressar suas preocupações sobre a duração das sessões, é importante comunicar claramente suas necessidades e expectativas ao terapeuta. Você pode explicar que estava acostumada com sessões mais longas e sente falta desse tempo adicional para explorar questões mais profundas e ter mais tempo para processar seus pensamentos e emoções.

É importante ressaltar que você valoriza o método do profissional e reconhece sua experiência, mas está buscando uma maneira de tornar as sessões mais eficazes para você. Você pode sugerir a possibilidade de estender a duração das sessões ou discutir outras formas de otimizar o tempo durante as consultas, como uma agenda mais flexível para garantir que todos os tópicos importantes sejam abordados.

Lembre-se de que a terapia é uma parceria colaborativa entre o paciente e o terapeuta, e é fundamental que você se sinta confortável e satisfeito com o processo terapêutico. Se o custo das sessões também é uma fonte de angústia para você, é importante discutir isso com seu terapeuta de maneira aberta e honesta. Eles podem estar dispostos a explorar opções de pagamento flexíveis ou discutir formas de tornar a terapia mais acessível para você.

Em resumo, ao abordar suas preocupações sobre a duração das sessões com seu psicanalista, seja honesto, respeitoso e aberto às sugestões do terapeuta. Lembre-se de que o objetivo é encontrar uma solução que atenda às suas necessidades e contribua para um processo terapêutico eficaz e gratificante.

É compreensível sentir-se desconfortável com uma mudança no tempo das sessões, especialmente quando você estava acostumada com consultas mais longas. Geralmente, a duração das sessões de terapia pode variar bastante dependendo do método terapêutico e das preferências do terapeuta. Na psicanálise, algumas consultas podem ser mais curtas, especialmente em abordagens que utilizam sessões mais frequentes. No entanto, 30 minutos realmente pode parecer pouco para muitas pessoas que estão acostumadas com sessões de terapia de 50 a 60 minutos.

Para abordar essa questão com seu psicanalista, o importante é ser aberta e honesta sobre seus sentimentos, mantendo respeito pelo método do profissional. Você pode explicar que entende a metodologia dele, mas gostaria de discutir como o tempo das sessões tem impactado sua experiência terapêutica. É útil expressar como você se sente em relação à duração das sessões e perguntar se há possibilidade de ajustes ou se ele pode sugerir estratégias para você se sentir mais satisfeita dentro do tempo disponível.

Algo assim poderia ser dito:

"Eu realmente valorizo o trabalho que estamos fazendo juntos, e entendo que cada abordagem terapêutica tem suas próprias características. No entanto, tenho sentido que o tempo de 30 minutos por sessão tem sido um pouco curto para mim, especialmente comparado com minhas experiências anteriores em terapia. Será que poderíamos discutir como podemos maximizar nosso tempo juntos, ou se seria possível considerar sessões um pouco mais longas?"

Essa forma de expressar não só mostra sua consideração pelo trabalho do terapeuta, mas também abre espaço para uma conversa construtiva sobre como fazer a terapia funcionar melhor para você.
o ideal é que seja de 55 minutos a uma hora.
Sim, pode ocorrer de alguns psicanalistas trabalharem com um período de tempo mais flexível, isso geralmente é combinado nas primeiras sessões. Entretanto, é importante que você se sinta confortável, e recebendo o tempo de atendimento que considera necessário. Sugiro conversar com seu terapeuta de forma sincera sobre sua preocupação com a duração das sessões para melhor atender às suas necessidades e expectativas.