É normal ter um sentimento passageiro de que o mundo não é real e você não tem controle sobre suas a

39 respostas
É normal ter um sentimento passageiro de que o mundo não é real e você não tem controle sobre suas ações? Quando acontece minha visão fica toda embaçada e parece que estou olhando para minha vida como observador. Esses episódios estão acontecendo mais frequentemente nos últimos meses, não sei o que pode ser.
Olá! O que você descreve parece com um episódio de despersonalização. É um sintoma associado a alguns transtornos e também a episódios de ansiedade intensa.
Recomendo que você busque ajuda profissional ( psiquiatra e/ou psicólogo) para avaliação e acompanhamento do quadro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Olívia Unbehaun Leal da Silva
Psicólogo
Florianópolis
Bom dia! Isso que você relata chama-se desrealização e despersonalização. O fato que esses sintomas tem se tornado mais frequentes é um sinal de alerta, pois sugere um agravamento de um quadro, além disso, esses sintomas podem se relacionar à transtornos mentais severos. Sugiro que você inicie tratamento o quanto antes com psiquiatra e psicólogo.
 Paulo Roberto Buarque de Gusmão
Psicólogo, Sexólogo
Rio de Janeiro
O mundo imaginário tira o nosso equilíbrio emocional e psicológico, já que o nosso fulcro, o nosso ponto de equilíbrio, é o mundo real e não o ideal
É necessário ter uma percepção plena dos elementos que estão contribuindo para essa sua "viagem" através de um mundo idealizado. Certamente, a terapia vai te ajudar bastante.
 Ana Paula Fest Muller
Psicólogo
Salvador
Olá, não só transtorno de despersonalização, mas pode ser um caso neurológico de "pequeno mal", todos com um alto grau de ansiedade. Concordo com a Dra acima que vc deveria buscar uma clínica neuropsiquiátrica ou um neuropsiquiatra.
 Carla Prates
Psicólogo, Terapeuta complementar, Psicopedagogo
Águas Claras
Olá. Procure terapia. Como você menciona, isso tem sido cada vez mais frequente. Não espere piorar.
Parece despersonalização, você sofre de Ansiedade?
Marque consulta on-line.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, bom dia! O que vc descreve parece ser despersonalizaçao Que geralmente está associado a crises de ansiedade . Procure um psiquiatra para melhor orientação sobre tratamentoe e sugiro também terapia com psicólogo. Boa sorte!
Como você se sente com tais sensações? Se isso lhe causa mau estar é importante observar que outros sentimentos, comportamentos e acontecimentos tb podem estar acontecendo nesses últimos seis meses e procurar um psicólogo para sentir-se melhor ao relatar e compreender, caso necessário um bom profissional fará os devidos encaminhamentos à outros profissionais. A sensação de despersonalização é possível mas, tb é possível ser um grande sintoma de um quadro de ansiedade. Como está lidando com a adaptação a pandemia? Saudações,
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Ola! Não, não é normal descrito dessa forma. Sugiro que você procure por um profissional da psicanálise/psicologia, para explorar melhor sua história de vida e compreender o que se passa. Procure ajuda!
 Lucas Nunes
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Oi, boa tarde! Acho que seria importante ouvir você falar mais sobre isso para de fato entender melhor do que se trata. Diagnósticos são feitos com calma e cuidado, é preciso entender como você interpreta e relata, por exemplo, o que você trouxe no seu comentário.
 Tatiane Sanches
Psicólogo
Guarulhos
Sugiro uma avaliação psicológica e/ou psiquiatra, precisamos avaliar outros sintomas.
Eu concordo com os colegas no sentido de procurar uma avaliação com um psiquiatra e concomitantemente, acompanhamento com um psicólogo. A razão disso é esses sintomas de fato não são normais, e esses dois profissionais são especialistas nesse assunto. Se você estiver protelando em ir em busca dessa ajuda, seria mesmo importante vencer essa dificuldade e busca-lá, do contrário os sintomas e sua saúde mental irão cada vez mais se agravar.
Olá! Minha hipótese, assim como os colegas acima é, que
existe a possibilidade de ser despersonalização, acompanhada por um quadro de ansiedade bem importante!
Sugiro que procure um profissional psicólogo, para te da suporte em paralelo com o psiquiatra!
Dra. Monique Aguiar
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá!
Parece ser episódios de despersonalização.
É importante fazer uma avaliação com psicólogo e psiquiatra para um tratamento adequado.
Olá, olha só pela descrição parece mesmo sintomas de despersonalização ou desrealização comum em vários transtornos psicológicos. Seria bacana você ir a um psicólogo para confirmar isso e também ao psiquiatra. É importante tratar, pois é mesmo desagradável sentir-se assim.. ok.. Cuide-se =)
Dra. Márcia Teixeira de Oliveira
Psicólogo
São João del Rei
É muito importante que você busque ajuda profissional (psiquiatra e/ou psicólogo) para avaliação e acompanhamento do quadro. Esses sintomas caracterizam um possível transtorno que pode ser melhor identificado por um profissional. Bom lembrar que a despersonalização pode ser normal e só não é quando os sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferem na vida cotidiana. Nem tudo é adoecimento .
 Vera Lucia Sousa Cunha
Psicólogo
São Paulo
É preciso investigar mais aprofundadamente o que se passa com você,pois para se caracterizarem como pertencentes a um transtorno dissociativo, os sintomas de despersonalização e desrealização precisam ocorrer com grande frequência e aliados a diversos fatores originários.
Recomendo que procure uma avaliação psiquiátrica para um diagnóstico adequado e o acompanhamento da psicoterapia.Boa sorte pra você.
Boa tarde
O que vc está descrevendo sugere se tratar de de desrealização. Em geral vem acompanhado com outros sintomas de ansiedade, É bastante perturbador para a pessoa que sente. Procure um tratamento com um psiquiatra e um psicólogo de sua confiança.
Boa sorte
 Leila de Sousa Aranha
Psicólogo, Terapeuta complementar
Brasília
Olá. Esse tipo de sensação é comum em estados de ansiedade. Seria interessante você conversar a respeito com um profissional de saúde que pudesse orientá-lo(a) a tomar medidas de relaxamento e autocontrole. De qualquer forma, tenha confiança de que há solução. Abraço
 Lucas de Freitas Silva
Psicólogo
Ribeirão Preto
Olá! Esse fenômeno pode ser relativamente normal. No entanto, além da frequência, é preciso entender a duração e como isso tem afetado no seu dia a dia. Assim, é possível entender melhor se um tratamento psicológico mais prolongado pode ser necessário. Recomendo que você busque um(a) profissional de psicologia para te ajudar. As características daquilo que você relatou podem ser chamadas de desrealização e despersonalização. Assim como a ansiedade, que normalmente causa esse tipo de manifestação, a despersonalização e a desrealização podem ser leves, moderadas ou causar algum prejuízo mais intenso. É preciso analisar cada caso.
Dra. Débora Regina Possobom
Psicólogo
Piracicaba
Isso que está sentindo pode estar relacionado com Transtorno de despersonalização, é um tipo de transtorno dissociativo e pode ser recorrente, geralmente isso acontece em situações de grande estresse ou ansiedade. Recomendo procurar ajuda psiquiatrica e psicológica associada para obter melhores resultados.
 Angela Rabello
Psicanalista, Psicólogo
Salvador
Preciso escutar mais vc falando disso para avaliar do que se trata.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Isso que você está sentindo se chama despersonalização e pode estar presente em inúmeras situações; vivência de traumas, quadros de ansiedade, perda de um ente querido. Normalmente está relacionado a situações de estresse intenso; vividos no momento ou no passado. Procure ajuda.
Boa noite! Tudo bem? Talves vc esteja enfrentando um grau de ansiedade elevada que está gerando esse sintoma. Busque ajuda psicólogica para tratar essa questão. Abraço
 Lucas Avelar de Oliveira
Psicólogo
Londrina
Olá! Acredito que quanto a despersonalização tenho pouco a dizer, já que os colegas responderam. No entanto, apesar de ser um sintoma que merece atenção, só a consulta com um psiquiatra pode fechar um diagnóstico, já que é uma condição presente em alguns transtornos. E a partir daí, acredito que o profissional poderá te tranquilizar e buscar com você a melhor solução para o sofrimento que esteja vivendo. Abraço!
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Pelo relato parece um quadro de desrealização ou despersonalização. Isso pode ocorrer devido a episódios ansiosos ou por esgotamento emocional. Procure um psicólogo/a para avaliação e para te ajudar. Um abraço!
 Ricardo Alexandre Ribeiro
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! São experiências que podem ocorrer naturalmente ou vir acompanhada de sintomas que gerem algum sofrimento psicológico. Para além de quaisquer diagnósticos, me parece que estas experiências são um convite a você para o autoconhecimento, a descoberta de quem realmente somos.
relato me parece que você traz um incômodo diante desta sensação. E isto já aponta para algo que pode ser trabalhado dentro de um processo de psicoterapia, pois já existe uma queixa. Caso tenha vontade de se aprofundar sobre a origem deste desconforto, e os efeitos causados por ele, seria interessante a entrada em um processo psicoterapêutico.
Olá! Sua descrição aparenta ser episódios de despersonalização. Busque por um psiquiatra e um psicólogo para avaliarem seu caso e seguir com tratamento adequado.
Olá.
Uma sugestão procure por terapia, como você menciona, isso tem sido cada vez mais frequente, portanto vale a pena investigar e entender se de fato trata de algum transtorno ou episódios de despersonalização.
Se cuide,
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Não é normal pois não te fazem bem, sugiro psicoterapia.
Olá, como você está?

Essa sensação que descreveu é chamada de despersonalização, é está presente, com frequência, nos transtornos de ansiedade. Dito isso, é extremamente importante procurar ajuda profissional, de um profissional da saúde mental, psicólogo e psiquiatra, para a avaliação do caso, de acordo com o seu contexto. Assim, esses profissionais irão proporcionar um melhor tratamento, com psicoterapias, e se necessário, a medicação. Busque ajuda.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço!
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! É comum que a ansiedade possa afetar a nossa percepção da realidade, fazendo com que interpretemos as situações de forma negativa e distorcida. É importante lembrar que os nossos pensamentos influenciam diretamente as nossas emoções, reações físicas e comportamentos, e é possível que esses pensamentos sejam influenciados pela ansiedade. Você pode inclusive fazer um teste, se imaginando em um lugar seguro e confortável, como você estaria se sentindo neste lugar? O que você estaria pensando? Quais as reações físicas seu corpo estaria tendo?
Se você está se sentindo ansiosa e percebe que seus pensamentos estão afetando a sua percepção da realidade, recomendo que procure um profissional de saúde mental qualificado para te ajudar a lidar com esses sintomas. Se precisar, estou disponível. Abraço.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Não é normal, no sentido de que não é dessa forma que nosso corpo e nossa mente funcionam no seu modo típico, digamos assim, embora seja comum pessoas sentirem isso que você relatou. Se está mexendo com você a ponto de te preocupar, causar prejuízo, sugiro se consultar com psiquiatra ou psicólogo. Abraço
O sentimento que você descreve, de que o mundo não é real e de falta de controle sobre suas ações, é conhecido como despersonalização ou desrealização. Esses episódios podem ser bastante desconcertantes e podem fazer com que você sinta que está observando sua vida de fora, como um espectador.

É importante saber que esses sentimentos podem ocorrer em resposta a situações de grande estresse, ansiedade ou trauma. Quando a visão fica embaçada e você se sente desconectado da realidade, pode ser um mecanismo de defesa do seu corpo para lidar com o estresse.

Se esses episódios estão se tornando mais frequentes, é fundamental procurar ajuda profissional para avaliar a situação. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser muito eficaz em ajudar a identificar os gatilhos desses episódios e desenvolver estratégias para lidar com eles. A terapia pode oferecer ferramentas para reconectar você com o presente e reduzir a frequência e a intensidade dessas experiências.

Estou disponível on-line, onde podemos explorar mais sobre esses sentimentos e como podemos trabalhar juntos para melhorar seu bem-estar.

Um abraço,
Renata Caetano
Sentir que o mundo não é real e ter a percepção de estar como um observador da própria vida pode ser uma experiência angustiante. Esses sentimentos podem estar relacionados a questões de ansiedade ou estresse, que muitas vezes fazem com que as pessoas se sintam desconectadas de si mesmas e do ambiente ao seu redor.

Esses episódios, especialmente se estão se tornando mais frequentes, merecem atenção. A falta de controle sobre suas ações e a sensação de embotamento visual podem indicar que você está passando por um momento emocional intenso. É importante lembrar que essas experiências não são incomuns e podem ser tratadas.

Trabalhar isso com um psicólogo pode ser uma abordagem eficaz. A terapia oferece um espaço seguro para explorar essas sensações e entender melhor suas causas. Um psicólogo pode ajudar a desenvolver estratégias para enfrentar esses sentimentos e promover um maior senso de controle e conexão com a sua vida. Estou aqui para apoiá-lo nesse processo e na sua busca por bem-estar.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sim, o que você está descrevendo pode ser uma experiência conhecida como despersonalização e desrealização, que são distúrbios dissociativos relacionados à percepção de si mesmo e ao mundo ao seu redor. Embora esses sentimentos possam ser assustadores, eles não são incomuns e podem ocorrer em resposta ao estresse intenso, à ansiedade ou até mesmo como parte de outros processos psicológicos.

Vamos entender melhor o que está acontecendo e por que você pode estar vivenciando esses episódios.

O que é despersonalização e desrealização?
Despersonalização: Esse termo refere-se a uma sensação de distanciamento de si mesmo. Você pode sentir que está fora do seu corpo ou que suas ações não são controladas por você, como se estivesse agindo automaticamente ou sendo um "espectador" da própria vida. Isso pode causar a sensação de que você está perdendo a identidade ou se vendo de uma forma não autêntica.

Desrealização: Nesse caso, o mundo ao seu redor parece irreconhecível, como se fosse um sonho ou uma ilusão. Pode parecer que você está observando a vida de fora, como se as coisas não fossem reais ou como se a realidade estivesse sendo distante. A visão embaçada ou a sensação de estar vendo as coisas de uma maneira distorcida é um sintoma comum.

Esses episódios podem se manifestar de várias formas, como:

Sensação de estar fora do corpo.
Ver a vida como se fosse um filme ou sonho.
Perda de controle sobre suas ações.
Visão embaçada ou distorcida.
Falta de conexão com as emoções ou com o que está acontecendo ao seu redor.
Por que isso acontece?
Os episódios de despersonalização e desrealização são muitas vezes desencadeados por estresse intenso, ansiedade ou trauma emocional. Quando estamos em situações de sobrecarga emocional ou exaustão psicológica, o cérebro pode tentar se desconectar de uma realidade que está se tornando muito difícil de lidar. Esse mecanismo de defesa tem a função de proteger a mente de estímulos excessivamente perturbadores, mas, infelizmente, pode se tornar um padrão que causa desconforto.

Alguns possíveis fatores que podem estar contribuindo para esses episódios são:

Estresse ou ansiedade: Em momentos de ansiedade intensa, especialmente se você está passando por períodos de grande pressão emocional ou mental, pode ser comum que o corpo reaja com sintomas de dissociação. A sensação de estar "fora de si" pode ser uma maneira do cérebro lidar com o excesso de estresse.

Exaustão física e mental: Se você tem se sentido muito cansado ou sobrecarregado, sem descanso adequado, isso pode afetar sua capacidade de lidar com as emoções e suas percepções da realidade. A falta de sono também pode desencadear episódios de desrealização.

Trauma ou acontecimentos significativos: Se você passou por alguma experiência traumática ou evento marcante nos últimos meses, como perda, separação, mudanças de vida, ou até mesmo uma crise de saúde, seu cérebro pode estar tentando lidar com esses acontecimentos de forma dissociativa.

Uso de substâncias: O consumo de drogas ou álcool, ou até o uso excessivo de certos medicamentos, também pode causar ou intensificar episódios de despersonalização e desrealização.

Depressão: Algumas pessoas com depressão profunda podem também experienciar esses sintomas, já que a perda de conexão emocional com a vida e com o próprio corpo é um sintoma comum nesse transtorno.

É normal?
Esses episódios podem ser comuns em situações de estresse extremo ou ansiedade temporária, mas se estiverem acontecendo frequentemente ou causando preocupação significativa, é importante procurar ajuda para entender melhor o que está acontecendo.

Embora os sintomas de despersonalização e desrealização não sejam em si perigosos, eles podem ser desconfortáveis e interferir na qualidade de vida. Se eles estiverem ocorrendo com mais frequência e causando aflição, é uma boa ideia procurar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação adequada.

O que pode ser feito para melhorar?
Se esses episódios estão se tornando mais frequentes, aqui estão algumas abordagens que podem ajudar a lidar com a situação:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é uma abordagem eficaz para lidar com a ansiedade e os sintomas dissociativos. Ela pode ajudar a identificar e reestruturar pensamentos negativos que contribuem para a dissociação, além de ensinar técnicas para controle da ansiedade e redução do estresse.

Mindfulness e Técnicas de Ancoragem: A prática de mindfulness pode ser muito útil para ajudar a voltar ao momento presente e reestabelecer uma conexão mais forte com o corpo e a realidade. Exercícios de respiração profunda, como os de meditação, podem ser eficazes para reduzir a ansiedade e ajudar a reconectar a mente com o corpo.

Cuidado com a saúde física: Verifique se você está cuidando adequadamente de sua saúde física. Dormir bem, manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regulares são fundamentais para reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral.

Evitar o consumo excessivo de substâncias: Se você usa substâncias como álcool, drogas recreativas ou certos medicamentos que podem desencadear esses sintomas, tente reduzir ou evitar seu consumo. Substâncias podem agravar os sintomas dissociativos.

Buscar ajuda profissional: Se os episódios estiverem afetando sua qualidade de vida ou se você sentir que não consegue lidar com eles sozinho, procurar um psicoterapeuta ou psiquiatra pode ser importante. Eles podem ajudá-lo a entender melhor os gatilhos e a trabalhar no tratamento adequado.

Quando procurar ajuda?
Se os episódios de despersonalização ou desrealização:

Estiverem se tornando frequentes ou intensos.
Estiverem interferindo na sua capacidade de funcionar no dia a dia (no trabalho, nas relações pessoais, etc.).
Estiverem acompanhados de sintomas de depressão ou ansiedade severa.
Estiverem causando preocupações excessivas sobre a própria saúde mental.
A ajuda profissional pode ajudar a diagnosticar corretamente o que está acontecendo e fornecer as estratégias mais eficazes para o tratamento.

Conclusão
O que você está experienciando pode ser uma forma de dissociação, que ocorre frequentemente em resposta ao estresse, ansiedade ou até exaustão. Embora esses sentimentos possam ser perturbadores, eles são tratáveis, especialmente com a ajuda de terapia e mudanças no estilo de vida.

Se os episódios estão aumentando ou causando desconforto, não hesite em buscar apoio profissional. Falar com um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar você a entender a causa por trás desses episódios e encontrar maneiras eficazes de gerenciá-los. Você não está sozinho nisso e buscar ajuda é um passo importante para o bem-estar.
 Caren Gutheil Dias
Psicólogo
Novo Hamburgo
Seria importante saber a história de vida e familiar, bem como hábitos, gatilhos etc.. Entre na minha página Google e fique à vontade para tirar suas dúvidas! Busque o contato e tire suas dúvidas. Busque ajuda e recupere sua qualidade de vida. Tire suas dúvidas compromisso.
O que você descreve pode estar relacionado a algo chamado despersonalização ou desrealização, que são sensações de desconexão da realidade ou de si mesmo. Esses episódios podem ocorrer em momentos de muito estresse, ansiedade ou cansaço emocional. Embora possam ser assustadores, é importante saber que há formas de entender e lidar com isso. Buscar ajuda de um psicólogo pode te ajudar a explorar o que está causando essas sensações e encontrar formas de alívio.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Sentir que o mundo não é real e ter a sensação de não ter controle sobre suas ações pode ser angustiante e é um fenômeno que pode ocorrer em várias situações. Esses sentimentos podem estar associados a experiências de despersonalização e desrealização, que são condições em que a pessoa se sente desconectada de si mesma ou do ambiente ao seu redor.

A despersonalização envolve a sensação de estar separado do próprio corpo, como se você estivesse observando suas ações de fora. Já a desrealização refere-se à percepção de que o mundo ao seu redor não é real, como se tudo estivesse distorcido ou embaçado. Esses episódios podem ser desencadeados por estresse intenso, ansiedade, traumas ou até mesmo fadiga extrema.

Esses sintomas podem ser transitórios, mas quando começam a ocorrer com frequência, é importante considerar buscar ajuda profissional. A terapia pode ajudar a entender as causas subjacentes desses sentimentos e desenvolver estratégias para lidar com eles. É fundamental conversar com um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação adequada e para discutir as melhores opções de tratamento.

Além disso, o estresse excessivo e a ansiedade podem amplificar esses sentimentos de desconexão, tornando mais difícil lidar com as pressões da vida cotidiana. Reconhecer esses sintomas e buscar apoio é um passo importante para recuperar o controle sobre suas experiências e melhorar sua qualidade de vida.À disposição caso decida uma sessão para tratar essas questões de forma mais aprofundada.

Especialistas

Fernanda Tolomei

Fernanda Tolomei

Psicólogo

Rio de Janeiro

Caroline Domene

Caroline Domene

Psicólogo

Goiânia

Vade De Oliveira

Vade De Oliveira

Psicólogo

Tubarão

Déborah Santos

Déborah Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Andressa  Lamb de Souza

Andressa Lamb de Souza

Psicólogo

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1158 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.