É normal ter sintomas de ansiedade de repente mesmo não estando pensando em nada?? As vezes eu acord

16 respostas
É normal ter sintomas de ansiedade de repente mesmo não estando pensando em nada?? As vezes eu acordo de noite sentido palpitação, aperto no peito mesmo sem motivo
O fato é que a ansiedade é justamente um encontro com algo desconhecido.
Então a pessoa pode não estar pensando em nada, mas isso não quer dizer que ela não esteja sentindo.
Então uma pessoa pode sentir algo que ela mesma não sabe definir ou descrever em palavras, mas sim, ela sabe que sente algo angustiante e sem nome que pode entendido como ansiedade.
Se do ponto de vista orgânico e físico você está bem, então cabe estudar isso um pouco mais, do ponto de vista emocional, para compreender esses sintomas.

Provavelmente a sua ansiedade já esteja em estado de adoecimento, ou seja, já se tenha instalado um transtorno. Portanto, será importante um acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Quando a ansiedade está em estado saudável, não apresenta os sintomas aqui apresentados por você, mas te impulsiona a ações favoráveis a sua saúde psicológica.
Você diz que não está pensando em nada. Mas você não tem consciência do que se passa no seu mundo interior. Não somos feitos somente de pensamentos, mas principalmente de sentimentos e emoções. Esse apertos no peito e essas palpitações têm sentido sim, mas você o desconhece. Seria bom para você cuidar desses sintomas, e consultar um psicólogo. Nas sessões você irá descobrir que emoções estão provocando esses sintomas.
Olá, sinto muito pelo momento difícil que você está passando. Primeiramente, busque um médico para descartar sintomas fisiológicos, em conjunto, busque um psicólogo para que você possa entender melhor esse momento que você está passando e começar a tratá-lo. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras.
A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!
Olá. Inicialmente, sugiro que observe se no seu dia a dia você não tem ingerido alimentos ou substâncias estimulantes em excesso, que podem oferecer efeitos colaterais, variando de pessoa pra pessoa e dependendo da quantidade consumida, como café, alguns chás e outros alimentos e bebidas. Por outro lado, ansiedade é algo que todos temos, mas, dentro de níveis saudáveis, ela se manifesta de modo que costuma ser possível identificar e relacionar com algum fenômeno que está acontecendo na nossa vida. Quando esses sintomas aparecem e não têm uma relação imediata, se causa em você um desconforto maior, é interessante investigar de onde vêm essas sensações, para tomar consciência e trabalhar para desenvolver novas formas criativas de lidar com as questões que possam aparecer. Para isso, um processo psicoterapêutico pode ser de grande ajuda. Espero ter ajudado e, caso deseje iniciar a terapia ou queira tirar outras dúvidas, estou à disposição.

Não acredito que seja produtivo pensarmos no "normal"ou "anormal". O fato é que você está se sentindo ansioso e isso, por si só, já configura um alerta para que você possa buscar ajuda psicológica para lidar com esses sintomas que estão aparecendo. um abraço!
Olá! A ansiedade e outros sentimentos tem um funcionamento, nunca são aleatórios, mesmo que ás vezes possam aparecer "aparentemente" do nada. Investigando com calma, podemos descobrir por que a ansiedade apareceu ali, quais pensamentos/interpretações (mais inconscientes, automáticas) estavam acontecendo, e transformar essa ansiedade. Fico a disposição para conversar mais a respeito. Abs!
Oi, como vai? Os sintomas de ansiedade são muito comuns de surgir justamente quando estamos mais ociosos ou relaxados demais. É como se houvesse um rebaixamento das defesas do ego e assim os conteúdos do inconsciente costumam aparecer. Quando não trabalhamos nossas questões mais íntimas, como por exemplo, um trauma ou um problema mal resolvido, de alguma forma reprimimos isto para o inconsciente. Daí a importância de, por meio da terapia da palavra, conseguir conscientemente trazer estes conteúdos no setting terapêutico e esvaziar os sintomas... é claro que isto não acontece da noite para o dia, mas sim, através de um trabalho longo e verdadeiro, diante do psicólogo. Busque ajuda de um profissional, invista em você. Faça sua terapia!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 250
Olá.
Sim, no quadro de síndrome do pânico, os sintomas costumam aparecer de forma inesperada, sem algum gatilho aparente. Sugiro que busque ajuda de um profissional para poder te ajudar.
Olá! Eu imagino que nesses momentos seja difícil e confuso ter esses sintomas né? A ansiedade vem de algum lugar, porém nem sempre conseguimos entender exatamente o que está acontecendo e temos essa sensação de que surgiu do nada! Sugiro que busque ajuda profissional, assim você vai ter a possibilidade de aumentar seu auto conhecimento e começar a entender e lidar melhor essas sensações. A mudança não acontece de um momento para o outro, mas com um trabalho consciente e com respeito ao seu tempo as coisas podem ficar mais fáceis! Espero ter ajudado. Abraços
Alguns autores como Soren Kierkgaard, Martin Heidegger e Kurt Goldstein diferenciam o fenômeno da ansiedade e do medo nos seguintes termos: enquanto em relação ao medo há um objeto determinado, na ansiedade não há clareza desse objeto. Veja, posso sentir medo ao ver uma pessoa armada, uma vez que tenho clareza de que essa pessoa ameaça minha integridade física. No entanto, a ansiedade surge em situações em que não temos clareza do que a mobiliza, de modo a não entendermos porque tal sentimento apareceu tão de repente. E não entender isso nos deixa ainda mais ansiosos, além de haver manifestações corporais como a palpitação no peito. Entender melhor o que mobiliza tal sentimento tende a amenizar os sintomas de ansiedade e a psicoterapia é exatamente o local onde isso pode ocorrer. Espero que tenha ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, tudo bem? Normalmente os sintomas de ansiedade ocorrem por conta de estímulos prévios, por exemplo situações, acontecimentos, pessoas ou muitas vezes pensamentos que são espécies de "gatilhos" para começar a sentir alguns destes sintomas, ocorrer "do nada" é algo que não condiz com um episódio de ansiedade, possivelmente a pessoa não consiga discernir o que serviu de gatilho para o episódio. Nesse momento de acordar a noite e começar a ter os sintomas de ansiedade, eu acredito que procurar um médico, seja algo mais prudente de fazer neste primeiro momento e pedir alguma avaliação e exames seria mais vantajoso neste tipo de exemplo. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Os sintomas de ansiedade podem surgir sem motivos aparentes devido a uma série de fatores. A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações de estresse, perigo ou preocupação, mas em alguns casos, ela pode se manifestar de forma intensa e persistente, mesmo na ausência de um estímulo externo óbvio. Alguns dos motivos pelos quais os sintomas de ansiedade podem surgir sem motivo aparente incluem:

1. Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): Pessoas com TAG frequentemente experimentam ansiedade excessiva e preocupação constante, mesmo quando não há um motivo específico para isso.

2. Transtorno de pânico: As crises de pânico podem ocorrer repentinamente, sem um gatilho evidente, causando sintomas intensos de ansiedade, como palpitações, falta de ar e sensação de perigo iminente.

3. Condições médicas: Algumas condições médicas, como distúrbios da tireoide, problemas cardíacos ou desequilíbrios hormonais, podem desencadear sintomas de ansiedade sem motivo aparente.

4. Estresse acumulado: O estresse emocional acumulado ao longo do tempo pode levar a uma sensação generalizada de ansiedade, mesmo na ausência de um evento específico que a desencadeie.

5. Sensibilidade emocional: Algumas pessoas são naturalmente mais sensíveis às mudanças emocionais e ambientais, o que pode torná-las mais propensas a experimentar sintomas de ansiedade sem um motivo claro.

Se você está lidando com sintomas de ansiedade sem motivo aparente e isso está impactando sua qualidade de vida, é importante buscar apoio profissional. Um profissional de saúde mental pode ajudar a identificar as causas subjacentes e desenvolver estratégias eficazes para lidar com a ansiedade.

Se precisar conversar mais sobre isso ou desejar compartilhar suas experiências, estou aqui para oferecer suporte e orientação. Lembre-se também da importância do autocuidado e da busca por ajuda especializada quando necessário.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá
Sim, é possível experimentar sintomas físicos de ansiedade, como palpitações e aperto no peito, repentinamente e sem um gatilho consciente imediato. A ansiedade não se manifesta apenas em resposta a pensamentos ou preocupações específicas; ela também pode ser desencadeada por fatores subconscientes ou fisiológicos. Aqui estão alguns aspectos a considerar:

1. Resposta Autonômica: A ansiedade pode ser uma resposta autonômica do corpo a estressores não reconhecidos conscientemente. Isso significa que seu corpo pode reagir a estímulos que sua mente consciente não percebeu como ameaçadores.

2. Desregulação do Sono: Acordar no meio da noite com ansiedade pode estar relacionado a problemas de sono, como a apneia do sono ou o distúrbio do sono REM. Essas condições podem desencadear respostas de ansiedade durante a noite.

3. Ansiedade Generalizada: No Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), os sintomas de ansiedade podem ocorrer sem um gatilho específico e são frequentemente persistentes e difíceis de controlar.

4. Fatores de Estresse Acumulado: Mesmo que você não esteja conscientemente pensando em algo preocupante no momento, o estresse acumulado pode manifestar-se através de sintomas físicos de ansiedade.

Para gerenciar esses sintomas, recomenda-se consulta com Profissionais de Saúde: Falar com um médico ou psicólogo pode ajudar a determinar as causas subjacentes da sua ansiedade e oferecer tratamentos apropriados, como terapia cognitivo-comportamental ou, se necessário, medicação.
Cuidado com a Saúde Física: Manter uma rotina regular de exercícios físicos, uma dieta equilibrada e evitar substâncias estimulantes como cafeína e álcool também pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade.
Espero ter auxiliado.
Um forte abraço.
Dra. Michelle Teixeira
Olá! Muitas pessoas com transtornos de ansiedade relatam episódios em que se sentem ansiosas sem um gatilho aparente. O sistema nervoso autônomo, que regula funções automáticas do corpo como a frequência cardíaca e a respiração, pode ser ativado mesmo sem um estímulo consciente. Isso pode levar a sintomas físicos de ansiedade, como palpitações e aperto no peito.

Às vezes, situações passadas de estresse ou trauma podem estar armazenadas no subconsciente e podem desencadear ansiedade sem que a pessoa esteja ciente disso conscientemente.

Se você estiver enfrentando isso regularmente e estiver preocupado com sua saúde mental, buscar apoio de um psicólogo é sempre uma boa ideia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
É possível que a ansiedade se manifeste por diversas formas. Ponto a se considerar será que os sintomas de cunho emocional ocorrem como tentativa de um dizer sobre algo de quem o sente. É importante olhar para além do momento presente para construção de um saber que possa conceber destinos aquilo que lhe ocorre. Caso deseje, estarei a disposição. Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!