É normal ter sido uma criança inteligente, que tirava boas notas e conseguia comprender as explicaçõ

16 respostas
É normal ter sido uma criança inteligente, que tirava boas notas e conseguia comprender as explicações, e na adolescência ter problemas em se concentrar, entender o assunto e que acaba esquecendo alguns momentos como eles realmente foram?
Provavelmente porque as regiões cerebrais responsáveis pela aprendizagem, como hipocampo, estão inibidas por alguma emoção, que pode ser a ansiedade. Também pode ocorrer bloqueios por situações traumáticas. Nesse caso a amigadala cerebral ocupa um desempenho porque devido a traumas, ela produz emoções como ansiedade, culpa e medo que atrapalha a memória e o desempenho cognitivo. A abordagem EMDR, fundamentada na neurociência, trabalha com eficácia essas questões.

Olá, boa noite.

É sim possível. Para compreender o que está acontecendo, procure uma avaliação neuropsicológica ou psicopedagogica. Assim, você irá ter mais condições de lidar com a situação e criar estratégias para lidar com as dificuldades.
Olá, bom dia! É importante ressaltar que nem sempre tirar notas altas é um indicativo de inteligência alta. As instituições de ensino ainda refletem um modelo arcaico de educação, que exclui inúmeras inteligências. Existe um ponto importante que é o momento de vida que a pessoa está atravessando. Como não somos máquinas, somos afetados de várias formas pelos eventos e, sendo assim, tendo o nosso desempenho no trabalho ou na escola afetados. Vale lembrar que quando o conteúdo parece desinteressante, temos a reação (natural) de divagar, se distrair, o que (mais uma vez) não está associado a nossa inteligência.
Olá, cada fase da vida trás suas dificuldades, seria bom procurar um profissional da psicologia ou mesmo um psicopedagogo para avaliar a situação e ajudar no que possa estar acontecendo. Boa sorte. Abraço.
Olá. Atualmente há uma oferta de informações, redes sociais, apps e aparelhos que dificultam a concentração, uma vez que há uma impossibilidade de concentrar em todos ao mesmo tempo. Assim, é interessante buscar compreender o que está causando a falta de concentração, lidar com isso e buscar alguma maneira de conseguir se concentrar naquilo que você julgar importante. Com acompanhamento psicológico é possível se dar conta dessas questões.
Na adolescência, há uma mudança do sujeito o que pode interferir nas lembranças e na concentração, também, existem novos estímulos, informações novas, atividades novas. Com o tampo, também, há a possibilidade de esquecer fragmentos de lembranças, assim, através de um acompanhamento é possível rememorar e compreender o porquê do esquecimento e das questões que estão atravessando a adolescência.
Espero ter ajudado.
Sim, é normal no sentido de ser comum, porém, pode não ser saudável, já que dificuldade em se concentrar e na memória podem ser sintomas de algum transtorno psicológico. Procurar ajuda para melhorar a qualidade de vida do adolescente é uma ótima opção.
Olá. Podem haver fatores que ocorreram na adolescência que estão afetando a capacidade de memória e de atenção. Sugiro que busque uma avaliação psicológica para verificar se há algum problema cognitivo ou se são fatores emocionais que possam estar influenciando.
Olá! Sim, é possível, sobretudo se houve um período de descargas consideráveis de estresse via traumas novos ou antigos que se manifestaram psicologicamente ou mesmo fisicamente. Tratar os traumas via Terapia EMDR e Dor tende a fazer com que a fluidez mental volte a ser experienciada com mais frequência, chegando também um resultado correspondente à esfera física. Um abraço!
Oi! Sim, quando a gente estuda o desenvolvimento humano, mais especificamente a infância e adolescência, vemos etapas bem delimitadas que precisam ser cumpridas de acordo com a faixa etária. Muitas das vezes o sujeito vai muito bem nas etapas iniciais da infância e encontra dificuldades na adolescência. Devemos, nestes casos, compreender melhor a vida do jovem e a sua interação com a família, escola, amigos, sociedade e etc. Na psicoterapia as questões vão ficando mais claras e pode aparecer as causas desta queda de rendimento e desenvolvimento de possíveis transtornos mentais (leves ou moderados). Não deixe de agendar um horário! Abs
É normal ter sido uma criança inteligente, que tirava boas notas e conseguia comprender as explicações, e na adolescência ter problemas em se concentrar, entender o assunto e que acaba esquecendo alguns momentos como eles realmente foram?
Em algum momento da sua vida, seu cerebro está tentando proteger vc de algo.. se antes vc era de uma forma e hoje voce mudou... o que sera que pode ter acontecido? O que seu cerebro pode estar tentando proteger de voce? para que? O que aconteceu com voce de especial que voce precisa nesse periodo da adolescencia nao olhar para algo? Ou nao ver da forma que voce viu? Pq seu cerebro esta te distraindo? pq é necessario que voce seja dessa forma e aja assim? Analise sobre essas questoes... espero tê-lo ajudado. Fique bem
Olá! Eu diria que talvez precise de cuidados. Sofreu algum trauma nesse meio de caminho? Será que esquecimento aqui funciona como uma defesa? Uma blindagem de algo que pode ter sido ruim ou interpretado como ruim? Foi uma mudança gradual ou foi de repente? Está próximo do vestibular? Agora com mais cobranças e não podendo falhar? Um verdadeiro mistério a ser investigado! Conta comigo. Até mais!
Ansiedade parece ser o que atrapalha no momento de concentração e memória.
Exigência alta para comprovar a si e aos outros que se teve bons resultados nos estudos. Cabe uma avaliação inicial com psicólogo cognitivo comportamental para obter um diagnóstico mais preciso e posterior tratamento, caso se faça necessário.
Olá! Sim, é completamente possível. São fases e contextos diferentes e muitas coisas podem afetar nossa concentração e memória ao longo da vida.
Temos uma torrente de informação o tempo todo sendo despejada em cima de nós pela internet e uma oferta muito ampla de distrações nos nossos telefones (como vídeos, jogos, mensagens etc). Nós também temos reações naturais aos estudos e acontecimentos como desinteresse, tédio, frustração e ansiedade, que afetam diretamente no funcionamento da atenção, do foco, da memória. Seria importante analisar que contexto tu está inserido agora. Você se sente bem estudando? Como estão as coisas em casa? Como você se sente contigo mesmo? Quais emoções você mais associa a ti e a esses lugares?
Seria interesse ter um acompanhamento psicológico caso perceba emoções frequentes de ansiedade, medo, frustração. Porém, caso queira uma investigação mais profunda, também seria interessante procurar uma psicopedagoga ou até mesmo neuropsicóloga.
Espero ter ajudado!
Como vai?
Sim, é bastante comum que as habilidades cognitivas e o funcionamento mental mudem ao longo da vida, especialmente durante a transição da infância para a adolescência. Durante a adolescência, muitos jovens experimentam mudanças físicas, hormonais, emocionais e sociais significativas, que podem afetar sua capacidade de concentração, compreensão e memória.

Existem várias razões pelas quais uma pessoa pode encontrar dificuldades de concentração, compreensão e memória durante a adolescência:

Desenvolvimento cerebral: Durante a adolescência, o cérebro está passando por mudanças significativas, incluindo o amadurecimento de áreas responsáveis pela memória, atenção e tomada de decisões. Essas mudanças podem afetar temporariamente o funcionamento cognitivo.
Fatores emocionais e sociais: Pressões acadêmicas, mudanças hormonais, questões de autoestima, preocupações sociais e outras questões emocionais podem interferir na capacidade de concentração e memória de um adolescente.
Estresse: O estresse, seja relacionado à escola, família, amigos ou outras áreas da vida, pode prejudicar a capacidade de concentração e memória.
Distrações: Com o aumento das tecnologias digitais e das redes sociais, os adolescentes muitas vezes enfrentam mais distrações do que antes, o que pode dificultar a concentração em tarefas acadêmicas.
Se você está enfrentando dificuldades de concentração, compreensão e memória durante a adolescência, é importante não se desanimar. Existem várias estratégias que você pode experimentar para melhorar essas habilidades, como a organização do tempo, técnicas de estudo eficazes, prática de mindfulness para melhorar a atenção plena e buscar apoio de professores, pais ou profissionais de saúde mental, se necessário. Lembre-se de que cada pessoa é única e pode enfrentar desafios diferentes durante a adolescência, e é normal buscar ajuda e apoio para lidar com esses desafios.Te deso um feliz dia!!
@psicologia.veredas

Olá! A adolescência é uma fase de muitas transformações. Emoções podem estar à flor da pele, conflitos, necessidades de tomar decisões, responsabilidades que vão sendo acrescentadas conforme a liberdade que se deseja, proibições, mudanças hormonais...tudo isso pode contribuir para um declínio no rendimento escolar. Considere essas mudanças, o contexto escolar e sobretudo a relação com o seu adolescente. O apoio dos pais ajuda muito, bem como auxilio psicoterapêutico para que o adolescente possa elaborar os seus conflitos, na possibilidade de um lugar de fala. O conceito de normalidade é muito controverso, mas certamente as transformações na adolescência podem influenciar no rendimento acadêmico.
Para construir uma hipótese para essa pergunta, esses "problemas" poderiam ser abordados, melhor compreendidos em em um processo psicoterapêutico..

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!