É normal ter crise geralmente a noite, muitas vezes despertando angustiada?

7 respostas
É normal ter crise geralmente a noite, muitas vezes despertando angustiada?
Crises de angústia/ansiedade podem acontecer em qualquer período. Se as suas estão ocorrendo à noite, é algo que pode ser entendido em terapia e, paralelamente com ajuda médica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim é comum ter o sono com a qualidade comprometida devido a problemas relacionados a ansiedade, porém, faz-se necessário avaliar vários aspectos como: uso de medicação, problemas de ordem física que podem comprometer o sono, a rotina antes de deitar-se e etc. Mas a angústia a que se refere ao despertar está relacionado com preocupações e problemas geradores de tensão que mesmo sem lembrar ao despertar, podem terem sido "revivenciados" em sonho e, o sentimento relacionado a tensão tornar-se presente com a angústia.
Espero ter ajudado com alguma elucidação.
A partir do momento que tal angústia lhe causa algum tipo de prejuízo pode ser um bom momento para buscar compreender quais questões o/a incomodam a ponto de obrigá-lo/a a entrar em estado de alerta.
Ter um lugar para falar sobre tais questões que lhe angustiam pode ser de grande valia para retornar a ter uma boa noite de sono e por consequência, boa qualidade de vida.
As crises de ansiedade decorrem de um constante estado de alerta. Muitas vezes, não é necessária a ocorrência de algum evento estressante para que seja desencadeada. Isto porque a sensação de estar sempre de prontidão, faz com que seja secretada quantidade muito importante de adrenalina na corrente sanguínea, o que leva às crises de ansiedade.
Perceba se seu sono é reparador. Se não houver qualidade de sono, a produção de cortisol não diminuiu como deveria, e o efeito pode ser o que você relata.
Procure equilibrar sua alimentação, praticar exercícios aeróbicos e relaxamento. A psicoterapia cognitivo comportamental trará grandes benefícios, uma vez que fornecerá recursos de enfrentamento alternativos.
Boa sorte e forte abraço
Boa tarde!
Qualquer pessoa pode ter uma crise de angústia a qualquer momento....importante pensar que é um sinal de alerta do corpo e como sinal deve ser compreendido. Busque ajuda terapêutica para melhor entender o que é essa angústia, como pode minorizar os efeitos e assim viver com mais qualidade. Sugiro a busca de psicoterapia que poderá auxiliar nisso. Experimente!
a insônia e um sintoma bastante comum nos transtornos de ansiedade. A pessoa não consegue relaxar por isso se torna difícil dormir. Além disso o dormir está ligado a sair do controle e por isso sair do estado de alerta habitual.
A psicoterapia irá buscar entender quais os motivos que estão atrapalhando seu sono. E a insônia prejudica cognitivamente e emocionalmente o indivíduo que sofre.
Acupuntura associada com a psicoterapia tem ótimo efeito sobre ansiedade e a insônia.
Boa tarde!

Durante o dia, normalmente, nos envolvemos com bastantes atividades e com isso, podemos nos distanciar da angústia.

No momento do repouso noturno, a mente angustiada não consegue repousar; os nossos problemas ficam perpassando pela cabeça ou quando não estamos consciente do objeto do problema, sentimos apenas a angústia e seus sintomas (suor, aperto no peito, etc).
Uma investigação sobre si, sobre o âmago dos nossos sentimentos e sentidos é primeiro passo para a resolução da questão. Nisso, a psicoterapia pode ajudar.
Atenciosamente!

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.