É normal sonhar com alguém que não vejo há muito tempo? Constantemente tenho sonhos com uma rapaz qu

20 respostas
É normal sonhar com alguém que não vejo há muito tempo? Constantemente tenho sonhos com uma rapaz que fui apaixonada por muito tempo, mas já fazem anos que não o vejo ou tenho noticias. Normalmente são sonhos onde ele está próximo de mim. No ultimo, eu tentava ignora-lo numa espécie de pátio amplo, mas acabava conversando com ele. Não gosto desses sonhos porque sinto que impedem que eu siga minha vida. É como se eu estivesse esperando por alguém que sei que não vai voltar, mas continuo presa a isso.
Olá. É normal sonhar com uma pessoa que não se vê há anos, sim. E você deu a resposta, quando disse que é como se tivesse presa e impede de seguir a vida. Pense nisso. O que te prende a esse rapaz do passado ?
Se você não faz análise, seria perfeito começar. Assim, conseguirá trabalhar melhor o sonho, para entender o que seu inconsciente quer te dizer. Abraços .

Olá! Sonhos podem ser um indicativo de que algo ou alguma situação está ocorrendo e você, conscientemente, não está conseguindo perceber ou lidar de forma mais clara, para compreender é necessário entender um pouco mais sobre esse seu momento de vida, os acontecimentos do presente e do passado, quais sentimentos se veem envoltos desse sonho, entre outros fatores. O mais indicado é procurar uma psicóloga para iniciar um processo psicoterápico e compreender melhor tudo isso, possibilitando acabar ou diminuir essa angústia. Estou à disposição e se cuide!
Olá. Sonhos costumam ser carregados de simbolismo e não devem ser compreendidos de forma literal. Eles são muitas vezes a realização de desejos reprimidos ou impedidos de serem realizados na vida real e trazem à consciência conteúdos inconscientes. Apesar de vc ter relatado um desses sonhos, seria leviano tentar interpretar o significado dele sem que eu conheça sua própria história de vida. O mais indicado seria você fazer uma psicoterapia ou uma análise com um psicanalista e tentar compreender que mensagem o seu inconsciente deseja te transmitir. Qualquer coisa estou à disposição! Boa sorte!
Saúde e paz,

sonhos em geral são manifestações de um desejo. Somos seres desejantes. Lacan nos lembra - através da perspectiva spinozista - que a essência do homem é o desejo. Os sonhos, porém - como dito acima -, não podem ser interpretados literalmente. Sonhar como um rapaz que foi uma paixão significa o que? De que falta estamos falando? Dele ou de algo subjacente a sua figura? Registre-se que há sonhos que podem ser reencenações de um trauma. Este, portanto, nada tem a ver com desejabilidade. Não parece ser o seu caso. Há também manifestações oníricas que jamais chegam à consciência e não são passíveis de interpretação. Se quiser, de fato, compreender o caráter reiterado de tal sonho e o sofrimento que ele te traz, sugiro que procure um psicanalista gabaritado. A travessia analítica é capaz de criar condições para que você entenda alguns dos enigmas de sua subjetividade.
Diria que sim. Os sonhos são manifestações do inconsciente. Mas também é sabido que os sonhos falam através de códigos. Nesse caso é mais importante você identificar os sentimentos ligados a essa pessoa específica para tentar desvendar o que ou quem ele pode estar representando nesse sonho.
Olá, segundo Freud, os sonhos são possíveis manifestações de desejos, ou seja, é uma manifestação do inconsciente, logo, terá algo a nos dizer. Como você mesmo afirmou, não gosta desses sonhos porque eles te trazem um sofrimento devido produzir uma certa dificuldade no seu prosseguir da vida cotidiana. Seria muito precipitado apresentar uma interpretação a partir dos elementos que você ofereceu. O ideal seria procurar uma análise para trabalhar melhor essas questões.
Sim, é comum ter sonhos com pessoas que não vemos há muito tempo, especialmente se tivemos um forte vínculo emocional com elas. Esses sonhos podem ser uma forma de processar memórias, emoções e sentimentos que ainda estão presentes em nosso inconsciente.
No entanto, se esses sonhos estão afetando negativamente sua vida e impedindo você de seguir em frente, pode ser útil procurar ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta para trabalhar em seus sentimentos e pensamentos relacionados a essa pessoa e a situação. Eles podem ajudá-lo a encontrar formas saudáveis de lidar com esses sonhos e a seguir em frente.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Ola
Percebes que tu tem uma hipótese sobre a questão do sonho? “ É como se eu estivesse esperando por alguém que sei que não vai voltar”. Elaborar esta afirmação é um trabalho de análise.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Durante o sono, nossas defesas psíquicas costumam trabalhar menos, trazendo conteúdos os quais durante o dia apareceriam de outra forma, como um afeto (tristeza, angústia). Não necessariamente o sonho é sobre essa pessoa do passado, uma vez que o conteúdo original do sonho também sofre torções. Mas isso não significa que ele não é importante e que você não possa trabalhar seu conteúdo para caminhar em seu desejo e sua vida. Estar em análise poderia ser muito benéfico a você
Sim, é normal. Para Freud, o inconsciente é atemporal, não respeita o tempo cronológico. Isso quer dizer que algo que aconteceu há anos pode estar presente e atuante como se tivesse ocorrido ontem. O sonho, para a psicanálise, pode ser uma realização de desejo. Mas, os sonhos são claros. Apesar de estarmos dormindo, a censura continua atuando e deformam os sonhos através dos mecanismos de condensação e deslocamentos dos conteúdos oníricos. Assim, é improvável que se possa dizer alguma coisa sobre eles se não por um trabalho de associação livre, onde você poderá interpretá-lo. Se estes sonhos te afetam negativamente e quer saber mais sobre eles, sugiro que procure uma psicanalista e comece seu trabalho de análise pessoal.
O sonho constitui "uma realização (disfarçada) de um desejo reprimido. De forma geral o sonho possui um conteúdo manifesto, que está sendo representado por esse rapaz, mas que não necessariamente está ligado a sua relação afetiva, esta representação ou simbolismo de um sonho recorrente, se trata de uma experiência consciente, durante o seu sono, porém existe um conteúdo encoberto, inconsciente.
O processo terapêutico de análise seria muito indicado, uma vez que torna consciênte questões incosciêntes de confitos e desconfortos protegidos pelo seu próprio psiquê, porém que precisam ser acessados para serem solucionados.
Olá! É comum sonhar com pessoas do passado. No entanto, mais importante do que saber se é ou não normal sonhar com ele é entender porque esses sonhos te incomodam. Você disse que sente como se tivesse sendo impedida de seguir na vida, mas por quê? Isso pode ser investigado em uma análise. Inclusive, é muito interessante levar sonhos para a análise! Pode te ajudar em outras áreas da sua vida também! Me coloco à disposição para ajudar caso queira agendar uma consulta. Abraço.
Boa noite!
Tudo bem?
Isso é normal, sim... e muitas vezes as formações inconscientes (no caso o sonho) vem não pela pessoa em si... mas o que aquela pessoa e aquele momento em que vc estava com ela produzia em você... a análise dos sonhos pode ser muito mais complexa do que imaginamos, por isso o ideal seria você trabalhar em análise esta questão, pois, certamente, ela te levará a pensar em outras questões que você nem imaginava!
Espero ter ajudado um pouquinho e fico ã disposição!
Abraços!
Ana
Sim, é normal ter sonhos com alguém que não vemos há muito tempo. Sonhar com alguém que você amou pode ser uma forma de lidar com o luto e a saudade que você sente por essa pessoa. O sonho pode ser uma forma de processar seus sentimentos e tentar seguir em frente.

Um psicanalista pode ajudá-la a entender melhor seus sentimentos e a lidar com eles de forma saudável. Eles podem ajudá-la a entender por que você está tendo esses sonhos e o que eles significam para você. Eles também podem ajudá-la a encontrar formas de seguir em frente e seguir com sua vida.
Os sonhos são seus restos diurnos misturados com seu inconsciente e, os sonhos podem não ser tão claros assim, a não ser que você esteja trabalhando seu inconsciente em sessões de psicanálise. Porém, há também nos sonhos a questão da figurabilidade, que significa você estar sonhando com uma pessoa, mas que na verdade, essa pessoa representa alguma coisa que deveria ser construída por você em análise, falando com uma psicanalista. Se você quiser conhecer melhor seu inconsciente e seus sonhos, estou disponível.
Olá, tudo bem? Isso é normal, sobretudo, pessoas que você conheceu lá atrás. Agora, a terapia seria interessante para encontrar relações do sonho com a sua vida atual. Isso será muito bom!!! Experimente! Um abraço e se cuide!
É completamente normal sonhar com alguém que foi significativo em sua vida, mesmo que tenha passado muito tempo desde que você o viu pela última vez. Os sonhos são uma manifestação do nosso inconsciente e podem trazer à tona pensamentos, sentimentos e memórias que talvez estejam escondidos ou não resolvidos.
No seu caso, parece que esses sonhos estão relacionados ao seu passado e a uma história de paixão que você teve com esse rapaz. É importante lembrar que os sonhos não são necessariamente indicativos de que você não está seguindo em frente com sua vida. Pelo contrário, eles podem estar servindo como uma maneira de processar sentimentos não resolvidos ou lembranças do passado.
Se você se sente presa a esses sonhos e a essa conexão do passado, pode ser útil explorar esses sentimentos com um psicólogo ou psicanalista. Eles podem ajudá-la a compreender melhor o que esses sonhos representam em sua vida atual, ajudá-la a lidar com qualquer sentimento de "espera" ou apego ao passado e ajudá-la a encontrar maneiras de seguir em frente de forma saudável e satisfatória.
Lembre-se de que nossas vidas são compostas por muitas experiências e relacionamentos, e é natural que o passado possa aparecer de vez em quando em nossos sonhos. Isso não significa que você está "preso" a essa pessoa, mas sim que seu inconsciente está processando as complexidades das experiências passadas. O importante é como você lida com esses sentimentos e como eles afetam sua vida presente. Buscar ajuda profissional pode ser um passo positivo nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 230
Olá! Para a Psicanálise, o mais importante de um sonho é o relato do sonhador, um relato que envolve a expressão daquilo que o sonho evoca em você, o que cada pessoa que apareceu no sonho te faz pensar, etc. Me parece que esse sonho te despertou algumas coisas: essa sensação de “espera”, “estar presa”, a recordação de um antigo relacionamento, etc. Essas suas colocações podem ser trabalhadas em um espaço de análise! Espero ter ajudado, abraços
Olá, é comum se lembrar e sonhar com ele, afinal foi uma pessoa que ficou marcada na sua vida. Contudo, é interessante falar sobre isso e entender o que ainda te prende e como é possível seguir a vida e fazer com que seja apenas uma lembrança e não algo que te deixe presa. Para a psicanalise o sonho é representação do inconsciente, uma parte que tentamos esquecer, mas ainda está lá. Através do tratamento analítico é possível falar sobre isso e lidar com isso de uma outra forma. Espero ter ajudado. Estou à disposição.
Sim, é completamente normal sonhar com alguém que foi importante para você no passado, mesmo que essa pessoa não faça mais parte da sua vida cotidiana. Os sonhos frequentemente refletem nossos pensamentos, sentimentos, preocupações e memórias, mesmo aquelas que não estão ativamente presentes em nossa mente consciente. Sonhar com uma pessoa com quem você teve uma conexão emocional significativa é um fenômeno comum e pode ser interpretado de várias maneiras.

No contexto psicológico, sonhar com alguém do passado pode indicar que há aspectos não resolvidos ou sentimentos remanescentes relacionados a essa pessoa ou ao período da vida que você compartilhou com ela. Esses sonhos podem ser uma forma de seu inconsciente processar essas emoções não resolvidas, permitindo que você "reviva" ou reexamine a relação sob uma nova perspectiva. No seu caso, o sonho em que você tenta ignorar essa pessoa, mas acaba interagindo com ela, pode refletir um conflito interno entre o desejo de seguir em frente e os sentimentos persistentes ou questões não resolvidas relacionadas a essa pessoa.

O fato de você sentir que esses sonhos estão impedindo que você siga sua vida sugere que essas experiências noturnas estão gerando um impacto significativo em seu bem-estar emocional. Isso pode ser um sinal de que é um bom momento para abordar esses sentimentos mais diretamente, seja através de reflexão pessoal, escrita (como manter um diário), ou discussão com um amigo de confiança ou um terapeuta.

A terapia pode ser particularmente útil para explorar esses sentimentos em um ambiente seguro e suportivo. Um psicólogo pode ajudá-lo a entender melhor os significados desses sonhos e trabalhar com você para resolver os sentimentos remanescentes, ajudando-a a se sentir mais livre para seguir em frente em sua vida.

Em última análise, o objetivo é encontrar paz com seu passado, permitindo que você se concentre mais plenamente no presente e no futuro. Lidar com esses sonhos e os sentimentos que eles evocam pode ser um passo importante nesse processo de cura e crescimento pessoal.