É normal sentir vontade de estar com mais de um ao mesmo tempo?

28 respostas
É normal sentir vontade de estar com mais de um ao mesmo tempo?
Boa noite
O desejo humano é uma construção e está além da necessidade, ou seja, é algo que precisamos, mas não é uma questão de vida e morte como o alimento e o ar que respiramos. Sendo construção, sua base depende da época e do local em que a pessoa vive (não, nosso desejo não é autônomo!). Se se vive num período e numa sociedade que diz que não se pode amar/estar com/ter relação sexual com duas pessoas ao mesmo tempo, há uma grande chance da pessoa que apresentar essa vontade, esse sentimento, sentir-se fora de lugar e mesmo culpada, o que pode levar a conflitos psíquicos e adoecimento mental. O que fazer? Falar a respeito, tentar entender de onde vem esse desejo e se ele realmente confronta a pessoa com a moral que lhe é pregada. Um analista/psicólogo com uma ótima escuta pode te auxiliar nesse percurso. Boa sorte. Abraços

Sim, é normal, nós desejamos muitas coisas mesmo que sejam imorais ou probidas, afinal, a porção mais antiga do inconsciente é amoral. Nós também não temos muito controle quanto ao surgimento desses desejos, tudo o que podemos fazer é decidirmos, depois que eles surgem em nós, o que faremos deles dentro das nossas capacidades individuais de lidar com o desejo.
Um grande abraço!
Tudo muito bem colocado pelos colegas. A sexualidade tem muitas facetas...o desejo nos leva a esses caminhos. Se vc se sente confortável com essa escolha, prossiga. É a SUA escolha. Se for uma questão lidar com essa escolha, lidar com a opinião dos Outros, faça uma análise, consulte um psicanalista para dar voz ao seu desejo. Um abraço!
Olá.
Aprendemos, ao longo do tempo, que a monogamia era o único caminho.
Atualmente, essa ideia está sendo posta a prova (até mesmo ultrapassada), porém, a cultura que foi aprendida (ao longo do tempo) "volta" pra dizer que é errado ter mais de um parceiro ou parceira.
Sua sexualidade é sua.
Sua sexualidade é um direito seu.
Apenas lembre-se de cuidados com a saúde.
Forte abraço.
Claro que é absolutamente normal. E se eu dissesse que não, estaria sendo moralista!
Nosso coração pode amar muitas pessoas simultaneamente tanto na ordem da ternura, quanto na ordem da paixão, quanto na ordem do desejo. A gente não manda no nosso coração. Contudo, é muito importante administrar bem esse desejo para não ferir ou magoar ninguém e nem a si mesmo.
Um abraço,
Lea
Boa tarde, a pregunta é muito ampla, “sentir vontade de estar com mais de um ao mesmo tempo”, na cama ao mesmo tempo? um de cada vez ? relacionamento platônico com um e sexual com o outro? Porque a depender da configuração da vontade estaremos falando de desejos e necessidades distintas. Desejar e fantasiar faz parte da condição humana. É o desejo que nos empurra à vida, porem muitas vezes somos obrigados a frear determinados desejos que podem nos promover sofrimento. Fazemos isso todo o tempo, optamos por essa ou aquela situação em detrimento dos nossos interesses e das consequências que elas podem trazer. A questão principal não é “se é ou não normal”, já que isso é muito pessoal, mas se é possível realizar sua vontade sem promover arrependimento, ônus e sofrimento. Também devemos levar em conta a idade que você tem, porque quando adolescente e jovem tendemos a ser curiosos e querer experimentar vários sabores, mas também aqui devemos levar em conta se estamos preparados para os bônus e prejuízos associados a escolhas que envolvam sentimentos e pessoas. De qualquer maneira sua pergunta envolve um conflito “posso ou não realizar minha vontade”, e a essa dúvida apenas uma boa terapia poderá te fornecer essa resposta. Um abraço.
Somos livres para amar , desejar e não temos total controle disso , embora culturalmente falando , espera -se que tenhamos . O importante é desenvolver a capacidade de tornar significativa essas relações . Avaliar e perceber se existe culpa , mal estar , e esses sentimentos sim , precisam ser trabalhados .Entender de fato , o que significa pra você , atuar nessas relações , ou se perpassa só na ordem da fantasia .
Somos seres desejantes e faltantes!
Ser normal ou não, estar certo ou errado, tudo que envolve o desejo esbarra em regras estabelecidas culturalmente pela sociedade e que absorvemos desde a infância. Entender seus desejos e o quanto impactam em si mesmo e nos outros é uma questão pessoal. Requer terapia!!! Pode estar em busca de alguém especial e ainda não encontrou? Pode ser importante se sentir livre e não querer se vincular a alguém agora? Pode fazer parte de um processo seu de não conseguir se apegar a ninguém, por algum motivo especial de sua história? São tantas as possibilidades, que somente você pode saber se essa realidade incomoda ou é algo natural e não atrapalha em nada seu bem estar e suas relações com outras pessoas.
A primeira recomendação é você entender o que é 'normal' para você, pois é perigoso apenas seguir respostas benevolentes. A prática sexual é conotativa mas sempre verá opiniões denotativas de sim ou não, talvez de pessoas que nem sequer optam por tais práticas. Lembre-se que além de viver o pensar, pensamos o que pretendemos viver, só que quem sugere ou lhe diz algo para somente apoiar pode não viver como pensa.
O sexo disponível na internet sem dúvida leva grande quantidade cogitar diversidades, porém... há uma tênue linha para a vivência.
Recomendo terapeuta sexual.
Olá ! O processo terapêutico irá te auxiliar para entender melhor o que você sente e deseja. Não se apague a rótulos do que é considerado normal, o mais importante é você compreender o que deseja , sua história de vida e assim conseguir elaborar o que sente e espera frente aos relacionamentos que possui.
Pode se dizer que sim. Mas sua preocupação indica que talvez não seja normal para você. Uma análise pode te ajudar a entender seu desejo e te dar ferramentas para escolher os caminhos que você quer seguir.
A sexualidade é singular a cada sujeito. Isso quer dizer que se há mais de 7 bilhões de seres humanos no planeta, há mais de 7 bilhões de sexualidades.
Não é incomum que venhamos sentir desejo por mais de uma pessoa. Para Espinosa, o desejo era a essência do ser humano.Somos afetados por muitos objetos que podem ser fixadores da energia libidinal que parte do aparelho psíquico em busca de satisfação. Porém, este processo é atravessado pela cultura. No século XVIII, o amor era uma passatempo; um jogo de sedução a envolver os falantes. No XIX, o amor romântico irrompeu como uma contraposição à supervalorização da razão pelos iluministas. No Oitocentos, tal amor - formatado pela vida conjugal - é visto como condição para felicidade. No mundo contemporâneo, os poliamoristas procuraram se libertar das amarras contruídas pelas formas de amar do século retrasado. Sua pergunta só pôde ser feita porque vivemos neste ambiente em que se luta contra as heranças patriarcais e heteronormativas. E nosso psiquismo é afetado por isso.
Muitas pessoas me perguntam isso. Mas o mais importante na pergunta é entendermos o que é o "normal".
Sobre o desejo, ele se manifesta de diferentes formas em cada pessoa. Como podemos definir o que está dentro da normalidade e o que não está?
Quando você diz querer ficar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, é preciso olhar para esse desejo seu, dar uma escuta a ele. Assim, você irá compreendê-lo.
Sim, é totalmente normal. Nossas vontades e desejos são como as emoções, surgem sem que possamos impedir. O que vai fazer a diferença será sempre o que vamos decidir fazer com esta vontade. O meu grande alerta aqui é para que você busque entender de onde vem essa vontade e se você sabe como conduzir essa vontade, pois nossas escolhas geram consequências e precisaremos lidar com elas.
Desta forma, é importante o cuidado para não nos machucarmos e tão pouco machucarmos o outro.
Só não alimente uma autocrítica que pode te adoecer! Busque agir apenas com auto responsabilidade!
Concordando com os demais colegas de profissão. a construção de desejo vem de cada um. Os nossos prazeres são individual e vem dos valores e graus de consciência e adaptação de cada um.
e ai por curiosidade bem pessoal, pois os níveis de estímulos que são estimulantes.
Sim é algo completamente normal.
Cada ser humano tem dentro de si seus desejos, fantasias e vontades, porém uns se permitem realizar seus desejos, enquanto outros deixam eles guardados dentro de si.
Se essa vontade é grande e você não consegue se permitir, é interessante falar sobre ela com um profissional da saúde mental, para que você consiga compreender mais a situação como um todo e se tornar mais flexível.
Olá! Obrigado por sua pergunta! É evidente que sim, pois os nossos sentidos quanto a personalidade são dinâmicos e podemos sentir desejos que estão além dos padrões expostos numa sociedade. Isso é, absolutamentem, normal, mas o é você estar apaixonado por alguém e não desejar outra pessoa. Vivemos em transformação, ok? Um abraço e se cuide!!
Porque se sente estranho por querer estar com duas pessoas?
Não existe padrão para afetos, porque afetos não podem ser moldados ou quantificados, afeto é dar (senti)do a toda experiência que se vive.
Olá, espero que esteja bem. O que é normal? [rs] Para o nosso desejo não há limites, o que nos limita são as crenças culturais. Sugiro que se conheça profundamente, um processo analítico certamente lhe será muito útil. Conheça também o livro Sexo na Vitrine da Psicanalista Regina Navarro Lins, e siga o perfil dela no Instagram. Abraços
É absolutamente normal ter uma variedade de desejos e fantasias sexuais ao longo da vida. A curiosidade sobre diferentes tipos de experiências é uma parte comum da sexualidade humana. Isso inclui a fantasia ou o desejo de estar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. É importante lembrar que a sexualidade e os relacionamentos são experiências pessoais e individuais. Não existe um "normal" universal, pois o que é considerado saudável e satisfatório varia de pessoa para pessoa. O que é mais relevante é a comunicação aberta, o consentimento e o respeito mútuo entre os parceiros em qualquer tipo de relação. As pessoas têm diferentes abordagens para seus relacionamentos. Alguns optam por relações monogâmicas, nas quais estão exclusivamente envolvidos com uma única pessoa, enquanto outros escolhem relações não monogâmicas, como o poliamor, onde estão abertos a envolver-se emocional ou fisicamente com mais de um parceiro ao mesmo tempo. Se você tem curiosidade ou deseja explorar diferentes configurações de relacionamento, é importante comunicar seus sentimentos e intenções com os parceiros envolvidos. A honestidade, o consentimento mútuo e o respeito pelas necessidades e limites de todos são princípios fundamentais em qualquer tipo de relacionamento. Além disso, se você tiver dúvidas ou preocupações específicas sobre seus desejos ou necessidades sexuais, um terapeuta sexual ou um psicólogo especializado em relacionamentos pode ser uma fonte valiosa de apoio e orientação. Eles podem ajudá-lo a explorar suas fantasias, compreender suas necessidades e orientá-lo na construção de relacionamentos saudáveis e satisfatórios. Lembre-se de que a sexualidade é uma parte natural e saudável da vida, e o mais importante é que você se sinta confortável e seguro em suas escolhas e decisões em relação aos relacionamentos. Você não está sozinho nessa jornada, e é importante buscar apoio e orientação sempre que necessário.
"Normal" para quem...? (acho que se fosse "normal" para você, você nem sequer estaria perguntando, não é...?)
Temos a liberdade de amar e desejar, mas o controle total sobre esses sentimentos muitas vezes nos escapa, mesmo que a cultura frequentemente sugira o contrário. O essencial é aprimorar a habilidade de conferir significado a essas relações. É importante avaliar e reconhecer a presença de sentimentos como culpa ou desconforto, pois são estes que necessitam atenção e trabalho. Compreender verdadeiramente o que essas relações representam para você, diferenciando o que é genuíno daquilo que é mera fantasia, é fundamental. Fico a disposição, posso lhe auxiliar dando suporte na compreensão dessas dinâmicas e ajudar a trabalhar quaisquer sentimentos negativos.
Boa noite! Espero que fora essa dúvida, esteja tudo bem.

Notei que escreveste "vontade" como dizia minha mãe: Vontade é coisa que dá e passa.... rsss

Agora em uma abordagem séria sobre o assunto, SIM, todos estamos suscetíveis a sentir vontades , sejam elas de diversas ordens e aspectos de nossas vidas.

O que põe limite a essas vontades, é nossa consciência, que vai muito além da moral ou cultura em que vivemos.

A pior traição que existe é quando traimos a nossa consciência, nossos valores, nossas crenças, pois tudo que fizermos contrário a ela, em algum momento causará dor, e uma perturbação, que muitos chamam de peso.

Portanto, nunca se traia, isto custa caro demais ...
A questão sobre sentir vontade de estar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo é complexa e pode ser interpretada de diversas maneiras, dependendo do contexto cultural, social e individual. Aqui estão algumas considerações sobre esse assunto:

Natureza Humana: Desde tempos antigos, a humanidade tem debatido sobre monogamia versus poligamia. A biologia humana sugere que, enquanto alguns seres humanos são naturalmente monogâmicos, outros podem ser inclinados à poligamia. Essas inclinações podem ser influenciadas por fatores biológicos, culturais e sociais.

Cultura e Contexto Social: Em muitas culturas ao redor do mundo, a monogamia é considerada a norma e valorizada como parte das estruturas sociais e familiares. No entanto, há culturas onde a poligamia é aceita ou até mesmo encorajada.

Relacionamentos e Expectativas: Dentro de um relacionamento, as expectativas em relação à exclusividade variam. Algumas pessoas optam por relacionamentos monogâmicos, enquanto outras podem preferir relações abertas, poliamorosas ou outras formas não convencionais de vínculos afetivos.

Comportamento e Ética: Sentir vontade de estar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo não é incomum, especialmente quando se trata de explorar diferentes conexões emocionais, físicas ou intelectuais. No entanto, é importante considerar a ética e a honestidade em relação aos envolvidos, seja através da comunicação aberta e transparente ou através de acordos prévios em relacionamentos não monogâmicos.

Autoconhecimento e Autenticidade: Cada indivíduo tem suas próprias necessidades, desejos e valores. É fundamental que cada pessoa se conheça bem e esteja alinhada com suas próprias escolhas e preferências em relação aos relacionamentos, sem se sentir pressionada pela sociedade ou por padrões convencionais.

Comunicação e Respeito: Independentemente do tipo de relacionamento que se deseja ou experimenta, a comunicação honesta e o respeito mútuo são fundamentais para construir conexões saudáveis e satisfatórias.

Em última análise, a experiência de sentir vontade de estar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo é pessoal e pode variar amplamente de uma pessoa para outra. O mais importante é explorar esses sentimentos com consciência, considerando o impacto sobre si mesmo e sobre os outros envolvidos, e agir de maneira ética e respeitosa.

Sentir atração ou desejo por mais de uma pessoa ao mesmo tempo é uma experiência comum e normal para muitas pessoas. Esses sentimentos podem surgir de uma variedade de razões, incluindo atração física, conexão emocional, compatibilidade de interesses e valores, entre outros fatores.É importante reconhecer que os relacionamentos e as preferências de relacionamento podem variar significativamente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem sentir-se confortáveis e satisfeitas em relacionamentos monogâmicos, enquanto outras podem preferir relacionamentos não monogâmicos, como relacionamentos abertos, poliamor ou outras formas de relacionamento consensualmente não exclusivo.
Se você está explorando seus desejos e preferências em relação a relacionamentos múltiplos, é importante refletir sobre suas próprias necessidades, limites e valores, e comunicá-los de forma clara e aberta com os envolvidos. Ter conversas honestas e transparentes pode ajudar a garantir que todos os envolvidos estejam alinhados e satisfeitos com o relacionamento.
Sim, é normal ter fantasias ou desejos de estar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. A sexualidade humana é complexa e varia muito de pessoa para pessoa. Esses sentimentos podem surgir por diversas razões, como curiosidade, desejo de experimentar novas sensações, ou mesmo necessidades emocionais e afetivas.

Considerações sobre esses desejos:

1. Fantasias Sexuais: É comum as pessoas terem fantasias sexuais diversas, e muitas vezes elas não refletem necessariamente um desejo de agir sobre elas na realidade.

2. Poliamor e Relações Não Monogâmicas: Algumas pessoas sentem-se mais realizadas em relações que envolvem mais de uma pessoa, como em relações poliamorosas ou consensualmente não monogâmicas. O importante é que todos os envolvidos estejam de acordo e confortáveis com os termos do relacionamento.

3. Exploração dos Desejos: A psicanálise pode ajudar a explorar esses desejos, compreendendo de onde eles vêm e o que eles significam para você. Entender as motivações e os sentimentos subjacentes pode ser útil para tomar decisões sobre como agir em relação a esses desejos.

4. Comunicação e Consentimento: Se você está em um relacionamento, é fundamental comunicar esses sentimentos ao seu parceiro ou parceiros de maneira aberta e honesta. A base de qualquer relação saudável, seja monogâmica ou não, é a comunicação clara e o consentimento de todas as partes envolvidas.

Reflexão e Autoconhecimento

Trabalhar com um terapeuta ou psicanalista pode ser uma boa forma de entender melhor esses sentimentos e como eles se encaixam na sua vida e nos seus valores. Um terapeuta pode oferecer um espaço seguro para discutir essas questões sem julgamento, ajudando você a navegar suas emoções e desejos de maneira saudável.

Lembre-se de que ter esses sentimentos não é incomum, e explorar e entender sua própria sexualidade é uma parte importante do desenvolvimento pessoal.
Objetivamente, sim. O desejo humano é biologicamente construído para a busca pelo prazer. Subjetivamente, a complexidade aumenta. O desejo passa a ser socialmente construído e algumas formas de gozo passam a ser mais favorecidas do que outras. Uma sociedade monogâmica fará pensar que o desejo por mais de uma pessoa é errado, o que leva ao sentimento de culpa do desejante. Esse mal estar pode ser tratado pela psicanálise. Agende uma consulta.