É normal sentir uma forte empolgação (por exemplo: ao marcar compromissos de sair com os amigos, com

17 respostas
É normal sentir uma forte empolgação (por exemplo: ao marcar compromissos de sair com os amigos, começar um novo trabalho), aceitando as coisas por impulso e depois de pouco tempo (no mesmo dia) sentir forte apatia, culpa, desânimo, ansiedade por ter assumido tal responsabilidade?
Tudo é "normal" e saudável se esse comportamento não lhe traz sofrimento significativo e disfunção em sua vida , mas quando se torna persistente e interfere nas atividades diárias , trazendo prejuízos em suas relações exige atenção e busca de ajuda

Olá. Se te traz incômodo é porque para você esses eventos não estão normais, diante disso, considero importante que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, o entendimento de alguns pontos, como por exemplo: o que te gera empolgação na hora em que marca esses compromissos? O que te faz desanimar? Como é seu relacionamento com essas pessoas? Como você se vê nessas relações? Como está sua rotina? Essas são algumas das questões que precisam de investigação para que desse modo possa se perceber e consequentemente construir elaborações para essas situações. Estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá! Você já parece estar consciente que estas com conflitos e contradições. Isso esta ligado a baixo auto conhecimento, auto estima, insegurança e vai trazer consequências de decisões não assertivas. Sugiro fazer uma psicoterapia para seu autoconhecimento, assertividade, inteligência emocional e ter os benefícios desse desenvolvimento psicológico, entendendo a fundo seus sentimentos e decisões.
Olá! A oscilação de motivação, interesses pode ser "normal" desde que saiba como quer as coisas, o que deseja, quais são os seus interesses. A partir do momento que este comportamento começa a interferir na sua rotina, buscas é importante procurar ajuda psicoterapêutica que consiste em um trabalho de autoconhecimento e auxiliará na assertividade das suas escolhas. Cuide-se!
Oi!! Entendo suas preocupações e é importante reconhecer que muitas pessoas passam por variações emocionais como essas. Sentir uma forte empolgação seguida por uma sensação de apatia, culpa e ansiedade pode ser uma experiência desafiadora e confusa. Essas oscilações podem ser resultado de uma combinação de fatores, como expectativas elevadas, autocobrança, preocupações sobre o futuro e até mesmo uma possível sobrecarga emocional. É importante lembrar que é humano experimentar uma gama de emoções e que nem sempre estamos no controle completo de nossas reações emocionais. É válido explorar esses padrões emocionais com mais profundidade. Um profissional de saúde mental pode te ajudar a entender melhor as origens dessas flutuações emocionais e desenvolver estratégias para lidar com elas de forma saudável. A terapia pode ser um espaço seguro para explorar seus sentimentos, identificar padrões de pensamento que podem contribuir para essas oscilações emocionais e aprender habilidades de enfrentamento para lidar com elas de maneira mais eficaz.
Eu diria que você tem transitado por estados muito opostos e que você se beneficiaria muito de aprender a estar em um estado de mais equilíbrio. Entendendo que talvez exista uma parte sua que se empolga e coloca muitas expectativas em algo e uma outra que se frustra com facilidade e tem dificuldades em lidar com essa frustração. a terapia pode lhe ajudar muito.
Olá, não há exatamente um certo ou errado no que você "deve"sentir em determinada situação. Mas se se sentir assim te gera algum tipo de preocupação ou desconforto, seria ideal você realizar uma psicoterapia para buscar a origem dessas sensações e sentimentos. Estou à disposição para uma primeira consulta ou entrevista inicial.
Olá,
Tudo bem com você? Bom, sobre sua pergunta, eu voltaria a pergunta para você, o que te faz se questionar sobre esses sentimentos? Bom, quando essas sensações não te trazem estranhamento ou sofrimento, significa que estão sendo funcional para você. Porém se elas estão te deixando confuso, trazendo sensações e sentimento que estão de incomodando, significa que algo está disfuncional. Seria interessante, investigar melhor esse quadro, e quem sabe não seria até indicado uma avaliação psicológica, para você começar a entender como você funciona? Fico a disposição.
Não seria uma questão de normalidade ou não, mas de entender o porquê deste seu comportamento e porque ele está lhe causando desconforto. Assim será importante conhecer seus pensamentos e refletir sobre eles, suas crenças, etc. Para então compreender suas emoções e consequentemente seu comportamento. Tudo tem uma razão e ser. E se este comportamento não lhe deixa confortável, se faz necessário refletir sobre ele e como você se sentiria melhor.
Olá, é essencial avaliar se esse comportamento está causando sofrimento. Se os sintomas estão causando sofrimento a você ou a outras pessoas, pode ser um sinal de condições psicológicas como transtorno bipolar, borderline ou ansiedade. Recomendo que você busque ajuda de um profissional de saúde mental para avaliar esses sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Normalizar algo, comportamento, sentimento é diminuir para um estado uniforme de referência. Pode ser comum ou não, afinal, somos completamente diferentes um dos outros (subjetivo). Acredito que você esteja com dificuldade de compreender o investimento que você tem nessa energia para alguns estímulos externos, causando em você tempos depois um certo tipo de exaustão, acarretando os sentimentos que trouxera em sua pergunta. Sugiro procurar um profissional da psicologia da sua confiança para juntos trilharem um caminho de descobertas e tratamentos.

não é normal, mas pode ser muitas coisas, entre elas um quadro de depressão ou ansiedade. Seria importante buscar um acompanhamento. Fico à disposição!
Olá
É necessário observar alguns fatores dentre eles: a intensidade das variações de humor, a frequência com que ocorre essas variações e o impacto delas em sua vida cotidiana. Se está disfuncional, ou seja, se atrapalha te impede de ter uma vida profissional, pessoal e relacionamentos saudáveis então pode ser sim indicativo de algum transtorno de humor, transtorno ansioso ou de personalidade. É necessário fazer uma avaliação psicológica com profissional qualificado para investigar.

Estou a disposição para atendê-la, presencial ou online.
De certa forma é normal aceitarmos ou combinarmos algo por impulso e depois nos arrependermos. No entanto, é essencial analisar a frequência com que tal comportamento ocorre e a intensidade dos sentimentos que emergem após a aceitação. Você costuma aceitar compromissos ou buscar desculpas para não comparecer a eles? Recomendo que busque auxílio profissional para uma melhor compreensão de seus sintomas. Estou disponível para oferecer meu apoio, caso decida buscar ajuda. Desejo-lhe uma excelente noite.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Sentir uma forte empolgação ao assumir compromissos e, em seguida, experimentar apatia, culpa e desânimo é comum. Isso ocorre porque nossas expectativas iniciais nem sempre correspondem à realidade. Se pergunte: você tem andado com pessoas que tem os mesmos valores que você? O que pode ter motivado a aceitar no momento e após pensar melhor não combina tanto com sua noção de lazer? Pode haver uma tentativa de se encaixar em algum grupo no qual na verdade nao exista um interesse genuíno. Espero ter ajudado!
Esses sentimentos podem ser compreendidos através de alguns princípios da TCC (terapia cognitivo-comportamental):

1. **Avaliação de Pensamentos Automáticos:** É comum que pessoas sintam uma forte empolgação ao planejar atividades sociais ou iniciar novos projetos. Essa empolgação pode estar associada a pensamentos automáticos positivos, como antecipar diversão ou sucesso. No entanto, esses pensamentos podem não considerar totalmente as exigências e consequências envolvidas.

2. **Reconhecimento de Padrões Cognitivos:** O ciclo de empolgação seguido por sentimentos de apatia, culpa, desânimo e ansiedade sugere a presença de padrões cognitivos específicos. Por exemplo, pode haver um padrão de sobrecarga ao assumir muitas responsabilidades de uma só vez, seguido por uma sensação de incapacidade de cumprir essas expectativas.

3. **Exploração de Crenças Subjacentes:** É importante explorar crenças subjacentes sobre autoestima, autoeficácia e expectativas dos outros. Por exemplo, algumas pessoas podem ter uma tendência a se sobrecarregar para evitar decepcionar os outros ou para validar sua própria autoimagem.

4. **Estratégias de Manejo:** Como terapeuta, trabalharíamos juntos para desenvolver estratégias para gerenciar esses ciclos emocionais. Isso pode envolver técnicas como:
- **Identificação e modificação de pensamentos distorcidos:** Ajudar a identificar pensamentos automáticos negativos (como "não vou conseguir" ou "todos vão ficar chateados comigo") e substituí-los por pensamentos mais realistas e equilibrados.
- **Planejamento de atividades:** Aprender a avaliar adequadamente a carga de responsabilidades antes de assumi-las, reservando tempo suficiente para o autocuidado e a recuperação emocional.
- **Prática de habilidades de enfrentamento:** Desenvolver habilidades para lidar com a ansiedade e a culpa, como técnicas de relaxamento, habilidades de resolução de problemas e técnicas de auto-compaixão.

5. **Promoção de Mudanças Comportamentais:** Trabalhar na construção de hábitos saudáveis de autocontrole e na habilidade de dizer não quando necessário, ajudando a estabelecer limites claros e realistas para evitar sobrecarga emocional.

Se você está enfrentando esses sentimentos com frequência, considerar uma consulta com um terapeuta cognitivo-comportamental pode ajudar a explorar essas questões mais profundamente e desenvolver estratégias específicas para lidar com esses padrões emocionais e comportamentais.
Sim, é perfeitamente normal experimentar essa montanha-russa de emoções. Essa flutuação entre empolgação e apatia pode ser atribuída a diversos fatores:

Expectativas vs. Realidade: A empolgação inicial muitas vezes surge de expectativas idealizadas sobre um evento ou situação. Quando a realidade não corresponde a essas expectativas, a decepção pode levar à apatia e ao desânimo.
Ansiedade e Medo: Aceitar compromissos, especialmente aqueles que nos tiram da zona de conforto, pode desencadear ansiedade e medo do desconhecido. Essa ansiedade pode se manifestar como apatia e culpa após a empolgação inicial passar.
Exaustão Emocional: A montanha-russa de emoções pode ser emocionalmente desgastante. Após a empolgação inicial, é natural sentir-se exausto e desanimado.
Transtornos de Humor: Em alguns casos, essa flutuação emocional pode ser um sintoma de transtornos de humor, como o transtorno bipolar ou o transtorno ciclotímico.
O que fazer?

Autoconhecimento: Reconheça seus padrões emocionais e tente identificar os gatilhos que levam à apatia e à culpa.
Gerenciamento de Expectativas: Mantenha expectativas realistas sobre eventos e situações.
Autocuidado: Pratique atividades que promovam o bem-estar físico e mental, como exercícios, meditação e sono adequado.
Comunicação: Converse com amigos, familiares ou um profissional de saúde mental sobre seus sentimentos.
Ajuda Profissional: Se a flutuação emocional estiver interferindo significativamente em sua vida, procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.
Lembre-se, você não está sozinho. Muitas pessoas experimentam essa montanha-russa de emoções. Com autoconhecimento, gerenciamento de expectativas e apoio adequado, é possível lidar com esses altos e baixos emocionais de forma saudável. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!